Art. 189 do CTB: Comentado e Atualizado

O art. 189 aborda a infração cometida por aqueles que não dão passagem aos veículos de emergência quando em serviço. É infração gravíssima, com multa de R$ 297,34 e 7 pontos na CNH.

Leia mais

O que diz o Art. 189 do CTB

Art. 189Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação intermitente: (Redação dada pela Lei nº 14.440, de 2022)

Leia mais

Infração - gravíssima;

Leia mais

Penalidade - multa.

Leia mais

Resumindo, o Art. 189 do CTB estabelece como infração gravíssima:

Leia mais

- Não dar passagem a veículos de emergência em serviço e devidamente identificados;- A penalidade para tal infração é a multa e 7 pontos na CNH.

Leia mais

Resumindo o Art. 189 do CTB

O Art. 189 do CTB é infringido quando um motorista não respeita duas situações de prioridade de passagem. A primeira é para veículos escoltados, ou seja, precedidos de batedores, como estabelecido no inciso VI do Art. 29. A segunda situação, descrita no inciso VII do mesmo artigo, refere-se aos veículos de emergência, como ambulâncias, veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito.

Leia mais

Os veículos escoltados não têm especificações claras sobre o comportamento esperado dos outros condutores. No entanto, é razoável supor que se deve seguir o mesmo critério dos veículos de emergência. Nesses casos, quando os dispositivos de alerta estão acionados, os condutores devem liberar a passagem pela faixa da esquerda, se deslocando para a direita da via e parando, se necessário.

Leia mais

Vale ressaltar que, mesmo com prioridade de passagem, os veículos escoltados devem respeitar as demais normas de circulação e conduta. Além disso, os condutores não devem aproveitar o espaço deixado pelos veículos de emergência para seguir logo atrás, sob pena de cometerem outra infração, conforme o Art. 190 do CTB.

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Art. 189, Capítulo XV do CTB

1. O que acontece se eu não der passagem a um veículo de emergência?R: Você estará cometendo uma infração gravíssima, conforme o Art. 189 do CTB, e poderá ser multado.

Leia mais

2. Posso seguir logo atrás de um veículo de emergência para aproveitar a passagem livre?R: Não, essa atitude é considerada infração de trânsito, de acordo com o Art. 190 do CTB.

Leia mais

3. Veículos escoltados têm prioridade de passagem?R: Sim, conforme o inciso VI do Art. 29 do CTB.

Leia mais

4. Veículos escoltados têm livre circulação, estacionamento e parada?R: Não, apesar da prioridade de passagem, eles devem respeitar as demais normas de circulação e conduta.

Leia mais

Conclusão

Concluímos, portanto, que o respeito à prioridade de passagem de veículos de emergência e escoltados é fundamental para a segurança e eficiência do trânsito. Cometer a infração descrita no Art. 189 do CTB pode resultar em multa e, mais importante, pode atrasar a chegada de socorro a quem precisa. Portanto, é essencial estar atento e respeitar as normas de trânsito, garantindo um trânsito mais seguro para todos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas