Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Carros Turbinados - Fique Dentro da Lei

A paixão por carros é uma atividade comum em todos os lugares do mundo. Aqui no Brasil isso não é diferente. Muitos condutores ficam entusiasmados com a possibilidade de conduzir um carro turbinado. Dessa maneira, é importante que se respeite, acima de tudo, as leis de trânsito e transite com esses veículos dentro da legalidade. Vamos entender como funcionam os carros turbinados neste artigo, acompanhe até o final para entender!

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Gosta de carros turbinados e gostaria de ter o seu? Pois saiba que esse é o desejo de muitos motoristas.

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Afinal, carros rebaixados e turbinados são uma verdadeira febre no Brasil e no mundo.

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Ter um veículo cheio de estilo e de potência é algo que mexe com a cabeça de muita gente.

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Porém, é necessário prestar muita atenção ao transformar o seu veículo em um carro turbo, visto que é preciso considerar o que a legislação estabelece sobre o assunto, além  de priorizar sempre a sua segurança.

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Se você cumprir bem essa etapa, evitará problemas e poderá curtir a satisfação de turbinar carros antigos, ou adquirir um carro turbinado de fábrica.

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Neste artigo, você vai entender melhor o que são carros turbinados, e também como esses automóveis funcionam.

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Além disso, você vai conhecer carros que já saem turbinados de fábrica, e descobrirá quanto eles custam.

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É fã de carros antigos? Você vai poder ler, também, sobre carros antigos turbinados.

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E, claro, vou comentar sobre o que a lei determina sobre modificar veículos, para que você não deixe de cumprir as normas.

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Ficou interessado? Então,confira este guia completo sobre veículos turbo.

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Boa leitura!

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Carros Turbinados: O Que São

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Carros turbinados são modelos que priorizam o ganho de potência, sem que seja necessário aumentar o tamanho do motor para isso.

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Tal condição depende de um melhor rendimento volumétrico, o qual, por sua vez, tem origem na maior quantidade de ar colocada para dentro dos cilindros do motor.

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Nos carros turbinados, o turbo está localizado no escapamento do automóvel e ajuda na expulsão dos gases do motor.

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A consequência é que o motor trabalha de forma mais leve e, por isso, economiza gasolina.

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Sim, é isso mesmo!

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Ao contrário do que pode parecer, os carros turbinados são mais econômicos.

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E sabemos que poupar gasolina é sempre um interesse dos motoristas brasileiros, não é mesmo?

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Os motores turbinados surgiram na Fórmula 1, em 1977, e depois migraram para os carros de passeio.

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Nos carros de Fórmula 1, o turbo aumentava de tal forma a potência que acidentes se tornaram comuns.

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Era difícil para os pilotos controlarem um carro tão potente. Por causa disso, em 1988, o motor turbo foi proibido nas corridas da categoria.

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Atualmente, essa configuração está mais presente principalmente em carros de luxo, mas, em breve, deve se tornar mais popular.

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Conforme reportagem da revista Quatro Rodas, cerca de 20% dos automóveis vendidos no mundo são carros turbinados atualmente.

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A publicação destaca que esse percentual deve chegar a 30% nos próximos anos.

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Veja que cresce a chance de você ter – se já não possui – um carro com motor turbo daqui alguns anos.

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A engenharia automobilística e o mercado consumidor se mostram cada vez mais interessados em aumentar a potência dos carros. Assim, cada vez mais, o motor aspirado cede espaço ao turbo.

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O motor aspirado é aquele que não utiliza compressores mecânicos ou turbinas para alimentar o veículo.

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Em outras palavras, é o motor que “puxa” a mistura da gasolina com o ar para os cilindros.

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A maior parte dos carros que trafegam no Brasil tem motor aspirado, mas há quem o considere ultrapassado em comparação à potência que possui o motor turbo.

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Do ponto de vista econômico, o motor aspirado é mais barato para ser fabricado e, para o proprietário do veículo, a manutenção é mais simples e barata.

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A Origem dos motores turbinados

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Os motores turbinados surgiram na Fórmula, em 1977, e depois migraram para os carros de passeio.

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Nos carros de Fórmula 1, o turbo aumentava de tal forma a potência que acidentes se tornaram comuns.

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Era difícil para os pilotos controlarem um carro tão potente.

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Por causa disso, em 1988, o motor turbo foi proibido nas corridas da categoria.

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Atualmente, essa configuração está mais presente principalmente em carros de luxo.

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Mas, em breve, deve se tornar mais popular.

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Conforme esta reportagem da revista Quatro Rodas, hoje, cerca de 20% dos automóveis vendidos no mundo são carros turbinados.

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A publicação destaca que esse percentual deve chegar a 30% nos próximos cinco anos.

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Veja que cresce a chance de você ter - se já não possui - um carro com motor turbo nos próximos anos.

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A engenharia automobilística e o mercado consumidor se mostram cada vez mais interessados em aumentar a potência dos carros.

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Assim, cada vez mais, o motor aspirado cede espaço ao turbo.

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Turbinados ou aspirados?

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O motor aspirado é aquele que não utiliza compressores mecânicos ou turbinas para alimentar o veículo.

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Em outras palavras, é o motor que “puxa” para os cilindros para a mistura da gasolina com o ar.

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A maior parte dos carros que trafegam no Brasil tem motor aspirado.

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Ma há quem o considere ultrapassado em comparação à potência que possui o motor turbo.

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Do ponto de vista econômico, o motor aspirado é mais barato para ser fabricado.

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E para o proprietário do veículo, a manutenção é mais simples e barata.

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Como Funcionam os Carros Turbinados

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Você já ouviu a expressão “carro tunado” ou sabe o que significa?

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A expressão remete ao inglês tuning, que significa “sintonizar”, “afinar”. Transportada para o meio automobilístico, ela indica tirar do veículo o seu melhor.

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Se um turbocompressor for instalado corretamente, a potência pode ser aumentada em até 50%. Mas, como isso funciona na prática?

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O que acontece é que a energia produzida pelos gases que saem pelo escapamento do carro é reaproveitada. É ela que faz o compressor do turbo se movimentar.

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Como consequência, ele joga mais ar comprimido para o motor e, justamente em razão da entrada de um ar mais denso, a potência se eleva.

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É claro que, para que tudo funcione de forma adequada, há diversos detalhes que só os profissionais que trabalham com carros turbinados conhecem.

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Por exemplo, se o turbo for instalado, é preciso recalibrar a injeção eletrônica.

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Vale também citar o que o engenheiro mecânico Denis Marum ensina, em seu artigo, publicado no G1.

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Ele explica que o ar pode ser colocado nos cilindros através de duas formas de sobrealimentação: a compressão mecânica e o Turbo Charger.

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No caso da compreensão mecânica, há um pequeno compressor que controla a pressão de entrada do ar na câmara de combustão.

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Já o Turbo Charger possui duas pequenas turbinas que funcionam como hélices, girando de forma simultânea.

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Marum explica que a hélice é colocada no coletor de escape, o qual gira pela passagem dos gases enviados para o escapamento.

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Como você pode perceber, os carros turbinados são mais potentes e funcionam com uma tecnologia mais avançada do que os motores aspirados.

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E, você sabia que pode comprar um modelo que já venha com o motor turbo de fábrica? Veja mais sobre isso no próximo tópico.

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Carros Turbinados de Fábrica

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Antes de falar dos carros do presente, acho interessante voltar um pouquinho no tempo.

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Apesar de automóveis com motor turbo já serem fabricados há décadas no exterior, o primeiro carro de fábrica nacional foi produzido somente em 1994.

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O Fiat Uno turbo foi o primeiro modelo com motor turbo produzido no Brasil.

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Por causa do motor turbo, o lançamento do carro da Fiat conseguiu se destacar em relação à concorrência da época (Ford Escort XR3, por exemplo) e foi um grande sucesso de vendas.

