Aluguel de “Carretinha”: O Que Diz a Lei e Como Escolher

O reboque popularmente conhecido e chamado de carretinha é tratado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT), como um objeto transportador acoplado ao veículo utilizado para transportar uma carga que ultrapassa a capacidade máxima do porta-malas. Diversas leis de trânsito regulamentam e orientação a utilização.

Leia mais

Pode ser um acessório extremamente importante numa viagem em família, ou no transporte de materiais importantes para suas realizações pessoais, mas para que esse acessório tão benéfico não seja uma dor de cabeça é importante estar atento ao que orienta a lei e as regulações.

Leia mais

As carretinhas atendendo aos padrões regulamentados, devem ser registradas no DETRAN, emplacadas e estar com toda documentação em dia.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=66V0SYRwL8Q

Leia mais

Registro da carretinha

Para realizar o registro o proprietário deve se dirigir a uma unidade do DETRAN contendo e possuindo toda documentação necessária para o processo. Que são:

Leia mais
  • Nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente – original e cópia simples.
  • Documento de identificação pessoal – original e cópia simples
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e cópia simples
  • Comprovante de endereço – original e cópia simples, com data de até 3 meses anteriores
  • Decalque do número do chassi – original
  • Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original e cópia simples
  • Formulário Renavam – duas vias originais preenchidas
Leia mais
  • Após esse passo será escolhida a placa que será colocada na carretinha, pagar o licenciamento e retirar o CRV e o CRLV do reboque
Leia mais

Prazo curto para registro – Muito Importante!

Proprietário esteja atento porque a partir da data de emissão da nota fiscal do fabricante do reboque, o proprietário tem trinta dias para fazer o registro.

Leia mais

Equipamentos obrigatórios em reboques e carretinhas

De acordo com a resolução número 14 do CONTRAN devem obrigatoriamente possuir as seguintes características que são conferidas pela fiscalização e o descumprimento ou mau funcionamento geram infrações de trânsito, penalidade e multas.

Leia mais
  • Para-choque traseiro;
  • Protetores das rodas traseiras;
  • Lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
  • Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997;
  • Luzes de freio de cor vermelha;
  • Iluminação de placa traseira;
  • Lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha;
  • Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
  • Lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.
Leia mais

Atenção com a Carteira Nacional de Habilitação CNH

Esteja ciente que condutores que possuem a categoria B da CNH tem permissão para dirigir veículos com carretinhas ou reboques que não ultrapassem o peso bruto total de 3.500kg. Se vier a exceder esse peso a categoria que permite o reboque e carretinha mais pesada é a categoria C com a permissão do peso bruto total de até 6.000kg.

Leia mais

Limite de velocidade ao dirigir um veículo com carretinha

Se você optar alugar ou adquirir um reboque saiba que ao utilizar, o veículo se torna considerado um veículo pesado, e nesse caso o limite de velocidade muda para o limite de acordo com a classificação e as regulamentações previstas pelas leis de trânsito.

Leia mais

Quanto custa um reboque ou uma carretinha?

Os preços irão variar porque existem muitos modelos, formatos, tamanhos e especificações, mas uma média de preço é 3 mil reais, uma popular com tamanho bom.

Leia mais

Conclusão

É importante estar atendo as leis e a todas as características que são previstas por lei para regulamentar o uso de carretinhas e reboques. O aluguel só é legal se toda documentação estiver em dia e de acordo, tanto a do proprietário da carretinha, quanto do motorista que irá conduzir o veículo acoplado.

Leia mais

As regras estabelecidas pela lei são bem claras sobre as classificações de CNH para permissão de condução de veículos com reboque. Esses motoristas devem estar cientes dos cuidados especiais que terão de ter ao transportar como por exemplo a redução da velocidade por ser considerado um veículo pesado.

Leia mais

A escolha do tipo de carretinha irá variar de acordo com a necessidade de carga e do tipo de carga a ser carregado. Porque existem reboque dos mais diversos tipos e funcionalidades disponíveis no mercado.

Leia mais

Faça uma pesquisa na sua região e escolha o modelo que mais atenderá suas necessidades.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas