10 Fatos Importantes Sobre Bateria do Carro Para Economizar e Evitar Imprevistos

Com tantos dispositivos eletrônicos que os automóveis modernos possuem, a bateria do carro nunca foi tão importante e tão exigida quanto é hoje.

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Como proprietário de um veículo, você não é obrigado a saber do que ela é feita e como ela funciona.

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Mas ter esse conhecimento ajuda a entender melhor a importância desse item, economizar e evitar imprevistos com seu veículo.

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Dessa forma, você terá uma melhor noção de como fazer bom uso da bateria do carro e da necessidade de conservá-la.

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Se você não sabe nada sobre o assunto, está no lugar correto, pois nesse artigo falaremos sobre tudo isso.

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Depois, você poderá navegar por outros artigos de nosso site e aprender sobre outras questões relacionadas à elétrica e mecânica do veículo.

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Procurar informações desse tipo pode parecer sem sentido para alguns, que apenas largam seus carros na oficina quando há algum problema e esquecem.

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No entanto, há muitas vantagens em adquirir esses saberes.

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A primeira é a maior segurança, no caso de ficar empenhado devido ao mau funcionamento de alguma função do veículo.

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A segunda é o bolso.

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O proprietário que não cuida bem de seu automóvel gastará mais dinheiro com manutenções.

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E aquele que não entende nada de elétrica e mecânica de veículos poderá ser facilmente enganado por um mecânico que sugere a troca de uma peça que está em boas condições, por exemplo.

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E ainda ficará mais suscetíveis a algumas multas de trânsito por não estar com o veículo nas condições ideais.

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Mas vamos falar de uma coisa por vez.

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Boa leitura!

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O Que é A Bateria do Carro

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Antes de explicar o seu funcionamento, será que você saberia responder o que é a bateria do carro?

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Você consegue explicar com palavras, contextualizar?

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Fazer esse exercício é interessante, pois dá um ponto de partida legal para começarmos a falar desse importante componente.

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Sabemos que a função de uma bateria, seja de um automóvel, celular ou relógio, é proporcionar energia ao aparelho.

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A partir daí, podemos dizer que a bateria do carro é um acumulador de energia.

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Ela é armazenada sob uma forma química, e é transformada em energia física quando necessário.

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A bateria não é a energia, mas contém energia, que não é infinita.

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Por isso, ela precisa ser recarregada.

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Afinal, as leis da Física dizem que é impossível existir um moto-contínuo, ou seja, uma máquina cujo próprio movimento gere energia suficiente para deixá-la sempre em funcionamento.

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Como Funciona a Bateria do Carro

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A bateria do carro é composta por várias placas de chumbo, com o borne negativo de uma ligado ao borne negativo de outra.

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Essas placas são abastecidas por uma solução eletrolítica, composta por ácido sulfúrico.

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Quando é dada a partida no automóvel, ocorre uma reação entre essa solução, o óxido de chumbo e o chumbo esponjoso.

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Da reação, surge a corrente elétrica.

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O que acontece é que, nesse processo, a solução eletrolítica perde parte do ácido sulfúrico de sua composição.

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Desse modo, a energia terminará, a não ser que a bateria seja recarregada.

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É aí que entra o alternador.

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Trata-se de um componente que transforma a energia mecânica em elétrica.

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A fonte energética do alternador é o combustível que faz o motor do automóvel funcionar.

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O resultado é a geração de uma corrente elétrica contínua para alimentar a bateria do carro, que faz com que a concentração de ácido sulfúrico na solução eletrolítica aumente.

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Como uma das funções da bateria é, a partir da ignição, causar a faísca que liga o motor, temos uma situação interessante.

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A energia química da bateria é transformada em energia elétrica, que produz a faísca e permite a combustão interna no motor, a partir da mistura do combustível com o oxigênio.

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A partir daí, é produzida a energia mecânica, que move o alternador e resulta, novamente, em energia elétrica para carregar a bateria.

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10 Fatos Sobre a Bateria do Carro

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Está achando interessante esse papo?

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Para saber ainda mais sobre a bateria do carro, separamos alguns fatos interessantes sobre ela.

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Caso você deseje informações de maior utilidade prática para o proprietário do veículo, não se preocupe, porque alguns desses fatos trazem justamente isso.

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Confira!

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1. Para Que Serve?

Ok, você já entendeu que a bateria do carro serve para armazenar energia.

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Mas qual é a utilidade dessa energia?

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A principal já mencionamos acima: dar a partida no veículo.

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Isso é possível graças à vela de ignição.

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Trata-se de um dispositivo elétrico que é encaixado na cabeça do cilindro de um motor de combustão interna, utilizado na maioria dos automóveis.

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A vela possui um eletrodo central, que recebe uma corrente elétrica advinda da bateria e gera uma centelha, a faísca que mencionamos antes.

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Ela é suficiente para provocar a explosão da mistura entre oxigênio e o combustível, o que faz o pistão se mover e, consequentemente, colocar as rodas do veículo em movimento.

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Permitir que o motor comece a funcionar é apenas uma das funções da corrente elétrica gerada pela bateria.

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Todos os sistemas eletrônicos do veículo dependem da bateria para funcionarem.

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Em outros tempos, isso significava no máximo vidros elétricos, luzes, rádio e travas elétricas.

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Hoje, carros modernos têm inúmeras funcionalidades que dependem da bateria para dar maior conforto, conveniência, segurança e dirigibilidade.

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Alguns exemplos:

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  • Computador de bordo;

  • GPS;

  • Central multimídia;

  • Piloto automático;

  • Regulagem automática dos faróis;

  • Desembaçadores de vidros;

  • Comando para abertura de porta-malas;

  • Bancos elétricos;

  • Aquecimento de banco;

  • Espelhos retrovisores eletrocrômicos;

  • Sensores de estacionamento;

  • Teto-solar.

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Isso sem contar tecnologias se apoio elétrico para algumas funções do motor, que muitas vezes o condutor nem sabe que estão em funcionamento.

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Percebeu que a lista é grande?

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Quanto maior o luxo do carro, mais funções dependem da bateria.

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Mas mesmo um carro mais simples conta com várias das funcionalidades que listamos acima.

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2. Do Que é Feita?

As baterias de automóveis são produzidas, em sua maioria, com chumbo, material conhecido pelo símbolo Pb na tabela periódica.

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Na realidade, tratam-se de placas de chumbo metálico (sem combinação com outros elementos) intercaladas de placas de chumbo revestidas com óxido de chumbo IV (PbO2).

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Conforme explicamos anteriormente, a bateria é mergulhada em uma solução de água com ácido sulfúrico (a composição é H2SO4).

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Por conta disso, a bateria do carro também é chamada de bateria de chumbo-ácido.

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Trata-se de um componente grande e pesado.

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Sua composição proporciona vantagens em relação a outros tipos de bateria: alta voltagem, baixo custo de manutenção e longa durabilidade.

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Se você se gosta de química, pode achar interessante a explicação do site Mundo Educação sobre as reações provocadas pela interação dos componentes que acabamos de mencionar.

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Nas placas de chumbo metálico ocorre oxidação, a partir da seguinte semirreação no polo negativo: Pb +HSO41-+ H2O ↔ PbSO4 + H3O1+ + 2e-

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As placas revestidas com PbO2 recebem os elétrons perdidos na semirreação anterior, ocasionando a seguinte semirreação no polo positivo da bateria: PbO2 + HSO41-+ 3H3O1+ + 2e-↔ PbSO4 + 5 H2O

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Por fim, é gerada a energia elétrica a partir da energia química com a soma das equações parciais.

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Acontece a reação global seguinte: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O

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3. Posso Usar os Sistemas Eletrônicos Com o Motor Desligado?

Lembra quando listamos algumas funcionalidades do automóvel que utilizam a energia elétrica armazenada na bateria?

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Você pode usar qualquer uma daquelas funções com o carro (motor) desligado.

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Basta girar a chave, mas não até o fim, sem dar a partida.

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Atenção: o ar condicionado não é uma dessas funções, pois, apesar de os modelos mais modernos possuírem sistemas elétricos para o controle da temperatura, ele funciona a partir do motor.

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Mas será possível ligar os faróis e luzes internas, abrir e fechar os vidros elétricos e, claro, ligar o aparelho de som.

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O que acontece é que isso irá descarregar a bateria do carro em uma velocidade muito maior do que você imagina.

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Ela é feita para gerar uma alta voltagem, mas por pouco tempo.

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Uma situação muito comum é o motorista sair do carro e esquecer os faróis ligados (veículos mais novos têm avisos sonoros para isso, ou desligam automaticamente).

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Ou então, mais frequente ainda, é alguém ficar ouvindo o rádio com o veículo estacionado e o motor desligado.

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Quando isso é feito durante curtos períodos, não tem problema.

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Mas se você ficar horas com o som ligado (ou menos de uma hora se a aparelhagem for potente) e o motor desligado, poderá descarregar completamente a bateria, o que o impedirá de dar a partida.

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4. Carro Parado Também Consome Energia

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Uma coisa que pouca gente sabe é que há aparelhos e funcionalidades do automóvel que consomem energia o tempo todo.

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Rádio, alarme, central de injeção e outros componentes nunca estão desligados completamente.

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Eles utilizam a chamada corrente stand by, que descarregam lentamente a energia da bateria.

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O consumo, no entanto, é muito pequeno.

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Por isso, se o veículo não vai ficar parado por bastante tempo, não há problemas.

