Atualmente, ter um carro novo na garagem não é mais necessariamente apenas uma questão de hobby ou vaidade.
Na verdade, o carro, muito mais que um simples veículo de locomoção, vem se tornando cada vez mais uma alternativa para quem deseja aumentar a sua renda mensal.
Mas será que o melhor meio de usufruir dos benefícios de possuir um carro novo é adquirindo um?
Ou será que é mais vantajoso rodar com um carro zero, contratando um plano de aluguel de carros?
Ultimamente, muito se tem discutido sobre as vantagens ou desvantagens de ter um carro por assinatura, serviço que está sendo disponibilizado pelas locadoras e que, aos poucos, está ganhando força no país.
Para que você possa tirar as suas próprias conclusões, eu vou trazer para você, neste artigo, os possíveis benefícios ou prejuízos em optar por comprar um veículo novo ou aderir ao serviço de assinatura de veículo.
Além disso, irei disponibilizar para você uma ferramenta, criada pelo Doutor Multas, que permite que você faça um cálculo exato do quanto irá gastar por hora caso decida comprar um carro.
Portanto, acompanhe este artigo até o final e descubra como manter um carro novo e incrementar o seu ganho mensal da forma mais rentável possível.
Boa leitura!
A tendência em transformar o carro em uma fonte de renda extra está cada vez mais forte entre os brasileiros.
Isso é facilmente comprovado se considerarmos que grande parte dos veículos que circulam nas ruas está a serviço de aplicativos, como o 99 Taxi, entre outros.
Uma das grandes sacadas desse tipo de transporte é que, ao chamar o motorista, é preciso informar os endereços de origem e o de destino da viagem.
Dessa forma, o aplicativo calcula o valor da corrida e o usuário já fica sabendo na hora quanto ele terá de desembolsar, evitando, assim, aquela sensação desagradável de não saber se o dinheiro será suficiente para pagar a corrida ou não.
A comodidade de poder beber na balada e não precisar se preocupar com a direção no trajeto de volta para casa também faz com que o serviço de aplicativos de carro seja muito requisitado.
E para o motorista também existem muitas vantagens!
A possibilidade de ele decidir quanto dinheiro pretende ganhar, já que quanto mais clientes pegar, mais rentável será o negócio, é um grande atrativo, por exemplo.
Ou seja, o motorista é quem faz o próprio lucro!
E o valor de todas as viagens da semana que o motorista de app realizar será depositado na sua conta corrente ou poupança em um depósito único semanal.
Com todas essas vantagens, para motoristas e usuários, e a consequente adesão das pessoas aos aplicativos de transporte, você pode estar pensando que a demanda de veículos no Brasil tenha diminuído, não é mesmo?
Pois a realidade mostra o contrário. Quer saber por quê? Explico no próximo tópico.
Ao contrário do que se poderia imaginar, a demanda de carros no país não decaiu com o surgimento da nova modalidade de transporte por aplicativo.
Pesquisas apontam justamente um aumento considerável na procura de carros novos pelos brasileiros nos últimos anos.
A flexibilização no uso do veículo, portanto, influencia diretamente no crescimento cada vez maior da demanda de veículos no mercado automotivo.
Ou seja, há um maior número de pessoas utilizando veículos, seja para se locomover com mais agilidade e segurança, seja por conforto ou trabalho.
Assim, de acordo com publicação feita pelo portal G1, por exemplo, no início de 2018, o número de automóveis no país chegou a 36.007.536 unidades.
Isso quer dizer que a média registrada foi de 4,8 habitantes por veículo.
O estudo mostra também que o crescimento do número de veículos no país foi muito rápido, pois, em 2007, a relação era de 7,3 habitantes por veículo.
Ou seja, em 2007, aproximadamente um a cada sete brasileiros possuía um carro, enquanto que, em 2017, aproximadamente um a cada cinco brasileiros possuía um carro.
Esses dados confirmam que o carro é um bem que conquistou de vez a preferência do povo brasileiro.
A partir das próximas duas seções, explicarei os principais aspectos sobre carro por assinatura: o que são e quais suas vantagens e desvantagens.
Siga a leitura!
Já muito comum nos Estados Unidos e na Europa, a opção de contratar um serviço de assinatura de carros novos também está se tornando uma realidade acessível no mercado brasileiro.
O serviço consiste em oferecer assinaturas mensais ou anuais de planos de aluguel de carros.
Esses planos são ofertados por seguradoras, locadoras e até por aplicativos de celular.
Assim, você poderá rodar com carro zero sem precisar se preocupar com financiamento ou qualquer outra forma de aquisição do veículo.
Também não precisará se estressar com o pagamento de seguro, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, ou mesmo com revisões e manutenções periódicas do bem.
Além disso, é possível que o usuário saia com o carro no momento em que assina o contrato.
Isso é bem importante, já que algumas pessoas precisam usar o carro já no mesmo dia do acordo do contrato.
Em relação aos valores, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma relação do custo mensal que o usuário terá com o serviço conforme o fornecedor e o modelo do automóvel. Veja:
“O custo mensal de um hatch de entrada como o Chevrolet Onix é de R$ 1.399, no aplicativo Vai.Car, sem limite de quilometragem. Na Porto Seguro Carro Fácil, um Toyota Corolla custa R$ 3.080 pelo mesmo período e limite de 12 mil quilômetros por ano. Um Audi Q3, nas mesmas condições, sai por R$ 4.690, também na Porto Seguro. Na Localiza Aluguel Mensal Flex, há planos com limites entre 3.000 e 5.000 quilômetros por mês. A locação de um Fiat Uno por 30 dias sai por R$ 1.619, com limite de 3.000 quilômetros.”
Em uma primeira análise, pode até parecer que os valores cobrados pelo serviço são um tanto abusivos.
No entanto, tendo em vista o quanto a pessoa é obrigada a gastar quando resolve comprar um carro novo e os gastos que o proprietário tem em manter o veículo, esses valores até que não parecem tão descabidos, não é verdade?
Seguindo por essa lógica, confira o que disse o executivo de tecnologia, José Estevam da Silva Júnior, para o jornal Estadão, publicado em outubro de 2017:
“Ter um carro dá trabalho. E tem os custos iniciais, além de IPVA e seguro todo ano. Ninguém contabiliza isso.”
(...)
“Uma coisa é eu dizer para o governo que tenho um bem de R$ 56 mil. Outra coisa é falar que não tenho esse bem e, ainda por cima, tenho uma despesa mensal de R$ 1,6 mil. São coisas bem diferentes e que também precisamos levar em conta.”
Além disso, para baratear o custo de um carro por assinatura, é possível que mais pessoas de uma mesma família utilizem o veículo, o que é uma “mão na roda”.
No entanto, como esse tipo de serviço é novo no mercado, é necessário que façamos uma avaliação mais profunda, pois é fundamental, para quem trabalha com o carro e tira dele o seu sustento, saber qual das opções de manter um veículo é a mais rentável.
Pensando nisso, a seguir, farei uma comparação entre as vantagens de possuir um carro novo por assinatura e de adquirir um carro novo por meio de financiamento (modalidade de aquisição de veículo mais comum no mercado automobilístico no país).
Portanto, se você está curioso para saber o que é mais vantajoso para quem pretende rodar de carro novo, siga lendo este conteúdo.
Como já vimos acima, o serviço de carro por assinatura oferece inúmeras facilidades para o usuário.
Por exemplo, o fato do usuário do veículo não precisar se preocupar com a correria e com os gastos referentes ao pagamento de impostos (IPVA, Licenciamento) é um atrativo e tanto, certo?
Outra vantagem é que a manutenção e as revisões necessárias ao bom funcionamento do veículo são todas por conta da empresa que fornece o carro, ou seja, o usuário também está livre da preocupação com esses valores.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a instrutora de ioga, Mariana Maia, afirma: "Só tenho que abastecer e pagar multas, caso cometa alguma infração".
A instrutora, de 50 anos, ainda revelou à Folha que renovou o seu contrato com o programa Porto Seguro Carro Fácil por mais um ano e meio.
O seu contrato anterior tinha sido de um ano, quando ficou com um Chevrolet Onix 1.0.
Mariana relatou que, quando escolheu o Onix, ela contou com a comodidade de receber o carro em sua casa.
Com a renovação do contrato, no entanto, ela devolveu o veículo e acabou escolhendo outro zero quilômetro, afirmou.
Com a renegociação, Mariana acabou lucrando algum dinheiro, pois negociou com a empresa um valor menor a ser pago mensalmente.
Pelo fato de a instrutora rodar em torno de 25.000 quilômetros por ano, ela conseguiu que a mensalidade de R$ 1.450 ficasse por R$ 1.390.
"Para mim, o plano tem sido muito vantajoso, porque utilizo bastante o veículo e não preciso perder meu tempo com a rotina que os donos de carro vivem, como ir à concessionária para fazer as manutenções ou mesmo negociar a venda na hora da troca”, complementa Mariana.
Além disso, a instrutora diz que não precisa se estressar com a manutenção do carro, pois ela é atendida com agilidade em qualquer lugar.
Mariana enfatizou, ainda, que, assim que a revisão do carro é concluída, ele é devolvido no mesmo dia ou no dia seguinte.
Outro atrativo do serviço de carro por assinatura é a facilidade de locação.
De acordo com o motorista Claudevan Mota, também entrevistado pelo jornal Folha de S. Paulo, a facilidade de locação foi fundamental para que ele se sentisse motivado a contratar o serviço.
Claudevan contratou o plano mensal do aplicativo Vai.Car, o qual não exige que o usuário possua cartão de crédito e também não requer nenhum tipo de caução.
No entanto, a economista do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Ione Amorim, informou à Folha de S.Paulo que acredita que o sistema de assinatura somente é atrativo para quem não tem interesse em renovar o carro por muito tempo.
Ione alerta:
"Se passar de três anos, a compra do carro se torna mais benéfica, principalmente se o financiamento for via leasing, que não tem cobrança de IOF”.
(...)
"Mesmo com os juros e outras despesas, no fim você terá um bem, ao passo que na locação serão R$ 75 mil investidos num produto que não ficará com o consumidor."
Como você viu acima, a economista, ainda que considere as despesas na negociação da compra de um veículo, considera mais vantajoso a pessoa adquirir um veículo do que aderir ao modelo de assinatura, caso o interesse seja de ficar com o carro por mais tempo.
O argumento usado por Ione é o fato de que na compra o cliente se torna dono do veículo no final da quitação do bem, ao passo que na locação o dinheiro é gasto da mesma forma sem que esse retorno aconteça.
Como anunciei no início deste artigo, para que você mesmo possa comparar os gastos que terá na compra de um carro com as despesas de um alugado, vou disponibilizar, a seguir, uma ferramenta muito útil.
Trata-se de uma calculadora desenvolvida pelo Doutor Multas que possibilita o cálculo do custo por hora que o carro terá.
Portanto, se você deseja comprar um carro, mas tem dúvidas se o valor cobrado compensa o tempo que pretende usufruir do bem, faça uma simulação com a nossa calculadora.
Assim será muito mais fácil você descobrir se é mais rentável comprar um carro novo ou utilizar um carro por assinatura, por exemplo.
Para ter acesso a nossa calculadora, clique aqui.
Neste artigo, você ficou sabendo que o carro está se tornando, cada vez mais, uma alternativa para os brasileiros aumentarem a sua renda mensal.
Viu que essa tendência pode ser comprovada pela grande quantidade de carros que circula nas vias a serviço de aplicativos como o 99 Táxi, por exemplo.
Também conferiu as possíveis vantagens ou prejuízos de comprar ou alugar um carro.
Além disso, você teve acesso à calculadora do Doutor Multas, com a qual você pode simular os gastos (por hora) gerados na compra de um veículo novo, tendo em vista o tempo que você pretende usufruir do bem.
Assim, fica mais fácil você colocar na balança as vantagens ou prejuízos de comprar ou alugar um veículo.
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