Carro Fervendo, O Que Fazer?

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Já aconteceu de você ter de parar na beira da estrada por estar com o carro fervendo?

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Mesmo que você nunca tenha enfrentado essa situação, a leitura desse artigo é importante.

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Afinal, basta ter um veículo para estar sujeito a problemas desse tipo. E, se um dia isso acontecer, é muito melhor estar bem informado.

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Isso significa saber quais os possíveis motivos para o superaquecimento e, mais importante do que isso, o que fazer numa hora dessas.

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Não estamos falando que você precisa ser um especialista no assunto.

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Isso fica por conta dos mecânicos, que precisam desse tipo de conhecimento para o exercício de sua profissão.

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Separamos também um vídeo do "Mecânica Fácil" para facilitar o entendimento.

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https://www.youtube.com/watch?v=3sS8UGS9heg

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Mas ter conhecimentos básicos sobre o funcionamento do seu veículo ajuda bastante e não custa nada.

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O primeiro passo você já deu: está buscando esse conhecimento. Lendo este artigo até o fim, é isso que você vai adquirir.

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Assim, se um dia se deparar com o carro fervendo, não precisará ficar desesperado.

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Afinal, você saberá identificar os sinais do superaquecimento e evitar que a situação se torne perigosa.

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Seguir dirigindo com o carro fervendo pode causar danos severos no motor e até mesmo iniciar um incêndio.

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Por isso, embora o extintor de incêndio não seja mais obrigatório (por enquanto), é importante ter um.

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Tomara que você nunca precise, mas trata-se de uma questão de prevenção.

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Caso aconteça alguma coisa, você está preparado.

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Enfim, seja qual for o sinal observado – um barulho estranho, os indicadores do painel do automóvel ou vapor saindo do motor –, aqui você entenderá quais as possíveis causas do superaquecimento.

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Mas lembre-se de que vamos proporcionar um entendimento muito básico.

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Não tente resolver sozinho os problemas do veículo.

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O ideal é ter um mecânico da sua confiança e deixar a cargo dele as revisões, ajustes e manutenções necessárias em seu veículo.

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Agora, siga a leitura e veja tudo o que você precisa saber caso esteja com o carro fervendo.

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Por Que o Carro Ferve

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Não precisa estar 40 graus de temperatura para você ficar com o carro fervendo.

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Embora a situação possa piorar em dias quentes, há vários motivos que levam a esse problema, independentemente das condições climáticas.

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Antes de listar as possíveis razões, é interessante entender como funciona um veículo, qual o mecanismo que nos permite esse meio de locomoção tão ágil.

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Os motores mais utilizados atualmente funcionam com gasolina, por meio da combustão interna.

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No motor de quatro tempos, a mistura entre gasolina e ar é comprimida dentro de um cilindro, e a combustão inicia a partir de uma faísca que ocorre na vela de ignição.

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O resultado é a queima do combustível, que faz os pistões entrarem em movimento.

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Essa energia passa pelo virabrequim e sistema de transmissão antes de, finalmente, fazer as rodas girarem.

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Por que toda essa explicação? Para você perceber que o funcionamento do motor de um veículo depende de um processo que acontece em altíssimas temperaturas.

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Mas é claro que há limites para essa temperatura, que deve ser controlada.

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Caso contrário, alguns componentes do motor podem ser danificados.

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Isso fica a cargo do sistema de arrefecimento.

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Esse sistema existe para garantir que o veículo permaneça sempre em uma temperatura de no máximo 70 ou 90 graus.

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Ou seja, para que você não fique com o carro fervendo.

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Ele engloba o radiador, mangueiras, ventoinha, bomba d'água, válvula termostática e reservatório de expansão.

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O sistema de arrefecimento é acionado quando a temperatura do motor está alta demais. Ele funciona liberando um líquido que é uma mistura especial de água limpa e desmineralizada com um líquido aditivo.

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Esse líquido circula pelos canais internos do motor, absorvendo o calor.

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Ele é levado até o radiador, onde transfere o calor para o ar.

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Um problema nesse sistema, portanto, pode ocasionar a condição de estar com o carro fervendo. A seguir, vamos falar mais especificamente de cada possibilidade.

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Engarrafamento

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Antes de abordar os possíveis problemas no sistema de arrefecimento do carro, vamos falar sobre as condições que levam o veículo a exigir mais dele.

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Ao contrário do que muitas pessoas podem supor, as chances de ficar com o carro fervendo não são maiores quando se está dirigindo em altas velocidades.

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É mais comum que o motor fique superaquecido no acelera e para de um congestionamento.

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O que acontece é que, com o carro ligado, mas praticamente parado, a circulação de ar pelo motor é muito menor.

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Outro fator negativo do engarrafamento é que, o asfalto absorve uma grande quantidade de calor. No verão, ele contribui bastante para aquecer o motor, uma vez que estão muito próximos.

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Isso exige muito mais do sistema de refrigeração.

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Então, se ele não estiver 100%, os problemas começam a aparecer e você fica com o carro fervendo.

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Aí sim, como falamos no início do texto, um dia de altas temperaturas torna a situação ainda pior.

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Outra situação propícia ao superaquecimento do motor é exigir demais dele.

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Por exemplo, subir uma serra com o veículo muito carregado, o ar condicionado ligado e o pé no fundo do acelerador.

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Repetindo: o sistema de arrefecimento serve justamente para controlar esses aumentos na temperatura.

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Ou seja, as situações que acabamos de descrever são a primeira causa do carro fervendo, mas o problema só surge se alguma coisa estiver errada nos mecanismos de refrigeração do motor.

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Problema na bomba de água

Um dos problemas mais comuns no sistema de arrefecimento de um veículo é algum defeito na bomba d’água.

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Você se recorda quando explicamos que, para controlar a temperatura do veículo, é necessário um líquido de arrefecimento?

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Pois o que faz com que esse líquido seja enviado para resfriar o motor é a bomba d’água. Ela o bombeia para as partes internas em um ciclo constante.

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Caso esse líquido não esteja circulando corretamente, o motor ficará superaquecido em momentos em que muito se exige dele.

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Geralmente, a bomba d’água fica na parte central do motor.

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Ela é composta por um cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e rotor.

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Ela é acionada a partir de uma correia, que faz o fluxo do líquido de arrefecimento se movimentar.

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Um defeito nessa correia pode ser a origem do mau funcionamento da bomba.

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A manutenção ou troca da bomba d’água é relativamente simples.

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Uma bomba nova custa cerca de R$ 150, e o serviço não costuma tomar mais que um par de horas.

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Vazamento de líquido de arrefecimento

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Esse é um problema que pode estar diretamente relacionado com a bomba d’água.

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É possível que algum defeito nesse equipamento faça o líquido de arrefecimento vazar.

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Conforme já explicamos aqui, esse líquido é essencial no sistema de refrigeração do motor, pois conduz o calor para fora do veículo.

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Sem ele, não há como controlar a sua temperatura.

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Esse vazamento pode estar também no reservatório destinado ao líquido ou no próprio radiador.

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Problema na ventoinha

A ventoinha é como se fosse um ventilador.

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Ela tem a função de aumentar a circulação de ar no motor. Isso ajuda a diminuir o calor.

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Isso é essencial especialmente em um congestionamento.

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Afinal, como destacamos antes, nesse cenário pouco ar é direcionado de forma natural ao motor, já que o veículo está parado ou quase parando.

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Se a ventoinha não estiver funcionando a pleno, o resultado pode ser um carro fervendo, já que o fluxo de ar frio não é suficiente para diminuir a temperatura no motor.

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Em situações normais, o condutor não ouvirá o ventilador, mesmo que ele esteja em pleno funcionamento.

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Caso o equipamento esteja fazendo bastante barulho, isso significa que pode haver algum problema nele ou em outro componente do sistema de arrefecimento, que exige um trabalho forçado da ventoinha.

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Problema na válvula termostática

Você já entendeu que a bomba d’água é o equipamento responsável por levar o líquido de arrefecimento até o motor, para que o seu aquecimento seja controlado e não fique o carro fervendo.

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Mas qual é o mecanismo que define o momento em que a bomba deve entrar em ação para cumprir com essa importante função?

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Essa é a tarefa da válvula termostática.

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Ela considera a temperatura do motor para bloquear o fluxo do líquido quando o motor está frio e liberar quando ele ultrapassa determinada temperatura.

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Afinal, o líquido de arrefecimento não precisa circular o tempo inteiro pelo motor, apenas quando é necessário controlar a temperatura.

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Se a válvula termostática não está funcionando ou está com defeito, o líquido não é liberado no momento certo, o que causa o superaquecimento que deixa o carro fervendo.

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Tampa do reservatório

Se você está com o carro fervendo, a razão pode ser muito mais simples do que todas as outras hipóteses que apresentamos até aqui.

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É possível que o único problema seja um defeito na tampa do reservatório onde fica o líquido de arrefecimento.

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Esse componente normalmente é chamado de tampa do radiador, embora tecnicamente ela não seja exatamente isso.

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Seu papel é simplesmente manter o líquido de refrigeração dentro do compartimento destinado a ele.

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Um dos possíveis defeitos da tampa pode ser o vazamento.

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Nesse caso, o problema é o mesmo que explicamos anteriormente, no caso do vazamento na bomba d'água.

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Como a quantidade de líquido não é adequada, ele não cumprirá com perfeição o seu papel de remover o excesso de calor do motor.

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Esse vazamento pode acontecer devido ao desgaste na borracha que existe para selar o orifício e evitar que o líquido transborde.

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Outra possibilidade é um problema na válvula que abre quando há excesso de pressão no radiador.

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Sua função é despressurizar o compartimento, evitando danos no sistema de arrefecimento.

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Se a válvula não estiver funcionando corretamente, causará uma série de problemas que resultarão no mau funcionamento da refrigeração do motor como um todo.

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O que Fazer Se o Seu Carro Está Fervendo

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A primeiríssima coisa que você precisa fazer ao notar o carro fervendo é parar.

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Jamais insista em dirigir quando o motor estiver superaquecido.

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Mais adiante, vamos ensinar quais são os sinais que o carro fervendo dá ao motorista.

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Se você perceber um deles, pare e desligue o motor.

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Não desobedeça essa dica nem para se dirigir a uma oficina mecânica.

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Chamar um guincho é sempre a melhor opção.

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Isso porque o superaquecimento contínuo começará a queimar algumas peças fundamentais para o funcionamento do motor.

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Geralmente, a primeira que derrete é a junta que liga o cabeçote ao restante do motor do veículo.

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O cabeçote é parte da câmara de combustão, responsável pelo fechamento dos cilindros.

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É por ele que acontecem os processos de admissão e escape de gases e do combustível.

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Se ele for danificado, a peça vai custar alguns milhares de reais, sem contar a mão-de-obra do mecânico.

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Mas as consequências podem ser ainda pior. Em um cenário extremo, seguir dirigindo um carro fervendo pode resultar em motor fundido.

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Se você esperar o motor esfriar e depois seguir viagem, talvez as consequências não sejam trágicas, mas ainda assim não é recomendado.

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Pare e ligue para a seguradora ou para um serviço de guincho.

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Você deve estar familiarizado com a cena do motorista levantando o capô do carro enguiçado e procurando o que está errado no motor, certo?

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Tudo bem fazer isso se você achar que tem alguma condição de identificar o problema, mas antes espere o motor esfriar para não se queimar.

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Talvez o defeito mais fácil de identificar seja o baixo nível do líquido de arrefecimento no reservatório.

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Muita atenção aqui: nunca tente abrir a tampa do compartimento, pois ela estará fervendo. Ele é transparente justamente para que você possa verificar o nível do líquido sem abri-la.

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Um erro muito comum é esperar o seu esfriamento, abrir a tampa e encher o reservatório com água fria.

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Essa mudança brusca de temperatura pode ser prejudicial ao motor.

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Se for para inserir algo, que seja o líquido de arrefecimento, que pode ser comprado em um posto de combustíveis, ou então água em temperatura ambiente.

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Mas só faça isso e tente ligar o carro depois se você tiver certeza de que o problema está aí.

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Em caso de dúvidas, espere o auxílio de um profissional.

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Vale lembrar que, na hora de parar o veículo, deve-se ter o cuidado para que ele não obstrua a pista de rolamento.

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Caso contrário, poderá ser multado. Veja alguns exemplos de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

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Art. 179. Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado:

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I - em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido:

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Infração - grave;

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Penalidade - multa;

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Medida administrativa - remoção do veículo;

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II - nas demais vias:

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Infração - leve;

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Penalidade - multa.”

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Art. 181. Estacionar o veículo:

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(...)

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V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento:

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Infração - gravíssima;

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Penalidade - multa;

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Medida administrativa - remoção do veículo;”

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Art. 253. Bloquear a via com veículo:

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Infração - gravíssima;

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Penalidade - multa e apreensão do veículo;

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Medida administrativa - remoção do veículo.”

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Se você estiver com o carro fervendo e for estacionar no acostamento de uma rodovia, não esqueça de sinalizar com o triângulo para que os condutores percebam à distância o veículo parado e não ocorram acidentes.

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Como Saber Se o Carro Está Esquentando

Em um carro fervendo, o principal sinal do superaquecimento está no painel do veículo. Primeiro, confira onde está o ponteiro que indica a temperatura do motor.

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A maioria dos automóveis também possuem uma luz vermelha que acende quando a temperatura da água do radiador está alta demais.

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Outro possível sinal de carro fervendo é o barulho do motor.

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Desconfie se estiver estranho, fora do normal.