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Pois a bateria do carro só precisa ter energia suficiente para dar a partida, depois o alternador se encarrega de reabastecê-la, com o motor em movimento.

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Mas se o automóvel ficará parado por mais de três semanas – se você sair para viajar, por exemplo – o ideal é desligar o cabo do terminal positivo para evitar a descarga.

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Aparelhos que não tenham sido instalados de fábrica ou recomendados pelos fabricantes podem consumir a energia mais rapidamente.

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Afinal, não foram testados e analisados quanto à sua corrente de fuga e, por isso, podem não ser adequados ao veículo.

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Pior ainda se forem instalados de modo amador por uma pessoa sem o devido cuidado e conhecimento.

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5. O Que Fazer Quando a Bateria Arriar?

E se você estiver em uma situação em que, por algum dos motivos que apresentamos nos itens anteriores, a bateria descarregar e não for possível dar a partida?

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Imagine que você deixou o seu veículo estacionado, esqueceu o rádio ligado e só voltou horas depois.

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Ao girar a chave do carro, nada. O que fazer?

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A solução mais comum é fazer uma ligação direta entre duas baterias, uma operação que é chamada no jargão popular de “chupeta”.

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Se você nunca fez isso, é bom ler com atenção, para não correr o risco de danificar a parte elétrica de seu veículo.

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Você vai precisar de dois cabos, aqueles cujas pontas se assemelham a alicates. Um tem a cor vermelha e o outro é preto.

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Caso você não possua esses cabos no seu estepe, veja com o porteiro ou zelador de algum prédio próximo se ele possui.

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Certifique-se de que eles estão em bom estado, sem emendas ou partes descascadas.

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Para fazer a chupeta, será necessário conectar esses cabos a uma outra bateria.

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A capacidade dela precisa ser a mesma da que possui a bateria do seu automóvel, ou então, a auxiliar precisa ter amperagem maior.

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Certifique-se que as carrocerias não estão se tocando e desligue todos os equipamentos eletrônicos dos dois veículos.

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Com o cabo de cor vermelha, conecte os polos positivos, primeiro fixando-o na bateria auxiliar.

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Depois, faça o mesmo com o cabo preto e os polos negativos.

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Tenha todo o cuidado para não tocar o polo errado com ambos os cabos.

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Agora, basta dar a partida no carro em que a bateria está descarregada.

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Se ele não der a partida, tente mais no máximo quatro vezes.

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Se não der certo, é porque o problema é outro.

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Caso o problema realmente seja bateria arriada e a conexão tenha sido feita corretamente, o veículo vai ligar.

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O alternador será acionado para terminar de carregar a bateria do carro, então, já é possível remover os cabos e seguir viagem.

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Não se sente seguro para realizar essa operação e não tem ninguém que possa lhe ajudar? O melhor é ligar para o seguro ou chamar um guincho.

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6. Quando é Necessário Recarregar?

Se você passou por uma situação como essa do tópico acima, a chupeta é um método paliativo, ou seja, serve para o momento, mas não resolve totalmente a questão.

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Mesmo que o alternador comece a rodar para abastecer a bateria do carro, isso não é suficiente.

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Isso porque o alternador não tem potência para carregá-la com carga plena após uma descarga total.

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O ideal é deixar o carro descansando, totalmente desligado, e a bateria recebendo uma carga lenta – pode demorar até 24 horas – e solitária.

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Isso pode ser feito em uma oficina mecânica, com carregadores de bateria que servem justamente para isso.

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7. Por Quanto Tempo Ela Vai Durar?

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Mesmo que seja completamente carregada em uma oficina mecânica, isso não significa que a bateria do carro vai durar para sempre.

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A vida útil da bateria de um automóvel costuma ser de mais ou menos 3,5 anos.

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Mas não é uma regra, pois isso depende muito do uso que se faz do veículo.

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Episódios de descarga total, por exemplo, abreviam bastante o tempo em que ela funcionará bem.

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Outros fatores que influenciam é a distância média feita em cada trajeto, frequência com que o carro é ligado, quantidade de aparelhos eletrônicos e frequência de uso, regularidade das revisões no sistema elétrico e temperatura externa média do ambiente em que o automóvel circula.

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Podemos dizer que, ao contrário de muitos outros componentes do veículo, quanto mais o carro é usado, maior é a vida útil da bateria.

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Se ele não fica muito tempo parado e o trajeto médio percorrido não é curto demais, o alternador estará sempre funcionando para deixar a bateria sempre carregada.

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Quando o carro começa a não ligar de primeira e você notar as luzes do farol irregulares, esses podem ser sinais de que a bateria está nas últimas.

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Antes de comprar uma nova, leve o veículo a um mecânico elétrico de confiança para testar a sua voltagem.

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Se a bateria for nova, o problema pode estar no alternador.

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8. Sobrecarga na Bateria do Carro

A situação inversa da bateria descarregada também deve ser averiguada e corrigida: a sobrecarga.

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Como o próprio nome já explica, a bateria está sobrecarregada quando está com mais energia do que deveria ter.

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Quase sempre o problema se origina com uma pane no regulador eletrônico de tensão.

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Ele tem como função gerenciar a voltagem enviada pelo alternador do veículo à bateria.

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Geralmente, admite-se uma tensão um pouco acima dos 12V.

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Mas se ela passa demais desse valor, ocorre a sobrecarga.

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Um possível sintoma que pode alertar o proprietário quanto ao problema é faróis queimando sem nenhum motivo aparente.

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As consequências da sobrecarga podem ser bem piores: danos em qualquer um dos vários sistemas eletrônicos do veículo.

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Deixar a bateria descarregar pode ser uma das origens do problema, pois isso fará o alternador trabalhar dobrado e enviar correntes de grande amperagem à bateria, ocasionando a carga excessiva.

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9. Manutenção da Bateria

No mercado, existe um tipo de bateria que exige manutenção.

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Ela consiste na colocação de uma solução de água destilada.

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Cuidado para nunca encher demais o compartimento.

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Pois o líquido estará misturado com o ácido sulfúrico e, caso houver vazamento, ele poderá corroer as demais peças do automóvel.

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Da mesma forma, o nível do líquido nunca pode estar muito baixo, pois isso dificulta a recarga e pode acabar destruindo as placas da bateria.

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Carros modernos utilizam a bateria do tipo selada, que não exige essa reposição.

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Se não for o caso do seu, cheque o nível da solução de 15 em 15 dias.

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Quanto maior o número e o uso de equipamentos eletrônicos do veículo, mais frequente deve ser a manutenção.

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Não é recomendável ficar mais de três meses sem repor a água.

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10. Baterias de Carros Elétricos

Nos próximos anos, a bateria do carro ganhará cada vez mais destaque. Isso porque a tendência é que os veículos elétricos se tornem cada vez mais populares.

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Afinal, os motores mais usados atualmente funcionam principalmente a partir da combustão de combustíveis fósseis, que são finitos, não renováveis.

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É claro que existe também o etanol, fabricado a partir da cana-de-açúcar, um combustível renovável.

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Mas sua eficiência é menor, e é preciso cultivar grandes áreas do vegetal para a sua produção, de modo que, no final, não é uma alternativa tão sustentável assim.

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Por conta disso, é quase consenso que o futuro está nos carros elétricos.

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Em vez do motor a combustão, o que faz as rodas girarem é a energia armazenada dentro de suas baterias.

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Nesses veículos, não é preciso abastecer o tanque de combustível com gasolina, álcool ou diesel, mas sim plugar o veículo em uma tomada.

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É claro que se trata de um tipo de bateria muito diferente dessa de que falamos até aqui.

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Trata-se de uma tecnologia mais avançada. Por isso, o custo de um carro elétrico ainda é muito alto.

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Mas espera-se que, com o passar dos anos, os preços diminuirão, popularizando cada vez mais esse tipo de automóvel.

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Uma alternativa que tem um pouco mais a ver com o que explicamos nesse texto são os carros híbridos.

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Eles possuem um motor que funciona com combustível e outro elétrico, que funciona a partir de uma bateria carregada pelo primeiro.

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O automóvel híbrido não precisa ser carregado em uma tomada, pois seu motor elétrico funciona apenas a partir da energia gerada pelo motor a combustão.

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Conclusão

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Depois de ler tudo isso, você provavelmente aprendeu muita coisa que não sabia sobre a bateria do carro, não é mesmo?

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A partir de agora, tome providências para aumentar a vida útil da bateria de seu veículo.

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Evite deixar algum equipamento eletrônico do automóvel funcionando quando o motor estiver desligado.

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Isso vale para os faróis, as luzes internas, o aparelho de som e a central multimídia, se ele tiver uma.

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Ao sair com o carro, procure trafegar por pelo menos 20 minutos de média, para que dê tempo de o alternador carregar completamente a bateria.

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E procure não ficar com o carro parado por muitos dias sem ligar.

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Caso aconteça um episódio em que a bateria fique completamente descarregada, lembre-se de que a chupeta é uma solução que serve apenas para você não ficar empenhado.

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Depois dela, procure uma auto elétrica para dar uma carga completa – que pode durar até 24 horas –, com o veículo totalmente desligado.

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Ainda tem dúvidas sobre a bateria do carro?

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Referências:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  2. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/07/27/vitimas-em-moto-ja-sao-56-de-internacoes-por-acidentes-de-transito-no-pais.htm
  3. http://www.transitoideal.com.br/
  4. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/11/estudo-mostra-o-custo-dos-acidentes-de-transito-no-brasil.html
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