Carros importados: não terão mais limitações e taxas extras

Você já deve ter ouvido que comprar carros importados é muito caro, certo?

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Então, na hora de trocar de automóvel, você olha para os veículos importados, deseja algum modelo, mas fica com o nacional mesmo, que é mais barato.

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O que há de mito e o que há de verdade nisso?

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Um pouco dos dois.

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Mas o mais importante a saber é que, em breve, as vendas de carros importados no Brasil devem crescer bastante.

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E você sabe o motivo? Neste artigo, vamos explicar tudo em detalhes.

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Se você chutou que os preços de carros importados deverão cair, não está errado, mas isso explica apenas parte de um movimento que deve mudar o mercado como você conhece.

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O país está voltando a abrir as portas para montadoras instaladas no exterior.

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Com uma menor carga tributária, as expectativas são altas.

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Elas atingem tanto uma ideia de aumento nas marcas de carros importados vendidos no Brasil, quanto também um maior número de lojas de carros importados no Brasil.

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E o que lhe parece a ideia?

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Tem curiosidade de experimentar um automóvel fabricado fora do país?

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Gostaria de conhecer quais são os melhores carros importados que devem estar disponíveis ao consumidor brasileiro em 2018?

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Então, este artigo é para você.

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Preparamos um guia completo para explicar sobre as mudanças na legislação automotiva brasileira.

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De quebra, vamos trazer todas as dicas para compra de carros importados sem se arrepender.

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Você quer fazer um bom negócio, não é?

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Siga a leitura, conheça modelos de carros importados e faça a sua escolha.

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Carros Importados Não Terão Mais Limitações e Taxas Extras

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O assunto carros importados sempre teve as suas polêmicas.

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De um lado, quem era contra alegava que faltavam peças no país para possíveis reparos e que o custo era mais alto para comprar e manter.

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De outro, quem era a favor argumentava que alguns modelos ofereciam recursos além daqueles encontrados nos carros nacionais.

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E nesse empurra-empurra, um ano marcante foi 2011.

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Foi o auge dos carros importados no Brasil.

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Naquele ano, os importados, mesmo com a mínima participação que tinham sobre o mercado automobilístico, incomodaram as montadoras nacionais com suas 199 mil vendas.

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Seria uma ameaça às empresas brasileiras que estava iniciando?

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O governo federal decidiu estabelecer uma maior taxação sobre os veículos importados, que entrou em vigor em 2012.

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Era uma forma de proteger quem gerava empregos e pagava impostos por aqui. Ou seja, garantindo também a arrecadação para os cofres públicos.

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E logo o consumidor percebeu que as vantagens de carros importados eram menos atrativas do que antes.

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O mercado sentiu o golpe.

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Como consequência, a medida reduziu drasticamente a venda de carros importados no território nacional.

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O efeito foi tanto que algumas marcas deixaram de vender seus veículos no Brasil, por ser considerado um mercado “hostil”.

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Agora, seis anos depois, o assunto carros importados volta com mais força ao noticiário.

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E pela razão oposta: fim das sobretaxas aos modelos que vêm de fora do país.

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Em 31 de agosto de 2017, a Organização Mundial do Comércio (OMC) deu 90 dias para que o governo federal suspenda o Inovar-Auto.

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Esse é um programa de incentivo às montadoras nacionais, sobre o qual falaremos em seguida.

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A OMC considerou o Inovar-Auto como ilegal para a livre concorrência, já que tornava os carros importados muito mais caros do que o seu real valor de mercado.

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O que de verdade acontecia, e vai continuar a acontecer até o fim desses 90 dias, é que um veículo que vem do exterior tem 30% de valor acrescido.

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Não por acaso, acaba se tornando muito mais “salgado” para o bolso do consumidor.

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Vale ressaltar que isso afetava de forma extrema as montadoras estrangeiras.

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Agora, quem deve sentir o impacto são as montadoras nacionais, que já reclamam da crise e do mercado pouco aquecido.

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Em entrevista ao portal da Revista Exame, José Luiz Gandini, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), declarou que a expectativa é de que a decisão da OMC eleve a venda de importados no país.

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“O mercado de carros importados nunca passou dos 5,7% em participação no mercado brasileiro e hoje representa algo em torno de 1,3%. Com o final do Inovar-Auto, essa condição tem a possibilidade de ser mudada”, afirmou.

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Resta esperar e ver como ficará esse mercado e quais serão os valores praticados pelas montadoras, que inclusive devem investir na importação de novos modelos.

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Inovar-Auto: O Que É?

