A verdade do aumento da velocidade nas marginais (Como Recorrer)

Fiscalização da velocidade permitida[/caption]

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O aumento da velocidade nas marginais em São Paulo é um tema sempre em voga, ainda mais com o anúncio do prefeito da capital João Doria ao comunicar o aumento da velocidade nas marginais, que será então de será de 90 km/h nas vias expressas, 70 km/h nas vias centrais e 60 km/h na via local.

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Essa é a melhor opção para melhorar o tráfico? E a segurança como fica?

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Continue lendo o artigo, explicarei para você como funciona a relação entre velocidade e segurança, especialmente em São Paulo.

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Aumento da velocidade anunciado por Doria é autorizado pela Justiça.

⇒ O atual governante da cidade de São Paulo buscou amparo no Judiciário para garantir a aplicação do aumento do limite de velocidade, tendo recorrido - com sucesso - numa ação movida por um grupo de ciclistas contra a alteração.

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O grupo de ciclistas que entrou com a ação no Judiciário, representantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo que buscavam impedir o aumento da velocidade nas Marginais Tiete e Pinheiros.

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Para esse Grupo, o aumento de velocidade significaria o aumento do risco para os ciclistas e, consequentemente, o aumento no número de mortes no trânsito.

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A Justiça havia decidido no dia 20 de janeiro impedir o aumento da velocidade, mas a decisão foi modificada em recurso da Prefeitura, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

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A decisão do recurso foi divulgada no dia 24 de janeiro e garantiu o aumento da velocidade nas Marginais a partir do dia seguinte à publicação.

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A reforma coube a Desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, responsável por cadeira na 13ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.

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Escreveu ela na decisão:

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Não cabe ao Judiciário adentrar na análise do mérito administrativo" sobre o programa da nova gestão. De toda forma, a magistrada acrescenta: "Cumpre salientar que a redução do número de mortes das marginais Tietê e Pinheiros, verificada na atualidade e em relação ao passado recente, não pode ser atribuída apenas à redução de velocidade nas vias de circulação, imposta em gestão administrativa anterior do município de São Paulo.

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A medida é responsável não apenas pela mudança na velocidade, mas também por uma grande polêmica.

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O programa Marginal Segura terá sequência nos planos do novo governo, que também buscará investir em segurança com fiscalização e educação a motoristas, ciclistas e pedestres.

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Os limites que ficam valendo nas Marginais agora são:

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Como era o limite de velocidade na capital?

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A redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros foi implementada em 2015 e diminuiu o número de acidentes e a lentidão no fluxo de trânsito. Mas isso é mesmo verdade?

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Através dessa medida o número de acidentes com vítimas fatais ou feridas caiu cerca de 37,5% nessas vias.

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Essa iniciativa na redução de velocidade compôs o Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo.

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As velocidades máximas passaram de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, e de 70 km/h para 60km/h na pista central e 50 km/h na pista local.

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No total, após a redução de velocidade as marginais, apresentaram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015.

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Nos primeiros seis meses de 2016 foram 380 acidentes, segundo a Companhia de Engenharia de Trafego (CET).

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De acordo com os órgãos competentes, o número de atropelamentos também caiu, passando de 27 para 9 no mesmo período.

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A fluidez do tráfego melhorou com essa medida?

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Essa questão não é tão simples de ser respondida. São vários fatores que podem contribuir para um bom fluxo de veículos.

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Dentre os mais variados fatores como sinalização, condições da via e a educação no trânsito, a questão da velocidade é um importante fator.

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O aumento da velocidade melhora o tráfego? 

A maior parte dos motoristas que se queixaram das reduções do limite de velocidade tem apenas uma reclamação: a lentidão do tráfego e os engarrafamentos.

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Para muitos motoristas o aumento da velocidade nas marginais resolveria a situação do tráfego.

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Essa parece uma questão de lógica, quanto menor o limite de velocidade mais lento o tráfego, quanto maior a velocidade, mais rápido flui o trânsito.

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Será mesmo verdade?

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Parece que não. Estudos mostram que reduzir a velocidade contribui para a melhoria do tráfego.

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Um simulador interativo de tráfego diz exatamente o contrário.

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Segundo o simulador com uma velocidade média maior, trânsito fica com uma média menor. Já com um limite velocidade média mais baixo o trânsito flui mais rápido.

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Mas por que isso acontece?

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Com um limite de velocidade menor, o espaço livre entre os veículos é preservado, o que contribui para a diminuição de engarrafamentos.

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Um dos fatores para o engarrafamento é acelerar o carro em espaços vazios.

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Quanto maior o espaço entre os veículo, menos congestionamento é gerado pois os carros podem trafegar mais livremente.

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Você ainda está na dúvida?

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Faça teste no simulador!

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Clique aqui e faça sua própria simulação de tráfego. Basta definir o limite de velocidade e ver como os carros se comportam.

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Os limites de velocidade em outros países

Como é o limite de velocidade em outras localidades ao redor do mundo?

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Parece que existe uma tendência global em reduzir dos limites de velocidade. Em Londres, por exemplo essa prática alcançou o patamar de 32 km/h, em Nova York não passa dos 40 km/h.

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Em Paris, dentro da cidade o limite é de 50 km/h, embora existam mais de 600 Km de vias não podem passar de 30 Km/h.

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Vale lembrar que nessas cidades o transporte coletivo é de ótima qualidade, fazendo o uso do automóvel opcional. No Brasil, infelizmente, a situação é bem diferente.

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Na maioria das vezes o uso do carro para o brasileiro não é uma opção, mas uma necessidade.

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De qualquer forma, não custa dar uma olhada em como as grandes cidades estão limitando a velocidade.

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Conclusão

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Uma coisa é certa: aumentar ou diminuir o limite de velocidade, sempre será acompanhado de uma fiscalização cada vez mais rigorosa. Seja através de câmeras, radares ou agentes de trânsito.

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Isto provoca não só uma aumento na quantidade das multas, mas também a aplicação de multas indevidas, como acontece muitas vezes em nosso país.

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Cada vez mais falhas e infrações indevidas são aplicadas. Um caso exemplar foi o de um motorista de Araraquara/SP que foi “flagrado” a 72 km/h, em uma via que o limite era de 50 km/h.

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Neste contexto é fundamental que você conheça as leis de trânsito e saiba se defender de autuações indevidas.

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Recorra! Esse é um direito seu assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9784/99.

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Então, você é a favor ou contra o aumento da velocidade nas marginais? Comente!

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Opine sobre o tema e contribuía com esse debate.

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Referências:

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  1. https://esaj.tjsp.jus.br/cposg/search.do?conversationId=&paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=UNIFICADO&numeroDigitoAnoUnificado=2006999-42.2017&foroNumeroUnificado=0000&dePesquisaNuUnificado=2006999-42.2017.8.26.0000&dePesquisa=&uuidCaptcha=#?cdDocumento=8
  2. http://eleicoes.uol.com.br/2016/noticias/2016/09/26/40-kmh-32-kmh-onde-no-mundo-a-velocidade-baixou-e-qual-o-atual-limite.htm
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