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Também pode acontecer de, como falamos antes, a ventoinha estar sobrecarregada e fazer um barulho alto demais.

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Se você notar que, no chão da sua garagem, embaixo do carro, há um líquido azulado ou avermelhado, esse pode ser um sinal de que o líquido de arrefecimento está vazando.

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Não subestime esses problemas.

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Mesmo que o carro siga rodando sem dificuldade na dirigibilidade, pode ser que o motor já esteja sendo danificado pelo superaquecimento.

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O último sinal é quando começa a sair vapor do motor.

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O ideal é que você consiga notar o problema antes de isso acontecer.

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O vapor é como a fumaça, porém tem a cor branca. Se o gás que sai é de cor escura, isso significa que alguma coisa está queimando.

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Em qualquer uma dessas hipóteses, pare o carro imediatamente.

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Evitando o Superaquecimento do Motor

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Sabe quando você está em um posto de gasolina e o frentista pergunta se você deseja que ele verifique o nível do óleo e da água do radiador?

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Quando o nível do reservatório está baixo, no entanto, não basta preenchê-lo com água, e sim como líquido de arrefecimento de que tanto falamos aqui.

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O primeiro cuidado é, portanto, verificar semanalmente o nível do reservatório e fazer a reposição, caso necessário, com o líquido adequado.

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Isso porque a sua composição é especialmente pensada para alterar o ponto de ebulição e congelamento da água – e também a oxidação das peças.

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Além disso, a revisão periódica do veículo é fundamental.

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O sistema de arrefecimento do carro é uma das partes que devem ser checadas por profissionais.

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Antes de fazer uma longa viagem, essa revisão é fundamental.

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Já imaginou ficar empenhado no meio do caminho e cancelar todos os planos das férias?

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Mesmo que você não esteja planejando viajar, de tempos em tempos é bom revistar o automóvel mesmo assim.

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Principalmente se você mora em uma grande cidade e enfrenta congestionamentos com frequência.

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Lembra do que dissemos sobre os engarrafamentos?

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Como há pouca circulação de ar nessa condição, exige-se mais da bomba d’água, ventoinha, válvula termostática e radiador.

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Dicas Para Evitar Problemas Mecânicos Com o Carro

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A prevenção é a melhor maneira de evitar o superaquecimento no motor ou qualquer outro problema com o veículo.

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O que acontece é que muitos proprietários de veículos só procuram uma oficina mecânica quando o problema já apareceu.

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Mas se tivesse feito uma revisão preventiva antes, a manutenção corretiva seria desnecessária.

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O problema é que remediar é sempre mais caro do que prevenir.

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No check up do veículo, solicite ao mecânico atenção especial com:

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  • Óleo: deve ser verificado se está na hora de trocar o óleo. Com o tempo, ele perde a eficiência, podendo causar sérios danos ao automóvel. O filtro do óleo, responsável por reter as impurezas, também deve ser substituído;

  • Geometria e balanceamento: é muito importante verificar se os pneus estão alinhados e o conjunto de rodas equilibrado, garantindo um contato uniforme do carro com a pista e maior estabilidade;

  • Fluido de freio: é uma substância fundamental para o bom funcionamento dos freios. Também deve ser trocado periodicamente;

  • Luzes: o sistema de iluminação do veículo deve estar bem regulado, de modo a iluminar bem a pista sem ofuscar os demais condutores;

  • Filtro de ar condicionado: com o tempo, ele vai acumulando sujeira e bactérias. Por isso, deve ser limpo periodicamente, para garantir uma boa qualidade de ar ao motorista e passageiros.

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Conclusão

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Esperamos que, com todas essas dicas, você consiga evitar ficar com o carro fervendo, seja em uma viagem ou em um trajeto curto dentro da cidade.

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Não custa repetir mais uma vez que, para evitar problemas com o automóvel, a prevenção é sempre a melhor ideia.

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Então, jamais deixe de fazer uma revisão completa, com foco especial no sistema de arrefecimento, antes de viajar.

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Mas é claro que problemas podem acontecer mesmo com quem cuida super bem de seu veículo.

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Afinal, nenhum carro é uma máquina perfeita e infalível.

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Ao menor sinal de superaquecimento (luz no painel, ponteiro da temperatura do motor, barulho estranho ou vapor saindo debaixo do capô), portanto, pare o carro.

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Jamais siga conduzindo um carro fervendo.

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Do contrário, podem ocorrer danos sérios ao motor do veículo. Em casos extremos, ele pode até fundir.

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Ainda tem dúvidas sobre o superaquecimento do motor?

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Então, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

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Referência:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
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