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Segundo o site do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) é:

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“O regime automotivo do Governo Brasileiro que tem como objetivo a criação de condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, produzir veículos mais econômicos e seguros, investir na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.”

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O Inovar-Auto foi criado pela Lei n° 12.715/2012 e tem como validade o período de 2013 a 2017.

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Na prática, é um programa governamental de “proteção às montadoras nacionais”, onde as montadoras estrangeiras tem uma cota de importação de até 4.800 veículos sem taxação extra.

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Ao passar essa cota, as montadoras estrangeiras necessitam pagar um IPI extra de 30% sobre o valor total final do veículo, ou seja, de 7% passa para 37% de IPI, que é o Imposto sobre Produtos Industrializados.

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Ou seja, o valor do carro vai para as alturas.

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Mas o Inovar-Auto está com os dias contados.

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Como vimos, este programa, que existe desde setembro de 2011, acabou travando a venda de importados no Brasil.

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Devido a isso, algumas montadoras estrangeiras, principalmente sul-coreanas e chinesas, abandonaram o mercado brasileiro.

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Porém, com essa decisão da OMC, o mercado automobilístico brasileiro volta a ser mais atrativo para os carros importados.

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Uma mudança que deve fomentar a venda de carros estrangeiros e, quem sabe, alterar um pouco o cenário das ruas brasileiras.

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O Que Muda na Prática

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Na prática, em um primeiro momento, o que muda é o preço dos carros importados.

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Com o fim desse programa, os valores dos automóveis trazidos de fora do país tendem a baixar.

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Como falamos anteriormente, há uma expectativa de que a queda seja de cerca de 23%.

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Ou seja, uma redução de quase um quarto do valor atual.

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Se essa regra for aplicada na prática, um carro importado que hoje custa R$ 100 mil sairá por cerca de R$ 77 mil.

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Um que sai hoje por R$ 200 mil custará aproximadamente R$ 154 mil.

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Já um que hoje custa R$ 50 mil cairá para cerca de R$ 38,5 mil.

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Contudo, não só o preço dos carros importados deve baixar sem a sobretaxa, mas também dos nacionais.

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Afinal, para manter a concorrência, é natural que as montadoras que têm fábrica no país reduzam os preços para que sejam atraentes aos consumidores.

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Em um segundo momento, devido à entrada de novas tecnologias nos carros importados que circularão no Brasil, a tendência é que todas as empresas sejam “forçadas” a investirem em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para os carros nacionais.

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O objetivo, é claro, é fazer eles serem mais competitivos, e que o público prefira os nacionais à tecnologia estrangeira.

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Obviamente, isso fará com que cheguem novos modelos às ruas brasileiras e um maior investimento em propaganda por parte das empresas estrangeiras.

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Ótimo para o consumidor, concorda?

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Mas nem tudo são flores.

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Algo que pode acontecer devido ao fim da proteção fiscal é a saída de montadoras do território nacional.

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Mas por que isso?

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Porque muitas montadoras se instalaram no Brasil justamente para não pagar essa alta tarifação.

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Então, pode ser muito mais barato produzir um carro na China ou no México, por exemplo, onde a mão de obra é menos onerosa.

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Um exemplo de situação semelhante ocorreu com o avanço dos calçados chineses pelo mundo.

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Diversas fábricas de calçados brasileiras acabaram indo à falência.

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Agora é aguardar e ver como a indústria de veículos nacional vai reagir à entrada de tantos carros importados no mercado brasileiro.

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Crescimento das Vendas de Carros Importados no Brasil

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Como já destacamos, uma consequência bastante esperada é o aumento no país das vendas de carros importados a partir do início de dezembro de 2017, que é quando as novas regras já estarão valendo.

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Hoje, os números do setor são baixos, o que deixa claro os prejuízos gerados pelo maior peso dos impostos sobre os veículos importados.

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Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), nos primeiros oito meses de 2017, foram licenciadas apenas 18.822 unidades vindas do exterior.

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Esse número representa uma baixa de 23,1% com relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram comercializadas 24.473 unidades no país.

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Ao considerar apenas o mês de agosto, a queda foi menor, de 3,9%. No período, foram comercializados 2.821 carros importados - 115 a menos do que em agosto do ano passado.

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Ao site da Abeifa, o seu presidente, José Luiz Gandini falou que ainda não há comemoração, mas o fim do Inovar-Auto oferece um alento importante para o setor.

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“Chegamos ao auge de 199 mil veículos licenciados em 2011, caímos para 35 mil no ano passado e nossa previsão é fechar o ano com 27 mil unidades. Com o fim dos 30 pontos percentuais do IPI, o setor projeta recuperação. Podemos chegar a 40 mil unidades em 2018”, estima ele.

