Bateram No Meu Carro! Quem Paga A Franquia?

Algumas pessoas nos procuram querendo saber sobre qual é a melhor forma para cobrar franquia do culpado. Isso porque, em um acidente de trânsito, quando uma vítima de algum tipo específico de sinistro é assegurada é cobrada diretamente a franquia deste indivíduo.

Leia mais

Se o acidente tiver sido ocasionado por uma terceira pessoa e a franquia tiver sido cobrada do segurado que teve de arcar com os custos de reparação, para cobrar o valor da franquia do culpado, o segurado muitas vezes precisa recorrer à uma ação judicial.

Leia mais

Por meio da ação judicial é possível comprovar o dano e o valor a ser cobrado sobre a franquia e os custos com reparo.

Leia mais

Porém a mediação é uma alternativa para a cobrança da franquia do culpado. Através da mediação é possível chegar a um acordo sem a necessidade de uma ação judicial. Para que isso ocorra será necessária uma reunião com um mediador e as partes envolvidas, e o mediador terá como função orientar ambas as partes em definir a melhor solução para ambos os lados.

Leia mais

Como funciona o direito civil da seguradora cobrar franquia culpado?

A cláusula do direito civil concede a seguradora o direito de cobrar franquia do segurado culpado, isso quando o segurado for o culpado pelo sinistro. Essa cláusula tem como função proteger a seguradora, sendo um mecanismo de proteção, usado para reduzir o pagamento de indenizações em caso de sinistros.

Leia mais

Esse direito da seguradora é barrado por alguns limites como no caso do segurado de responsabilidade civil, nesse caso a seguradora é obrigada a cobrir o pagamento de indenizações a terceiros, mesmo que o segurado seja o responsável pelo sinistro.

Leia mais

A seguradora pode cobrar do culpado o prejuízo do sinistro?

Sim, pode ser cobrado o sinistro do culpado pela seguradora, desde que o segurado não seja o responsável pelo acidente.

Leia mais

Medidas importantes para cobrar franquia do culpado

Para que a seguradora tenha ciência do ocorrido, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O BO serve para comprovar o dano e ao mesmo tempo para garantir a cobertura do seguro, por isso ele é importante.

Leia mais

O segundo passo é guardar as notas fiscais, fotos do veículo e das peças e quaisquer outros documentos que comprovem os custos e o custo total das peças e da mão de obra que porventura tenha acontecido. É necessário sempre apresentar esses documentos para a seguradora para que sejam incluídos no orçamento.

Leia mais

Por último, o terceiro passo é a contratação de um advogado especializado que saiba construir uma ação para cobrar a franquia do culpado.

Leia mais

É possível perder a franquia?

Sim, porém se você perder a franquia, poderá reinvestir pelo prazo de um ano, caso contrário perderá definitivamente o direito de franquia. Para reinvestir a franquia o segurado deverá cumprir os requisitos do programa estabelecidos pela seguradora e ser aprovado pelo franqueador.

Leia mais

O que fazer caso a seguradora queira me processar?

Nesse caso será necessário solicitar defesa junto ao Juizado Especial Cível, acessando o site do Tribunal de Justiça e pelo link “Juizados Especiais”, lá encontra o formulário de defesa que deverá ser impresso e entregue na Secretaria do Juizado Especial Cível.

Leia mais

Quanto custa a franquia do seguro?

Não existe um valor fixo para a franquia. A franquia é o valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro, é uma parte da responsabilidade que o segurado assume, ela é a parte do dano no veículo que é pago pelo segurado. Existem diferentes tipos de franquias que podem ser escolhidos na contratação.

Leia mais

Esse valor é fixado no contrato e o segurado deve pagar sempre que o veículo sofrer danos em um acidente e que venha precisar de conserto.

Leia mais

Franquia normal

É chamada também de franquia básica e é a escolha mais popular entre os proprietários de veículos pois possui um valor médio que fica entre as outras duas opções de franquias.

Leia mais

Franquia majorada

É indicada para empresas que possuam baixo histórico de sinistros, seu valor é mais alto do que o da franquia normal.

Leia mais

Franquia reduzida

É a franquia mais contratada devido ao seu baixo valor, porém o valor do seguro nesses casos é maior.

Leia mais

Franquia isenta

A franquia isenta é pouco comum e não são todas as seguradoras que oferecem. Nesta modalidade o segurado não precisa pagar nenhuma franquia, mas nesses casos o seguro é ainda mais encarecido e o seu uso é limitado.

Leia mais

Portanto, a melhor forma de saber qual é o valor da franquia de seguro que mais se adequa as suas necessidades é conversando com uma corretora de seguros.

Leia mais

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

Conforme já foi comentado, a franquia representa apenas uma parte da indenização no caso de avarias no veículo por um acidente. O restante da indenização é pago pela seguradora. O pagamento da franquia deverá ser feito diretamente ao profissional que realizará os reparos dos danos.

Leia mais

Conclusão

Existem muitos tipos de seguros e contratar um seguro é fundamental para tranquilidade e segurança, porém todos os seguros têm um valor de franquia acordado previamente na contratação. A franquia terá valores diferentes de acordo com a apólice contratada, tipos de cobertura e seguradora, mas alguns fatores são basicamente iguais em todos os seguros.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas