Carros elétricos serão uma realidade até 2030

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Os carros elétricos, sem dúvida, estão tomando conta da frota mundial de uma maneira bastante rápida.

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Os constantes avisos recebidos por alguns países quanto aos níveis de poluição do ar contribuem de forma direta para o aumento das vendas de veículos híbridos ou elétricos.

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Porém, este fator não é o único condicionador para o maior número de veículos elétricos presentes hoje nas rodovias.

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Países da Europa, principalmente os que já receberam notificações relativas aos seus elevados níveis de poluição, incentivam a compra de veículos elétricos.

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Esse incentivo é dado por meio da diminuição das tarifas relativas a impostos, que acontecem em países como a China.

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Neste artigo, você poderá conhecer dados de um estudo que apontam o constante crescimento da frota de veículos elétricos. Você verá, também, alguns fatores que justificam o contínuo aumento dessa frota.

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O contínuo aumento da frota dos elétricos

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A FGV Energia apresentou uma pesquisa que aponta o aumento rápido do número de veículos elétricos circulando no mundo todo.

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Para o ano passado, o número de veículos elétricos constatado foi de 2 milhões.

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Esse número aponta que em 2030 poderá haver 140 milhões de veículos, representando 10% da frota de todo o mundo.

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No Brasil, também foi percebido um aumento da venda de veículos elétricos.

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O número de veículos vendidos no País desde 2011 é de, em média, 5,9 mil carros elétricos.

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No ano de 2016, de acordo com a pesquisa, foi vendido quase o dobro de veículos alimentados por energia elétrica: cerca de 2000 veículos. Esse número representa 0,3% das vendas totais.

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No Brasil, também é dado certo incentivo para a compra de um veículo elétrico e este pode ser um dos fatores que está cooperando para o aumento do comércio de automóveis movidos a energia elétrica.

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Ao comprar um veículo elétrico no Brasil, o condutor recebe isenção da tarifa de imposto de importação, tendo também redução da alíquota de 35% para 7%.

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Em alguns estados, é possível comprar veículos com isenção de IPVA e dispensa do rodízio, como acontece no estado de São Paulo.

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Porém, há, ainda, alguns contrapontos para que haja um maior índice de vendas de veículos elétricos no País.

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Esses empecilhos concentram-se, principalmente, no preço dos veículos elétricos no Brasil, conforme poderá ser visto a seguir.

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O que ainda impede o crescimento da frota elétrica no Brasil?

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Dentre muitas questões a serem resolvidas para que o País receba a adaptação necessária para comportar uma grande frota de veículos elétricos, a primeira delas não se encaixa no grupo de questões estruturais.

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O principal problema que vem impedindo o crescimento do número de veículos elétricos no Brasil é o valor médio de compra desses automóveis.

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O mais barato, hoje, possui um valor muito superior ao valor de um veículo popular, o que impede que o condutor de classe média tenha a possibilidade de adquirir um carro movido a energia elétrica.

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O Toyota Prius, carro elétrico mais vendido no Brasil neste ano, é o que apresenta o menor custo de compra atualmente.

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Ele possui um valor de R$ 120 mil e representou 80% das vendas de veículos elétricos.

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A média de valor para os carros populares à combustão no Brasil hoje é entre 30 e 40 mil reais, o que torna o Prius muito mais caro do que os veículos que a maioria dos condutores brasileiros possui.

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Conclusão

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Como foi visto, no Brasil e em outros países do mundo há o incentivo para o aumento das vendas de veículos elétricos. Eles têm sido apontados como a principal solução para resolver o problema da poluição atmosférica.

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Sabe-se, porém, que há muitas questões a serem solucionadas para que os carros elétricos possam se tornar a maioria efetiva da frota de veículos de um país, principalmente no Brasil.

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No entanto, havendo já um incentivo econômico referente a impostos, espera-se que, em breve, modelos com um custo mais próximo do valor dos carros populares sejam disponibilizados no mercado automobilístico.

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O estudo apresentado traz respostas promissoras para que, no futuro, haja uma diminuição nos níveis de poluição.

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Se os cálculos referentes ao número de veículos elétricos vendidos até o ano de 2030 se concretizarem, será possível, como apontado na própria pesquisa, resolver grande parte do problema relacionado à poluição do planeta, já que os transportes são responsáveis por 23% das emissões de CO2 no mundo.

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