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Ou seja, se a projeção se confirmar, o crescimento nas vendas seria de próximo de 50%.

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Uma marca e tanto, certamente.

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Gandini, que além de ser presidente da Abeifa,  também é presidente da Kia Motors no Brasil. E a expectativa da marca sul-coreana é que as vendas saiam das 8 mil unidades e batam a marca das 20 mil unidades.

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Ou seja, um incrível aumento de 150% nas vendas.

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Devido a isso, outro benefício é aguardado pelo consumidor brasileiro.

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Com esse crescimento, as empresas já estudam trazer novos modelos ao mercado para aumentar ainda mais suas vendas.

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Ou seja, você terá a disposição modelos que antes nem chegavam ao território nacional.

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Boa notícia essa, não é mesmo?

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Mas quais modelos importados já estão cogitados para 2018?

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Leia o próximo tópico e fique por dentro das novidades!

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Novos Modelos Importados para 2018

Com essa perspectiva de aumento nas vendas de carros importados no Brasil, as montadoras, que resistiram aos seis anos de Inovar-auto, já apostam em novos modelos para o mercado brasileiro.

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Mas quais serão esses modelos?

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Separamos os modelos confirmados de três montadoras para você.

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A primeira é a Kia.

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Conforme a Revista Carro, para 2018, já está prevista a chegada da nova geração do Kia Picanto.

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Dentro da Kia, também há a expectativa para a chegada do Rio, que terá versões hatch e sedã.

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Na Kia, ainda chegam em 2018 as novas versões do Optima (GDi) e o esportivo “Stinger” - todos eles confirmados por Gandini.

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O Kia Stinger é uma das grandes promessas da montadora sul coreana para o ano de 2018.

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Segundo o presidente da montadora, há grande expectativa para recuperar a rede de concessionárias, que foi muito diminuída durante a vigência do Inovar-Auto.

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A segunda montadora que aposta em novidades é a JAC Motors.

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De acordo com o site Auto Esporte, a chinesa JAC Motors, que recentemente até deu sinais de que deixaria as terras brasileiras, vai voltar com tudo ao mercado.

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Para isso, aposta em modelos mais robustos e até em versões de caminhões.

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Isso mesmo, ao invés de termos uma empresa a menos no território nacional, ela fará um forte incremento de modelos de carros importados no Brasil.

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Para 2018, a montadora está preparando a chegada dos modelos T40, uma picape média 4x4 diesel e até um SUV de grandes proporções que deve ser chamada de T70.

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Além disso, também está prevista a chegada de um adventure de entrada, que se chamará T20, segundo adiantou o presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib.

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A aposta da empresa chinesa para 2018 será carros de médio e grande porte.

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A terceira montadora que merece destaque é a SsangYong.

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Segundo o Auto Esporte, a sul coreana volta após dois anos ao Brasil com quatro modelos, a começar pelos já conhecidos Actyon Sports e o SUV Korando.

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Como novidades da marca, aparece o modelo SUV Tivoli.

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Ainda sem perspectiva para a chegada, a coreana prometeu um quinto modelo, o Rexton da quarta geração.

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Contudo, o Tivoli é a grande aposta da sul coreana SsangYong para emplacar no Brasil.

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O curioso é que, apesar de tratado como novidade por aqui, esse veículo foi apresentado no Salão de Genebra de 2015.

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Dentro destes novos modelos, ainda entram novas marcas, como Geely e Mazda.

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Uma nova possibilidade é a chegada da marca europeia Opel, hoje administrada pela PSA Peugeot-Citroën.

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Mas agora que você conheceu esses novos modelos de carros importados que em breve deverão estar circulando em território nacional a pergunta que vem a mente é: comprar carro nacional ou importado?

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Leia o próximo tópico e veja o que considerar na sua decisão.

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Comprar um Carro Nacional ou Importado?

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Eis uma dúvida que provavelmente você tenha:

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Comprar carro nacional ou importado?

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Qual vale mais a pena?

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Com todas as mudanças que já aconteceram e que estão previstas para o mercado brasileiro, a dúvida só aumenta.

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Afinal, temos o fim do programa Inovar-Auto, o fim do IPI acrescido de 30% e a chegada de novas marcas, modelos e tecnologias automotivas ao país.

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Então, o que é melhor: comprar carros nacionais ou importados?

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A resposta nesse caso é bem relativa, já que vai depender muito do que você busca, dos seus gostos e interesses.

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Afinal, o que um carro precisa ter para você?

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Se você busca um design mais conservador, é bem possível que opte pelos modelos nacionais.

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Por outro lado, se prefere modelos mais ousados, a dica é ficar com algum importado, que geralmente trazem opções não disponíveis nos modelos aqui produzidos.

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Mas há mais elementos a pesar na sua decisão.

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Se você busca uma manutenção mais barata, é preferível ainda comprar carros nacionais, pois as peças não precisam ser importadas em caso de manutenção, o que diminui bastante o custo.

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Já se você não tem problema em pagar um pouco a mais para efetuar a manutenção de seu carro, não tem porque não comprar o modelo que lhe agrada mais, seja ele nacional ou importado.

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Muitas pessoas gostam de ajudar a economia nacional, comprando carros locais para que sejam gerados mais empregos no Brasil.

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Se você tem esse espírito, o conselho é que você compre mesmo um carro nacional.

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Tudo isso que citamos varia de consumidor para consumidor.

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Você pode avaliar também por potência de motor, economia de combustível, aerodinâmica e preço, é claro.

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Em todos esses casos, existem excelentes modelos tanto nacionais quanto importados.

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O que aumenta, nesse caso, são suas hipóteses de escolha.

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Ou seja, você terá mais veículos para colocar na balança na hora de fazer sua escolha.

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Obviamente, se você é apaixonado por uma marca como BMW ou Mercedes-Benz, ficará bem mais barato comprar um novo veículo - na comparação com os atuais valores.

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Assim como se você tiver condições de comprar um carro dos sonhos como uma Ferrari ou uma Lamborghini, será bem mais em conta.

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O que não significa que seja barato.

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Entre nacional ou importado, escolha o que lhe mais agrada e use os critérios de sua preferência.

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O que vale lembrar é: verifique o valor de reposição de peças para importados, para ver se não é cara demais a manutenção.

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Observe a economia do veículo no que diz respeito ao consumo de combustível.

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Lembrando também que existem ótimos modelos híbridos importados, que são super econômicos, aerodinâmicos e que agora estarão mais acessíveis.

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Conclusão

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Com o fim do Programa Inovar-Auto, o mercado de carros importados no Brasil tem uma grande tendência a aquecer e muito nas vendas.

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Tudo isso deve-se ao fato de a Organização Mundial do Comércio (OMC) proibir esse programa e dar ao governo 90 dias para o fim da tributação de 30% de IPI em cima dos carros importados, o que começou a contar em 31 de agosto de 2017.

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Esse possível aquecimento também vem acompanhado de novas marcas e modelos já conhecidos pelos brasileiros e que, desde 2011, não apareciam nas concessionárias.

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Aliás, até elas, as concessionárias de marcas estrangeiras, andavam meio sumidas.

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Um bom exemplo são os modelos da sul coreana SsangYong, que estavam há dois anos fora do mercado nacional.

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Neste artigo, você também viu que existe um outro fator novo.

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Modelos consolidados no exterior, mas que não chegavam em território nacional, estarão à disposição no Brasil.

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Assim, a expectativa para 2018, de fato, é muito grande, principalmente para as montadoras estrangeiras.

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Apresentamos alguns dos modelos que devem estar à venda no mercado nacional a partir do próximo ano.

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Agora, resta esperar para ver como o mercado se comporta com as mudanças.

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E também para conhecer esses novos importados e seus respectivos valores, é claro.

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Você tem todas as dicas que precisa para definir se o melhor é escolher um carro nacional ou se vale mais a pena um carro importado.

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Nós do Doutor Multas estamos sempre à disposição para responder todas as suas questões.

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Referências:

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  1. https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKCN1BA1US-OBRTP
  2. https://exame.abril.com.br/economia/decisao-da-omc-deixa-carros-importados-livres-de-impostos/
  3. http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/principais-acoes-de-desenvolvimento-industrial/brasil-produtivo/acordos-internacionais-3
  4. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12715.htm
  5. http://www.abeifa.com/
  6. https://revistacarro.com.br/
  7. https://www1.folha.uol.com.br/paywall/signup.shtml?https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fsobretudo%2Frodas%2F2017%2F04%2F1877522-kia-rio-chega-ao-pais-no-inicio-de-2018-com-precos-a-partir-de-r-50-mil.shtml
  8. https://g1.globo.com/carros/noticia/jac-tera-nova-linha-de-suvs-e-adia-novamente-inicio-da-producao-nacional-agora-prevista-para-2019.ghtml
  9. https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/08/para-renascer-no-brasil-jac-motors-vai-matar-quase-toda-gama-atual.html
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