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Em reportagem, a Quatro Rodas destaca o quanto o carro era avançado para a sua época.

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Dentre as características do veículo, marcantes para a época, a reportagem dá ênfase ao painel, cujo velocímetro com escala era capaz de marcar até 240 km/h.

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O êxito do primeiro lançamento com motor turbo sinalizou para a indústria automobilística nacional que as pessoas estavam à procura de veículos com maior potência.

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Como consequência disso, foram fabricados inúmeros modelos de carros turbinados com motor turbo.

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Abaixo, apresento uma lista de outros carros com motor turbo que passaram a ser produzidos no Brasil:

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  • Fiat Tempra Turbo (1994);
  • Fiat Marea Turbo (1998);
  • AUDI A3 (1999);
  • Volkswagem Golf GTI (2000);
  • Volkswagem Gol e Parati Turbo (2001);
  • Fiat Linea T-JET (2008);
  • Fiat Punto T-JET (2009);
  • Fiat Bravo T-JET (2009);
  • Volkswagem UP TSI (2011).
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Atualmente, há várias opções de carros turbo sendo vendidos no Brasil, o que significa que, apesar de alguns terem preços um pouco mais elevados, opções não faltam.

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Falando em preços, que tal conferir quanto custam alguns dos veículos com o motor turbo vendidos no País?

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Se você ficou interessado em descobrir, leia o próximo tópico deste artigo.

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Preços dos carros turbinados

Quando se fala de motor turbo, também é preciso mencionar a média de preços no mercado nacional de veículos.

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Por exemplo, é possível comprar o Volkswagen Up! TSI a partir de R$ 56.850. É o carro com motor turbo com um dos preços mais baixos.

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Ele foi avaliado pelo site da revista Auto Esporte como sendo um veículo de bom preço, sendo capaz de apresentar desempenho de um automóvel 1.6, mesmo sendo 1.0.

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É claro que existem outros carros com motor turbo e valor bem mais elevado.

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Por exemplo, o site   aponta que o Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo tem o preço médio de R$ 93.764 no Brasil. Contudo, ele pode atingir o valor máximo de R$ 99.990 no País.

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Se você deseja um veículo potente, invista seu dinheiro em um carro equipado com motor turbo.

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No entanto, pesquise os preços com atenção, pois carros turbinados custam mais caro do que os modelos populares.

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Agora que você viu o preço de alguns carros turbinados disponíveis atualmente no mercado, o que acha de conhecer um pouco sobre carros antigos turbinados?

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Gostou da ideia? Então, leia a próxima seção deste artigo.

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Carros Turbinados Antigos

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Quando se fala em carros turbinados antigos, é preciso olhar os dois lados da moeda.

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Se você quer modificar o seu modelo usado, saiba que o processo pode custar muito dinheiro.

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Por outro lado, um carro turbinado também pode receber um preço alto na revenda. Assim, turbinar carros antigos pode ser, além de um hobby, um negócio lucrativo.

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A principal dica é sempre buscar especialistas para realizar o serviço, já que o procedimento exige atenção a alguns detalhes delicados.

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Mas, quem pensa que carros turbo são novidade está muito enganado.

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Veículos com motor turbo existem desde a década de 60, e há quem seja apaixonado por esses carros até hoje.

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O precursor dos carros com motor turbo é o Chevrolet Corvair Monza, lançado em 1965.

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Seu motor tinha potência de 150 cv e, em sua segunda geração, passou a ter 180 cv, o que representou um verdadeiro avanço, dando início à era dos motores turbo clássicos.

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Outro carro turbinado clássico que merece ser lembrado aqui é o BMW 2002 Turbo.

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Ele foi lançado no ano de 1973, com um motor de dois litros que o permitia alcançar a potência de 170 cv.

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Durou pouco tempo, mas conquistou o coração de quem teve a oportunidade de comprá-lo.

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Por fim, quero lembrar do Lotus Esprit Turbo, lançado em 1980. Inicialmente, seu motor de 210 cv permitia que o carro atingisse até 100 km/h.

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Com o passar do tempo, o modelo foi evoluindo, até que, na década de 90, seu motor passou a ser de 300 cv, o que possibilitava um alcance de até 280 km/h.

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Como você pode perceber, os carros turbinados são amados há muito tempo, principalmente por fornecerem, aos condutores, experiências diferentes dos outros automóveis.

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Porém, não se pode esquecer de que a lei de trânsito brasileira faz algumas determinações referentes a isso.

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Quer saber como turbinar seu veículo sem desrespeitar a legislação? Então, leia a seção a seguir.

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O Que a Lei Diz Sobre Turbinar Carro

A lei não proíbe que os proprietários turbinem seus carros, mas nem tudo é liberado.

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O segredo é conhecer o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) a respeito do que pode ou não ser modificado.

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Por exemplo, o CONTRAN proíbe que o chassi seja substituído e que seja alterado o sistema de freios.

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Por outro lado, permite a troca do sistema de combustível e a cor do veículo.

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Mas, como turbinar o carro e manter-se dentro da lei?

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Veja os cinco passos que resumem o processo:

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  1. Compareça a uma unidade do DETRAN e peça autorização para realizar as modificações que deseja.
  2. Assim que autorizado, você pode dar seguimento às modificações.
  3. Depois de concluídas as modificações, leve o carro para uma vistoria de segurança em oficina credenciada pelo DETRAN.
  4. Se o carro passar na vistoria, encaminhe o laudo para aprovação e conclusão do processo.
  5. Depois de tudo pronto, com os documentos do carro atualizados, você pode dirigir sem medo de ser multado.
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Seguindo os passos listados acima, você não terá problemas com a lei por ter turbinado ou rebaixado seu veículo, por exemplo.

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Porém, não fazer as modificações de acordo com a lei pode gerar penalidades, e é sobre isso que você lerá no tópico abaixo.

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Carros turbinados e rebaixados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Uma das formas de personalizar seu veículo é rebaixar a suspensão.

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É muito comum vermos carros rebaixados pelas ruas das cidades. Muitas pessoas acham extremamente estiloso. Também, a modificação destaca o veículo dos demais.

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Carros rebaixados não são produzidos assim, ou seja, são adaptados por terceiros. Em outras palavras, rebaixar o carro significa alterar as características de fábrica.

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É preciso ter muito cuidado ao fazer mudanças no automóvel, pois isso ameaça a segurança de seus ocupantes e de outros usuários das vias.

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De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marum, já citado neste artigo, a função do sistema de suspensão é absorver as irregularidades do solo. Assim, ela oferece a estabilidade para o melhor controle do carro ao dirigir.

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Ao ser rebaixado, o carro se torna mais esportivo e transfere melhor as irregularidades do chão para os ocupantes. Em outras palavras, o automóvel se torna mais duro.

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Marum alerta, no entanto, que é maior a exigência de manutenção preventiva para evitar problemas.

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A revisão periódica é ainda mais importante nos casos de carros rebaixados, porque o projeto original de fábrica foi alterado.

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Agora, falando um pouco sobre a legislação, surge a dúvida: a pessoa que rebaixa o carro ou instala um motor turbo pode ter problemas com o Código de Trânsito Brasileiro?

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Para encontrar a resposta, é importante conhecer o art. 230 do CTB.

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De acordo com o artigo citado, o motorista pode receber uma multa por alterar características do carro sem que isso seja feito legalmente.

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Ou seja, se não cumprir com o processo legal previsto, passando pela vistoria e autorização do DETRAN, a multa é uma consequência provável.

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Como é uma infração de natureza grave, a multa é de R$ 195,23.

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Além dela, são adicionados cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o veículo pode ser retido para regularização.

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Porém, se o carro apresentar condições de segurança para trafegar, o agente de trânsito não poderá guinchá-lo.

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O motorista deverá entregar o certificado de licenciamento anual e ter o recibo, no qual deverá constar a data limite para que o carro seja regularizado.

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É responsabilidade do DETRAN de cada estado verificar se os carros que sofreram alterações em seus projetos de fábrica se enquadram nas normas especificadas pela lei.

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Quem define as normas sobre as mudanças feitas nos carros é o CONTRAN.

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O Conselho permite que carros possuam a suspensão rebaixada. No entanto, existem especificações que os donos dos veículos devem seguir para não serem multados e não receberem pontos na CNH.

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Essas especificações constam no art. 6º da Resolução 292/2008, segundo a nova redação dada pela Resolução 479/2014.

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De acordo com a resolução, os veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg podem ter suspensão fixa ou regulável. A altura mínima para circulação deverá ser maior ou igual a 100 mm do solo, e o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar no veículo.

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Já a respeito dos veículos com mais de 3.500 kg de PBT, quero destacar que não podem ultrapassar o limite de dois graus no nivelamento da longarina, e a suspensão dianteira não pode ser alterada, a não ser para instalar sistema de tração, ou adicionar ou remover eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.

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Por fim, o § 3º do art. 6º afirma que veículos cujas suspensões forem alteradas deverão ter a altura livre do solo registradas no CRV e no CRLV.

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Ou seja, fique de olho nas leis para não receber multa.

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Além disso, licencie suas mudanças para que seu carro rebaixado ou tunado seja legalizado e você possa dirigi-lo sem preocupações.

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Para fechar este artigo, gostaria de deixar algumas dicas para que você turbine seu carro sem problemas.

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Sobre os cuidados necessários para turbinar carros, você lê a seguir.

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Cuidados Antes de Turbinar um Carro

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Quando o assunto são carros turbinados usados, a recomendação principal é observar os pontos de atenção antes de qualquer modificação.

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Afinal, ao falar de alterações em seu automóvel, é preciso garantir que os impactos não afetem seu desempenho ou a própria segurança.

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Em reportagem do site R7, os mecânicos da SPA Turbos e da ITurbo, lsrael e Wladimir, alertam que algumas peças sofrem mais com a mudança.

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Eles recomendam atenção especial aos freios, pistões, bielas, homocinética, embreagem e junta de cabeçote.

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Os especialistas também apontam que cada peça deve ser verificada antes de turbinar o carro.

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Além disso, indicam uma relação de itens que o profissional responsável pela modificação deve verificar antes de iniciar o processo.

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Ou seja, a responsabilidade não é só sua.

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A medida busca garantir que os componentes estejam em condições de receber a sobrealimentação.

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São eles:

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  • pistões;
  • bielas;
  • juntas de cabeçote;
  • correia-dentada;
  • velas e cabos de velas;
  • bobinas;
  • anéis de compressão do motor;
  • câmbio.
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Procure sempre um mecânico especializado e não aquele que cobra o menor preço.

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Antes de turbinar o carro, tenha em mãos o manual do proprietário. Ele é muito importante pois fornece informações específicas sobre o seu modelo de carro.

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Se as alterações forem mal feitas, os danos podem ser irreversíveis.

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Conclusão

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Agora, você conhece um pouco mais sobre carros turbinados, seu funcionamento e a legislação que trata das modificações de veículos.

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Neste artigo, você viu que o CTB não proíbe a modificação de carros, mas estipula regras para assegurar a segurança de todos.

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Mostrei alguns exemplos de carros turbinados de fábrica e alertei quanto aos pontos de atenção necessários para turbinar o seu carro.

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Antes de fazer alguma modificação no veículo, tome o máximo de cuidado para não colocar em risco a sua segurança.

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Ficou com alguma dúvida sobre carros turbinados?

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Se você sofrer alguma penalidade injusta, não deixe de contar com o auxílio do time de especialistas do Doutor Multas.

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O recurso de multa é um direito seu!

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Referências:

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htmhttps://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao4792014.pdf

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