Álcool Ou Gasolina: Qual é Mais Vantajoso

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Optar pelo álcool ou gasolina é uma decisão comum para quem possui um carro total flex.

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Esses veículos possuem motores de combustão interna que funcionam com os dois tipos de combustível.

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Mas qual será que vale mais a pena?

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Geralmente, a questão financeira fala mais alto. Qualquer motorista se preocupa com o valor gasto por mês para abastecer seu veículo.

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Afinal, as demais despesas para mantê-lo já são bem altas.

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Primeiro, há gastos obrigatórios pagos todos os anos, como o seguro DPVAT, IPVA e o licenciamento.

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Depois, vêm opcionais importantes, como o seguro privado.

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Além de garagem, estacionamento, limpeza e, é claro, revisões e manutenções.

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Some todos esses custos e veja quanto você gasta no final do ano com o seu veículo. Bastante dinheiro, não?

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A questão é que, de todas essas despesas, é muito mais fácil economizar no combustível, pois um veículo muito usado é abastecido com grande frequência e esse, portanto, é o maior custo do proprietário.

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Mas decidir entre o álcool ou gasolina é muito mais complexo do que comparar os preços que constam nas bombas dos postos.

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E não estamos falando apenas na autonomia que cada tipo de combustível proporciona aos veículos. Eles possuem outras vantagens e desvantagens.

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Falaremos sobre tudo isso aqui, para auxiliar na tarefa de decidir entre álcool ou gasolina.

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As informações a seguir também são muito úteis para quem está interessado em comprar um carro flex.

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Boa leitura!

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Álcool Ou Gasolina: Vale a Pena Ter Carro Flex?

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Os carros com motor flex, isto é, que funcionam com mais de um tipo de combustível, estão longe de ser novidade.

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O Modelo T da Ford, lançado no início do século passado, em 1908, revolucionou o mundo por ser ter sido o primeiro automóvel popular, graças ao eficiente modelo de produção criado por Henry Ford.

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O que pouca gente sabe é que o motor do Ford Modelo T funcionava com gasolina, querosene ou etanol.

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De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou na tecnologia dos automóveis, e só de uns anos para cá, os motores flex se popularizaram no Brasil.

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Hoje, a possibilidade de um carro funcionar com diferentes combustíveis se deve ao gerenciamento eletrônico do motor.

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Ele funciona a partir de um sensor, que identifica com qual combustível o tanque do veículo foi abastecido.

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Como a composição de cada combustível é diferente, as condições de temperatura e quantidade de oxigênio necessárias para ocorrer a combustão também são distintas.

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Por isso, é fundamental o trabalho do sensor de identificar qual é a mistura, de modo que a programação eletrônica do veículo ofereça o melhor rendimento possível.

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Atualmente, a grande maioria dos veículos novos vendidos no país tem motor flex.

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Mas ainda é possível escolher.

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Nesse caso, vale a pena ter um veículo que pode ser abastecido com álcool ou gasolina?

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Se ignorarmos o benefício de poder escolher e levarmos em conta apenas a qualidade do veículo, será que as adaptações feitas para um carro poder aceitar os dois tipos de combustível não tornam seu funcionamento pior – ou menos eficiente?

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Temia-se que os carros flex “beberiam” mais, ou seja, teriam uma autonomia menor.

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Entretanto, o que se observou após a popularização dos automóveis dessa categoria foi o contrário.

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Para chegar a essa constatação, o site Motorshow fez um levantamento, com base em números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

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A conclusão é que todos os modelos que recentemente foram adaptados para aceitar ao mesmo tempo álcool ou gasolina tiveram uma melhora expressiva no consumo.

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Foram comparados os resultados de autonomia das versões atuais com gasolina com as versões antigas, que aceitavam apenas esse combustível.

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Desse modo, podemos dizer que você não perde em nada tendo um veículo que aceita álcool ou gasolina. Apenas ganha.

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Mas se o que você está querendo saber é qual combustível vale mais a pena no seu caso, álcool ou gasolina, a seguir o ajudaremos a tomar essa decisão.

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Vantagens e Desvantagens de Cada Combustível

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Tradicionalmente, quando se fala em combustível para automóvel, pensa-se na gasolina.

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Com a popularização dos carros flex no Brasil, isso começou a mudar.

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Ainda mais com as altas recordes que o preço do combustível tradicional vem sofrendo.

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Em novembro de 2017, o preço médio da gasolina chegou a R$ 4,023 por litro, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

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Com a nova alta, o combustível chegou ao maior valor em 2017.

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No decorrer de 2017, houve, inclusive, tentativas de suspender, por meio de uma liminar, o aumento na taxa tributária sobre os combustíveis.

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Em Volta Redonda, moradores se uniram para boicotar postos de combustível.

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Nas bombas da cidade, foi registrado um preço de R$ 4,84 no litro da gasolina.

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Mas será que isso tudo significa que o etanol é a melhor opção?

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Vamos analisar, a seguir, os prós e contras de cada tipo de combustível para que você decida se o melhor é abastecer seu carro com álcool ou gasolina.

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Álcool - Vantagens e Desvantagens

O álcool etílico, também conhecido como etanol, é um combustível que pode ser feito a partir de várias matérias-primas. Para a produção do etanol brasileiro, é utilizada a cana-de-açúcar.

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A cana é lavada, picada e moída, de modo que seja extraído seu caldo.

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O produto resultante desse processo, a garapa, é aquecida até se transformar em melaço, que passará pelo processo de fermentação e destilação até, finalmente, chegar ao etanol.

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A grande vantagem do álcool é o seu preço.

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Se você abastecer o tanque do seu carro com etanol, gastará consideravelmente menos do que se usasse gasolina.

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O preço médio da gasolina no país, segundo o Sistema de Levantamento de Preços da ANP, ficou em R$ 3,982 em novembro de 2017.

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No mesmo período, o preço médio do álcool registrado na venda para os consumidores brasileiros foi de R$ 2,771.

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Analisando apenas esses números, você pode estar pensando que, desse jeito, não tem mistério nenhum ao decidir por álcool ou gasolina. O etanol ganha, é claro.

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Mas você não deve se precipitar, pois a questão é um pouco mais complexa.

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O álcool é mais barato, sim, porém ele rende menos, proporciona uma autonomia menor. Explicaremos melhor a seguir.

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Gasolina

Diferentemente do etanol, a gasolina não é um produto feito a partir de uma matéria-prima agrícola, plantada, como a cana-de-açúcar.

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Estamos falando, agora, de um combustível derivado do petróleo.

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Na explicação da ANP, o petróleo é uma substância que se formou a partir do “acúmulo de material orgânico sob condições específicas de pressão e isolamento em camadas do subsolo de bacias sedimentares”.

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O processo que resultou no petróleo, o “ouro negro”, demorou milhares de anos para ser concluído.

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Por demandar condições tão especiais para ser formado, o petróleo é um bem finito, não renovável.

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Não existe, a nosso alcance, um processo para fabricar essa matéria-prima.

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Desse modo, quando acabarem as reservas de petróleo do mundo, não haverá mais como produzir gasolina.

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A outra diferença importante entre a gasolina e o etano é a que informamos acima.

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A autonomia de um carro com o tanque cheio de gasolina é maior.

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Ou seja, com a mesma quantidade de combustível, você pode ir mais longe até precisar reabastecer se estiver usando gasolina.

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Mas será que essa eficiência energética é maior a ponto de anular o fator econômico que favorece o álcool?

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Mais adiante, faremos cálculos para responder a essa pergunta.

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Antes disso, considere que, em alguns contextos, a autonomia maior pode ser uma vantagem independentemente dessa conta.

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Por exemplo, se você vai fazer uma viagem longa e não quer se preocupar em ter de procurar um posto de combustível no caminho para abastecer, a possibilidade de andar mais quilômetros depois de encher o tanque é uma vantagem.

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Qual Polui Menos?

Pode ser que nenhum dos argumentos citados acima sejam mais importantes para você do que a questão ecológica do combustível.

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Se você tem essa preocupação, que é muito importante, será que o combustível que contribui mais para a devastação do meio ambiente é o álcool ou gasolina?

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Quanto à emissão de gases, os dois tipos de combustível lançam dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

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Alguns pesquisadores buscam os detalhes da composição do material expelido pelo escapamento dos carros para comparar e descobrir qual combustível é mais nocivo.

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Um estudo da USP, por exemplo, descobriu que a queima da gasolina resulta em uma quantidade maior de nanopartículas, que têm mais potencial para atravessar as barreiras de nosso sistema respiratório.

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Outro argumento frequentemente usado em favor do álcool é que ele é um produto renovável.

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A cana-de-açúcar, diferentemente do petróleo, pode ser plantada.

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Fala-se até mesmo no fato de a cana ser uma planta e, por isso, absorver CO2 para liberar oxigênio no processo de fotossíntese.

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Esse processo, no entanto, não é tão sustentável quanto algumas pessoas tentam fazer parecer.

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Primeiro porque, para produzir cana em larga escala, é necessário reservar uma grande quantidade de terra à monocultura – muitas vezes desmatando áreas verdes nativas –, o que é prejudicial ao meio ambiente.

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Além disso, na colheita da cana é comum o processo de queima das folhas secas e verdes, uma matéria-prima descartável. O resultado disso é a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

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Por fim, não podemos esquecer que são usados agrotóxicos nas plantações de cana, substâncias que podem ser prejudiciais para os trabalhadores, para o solo e para corpos d'água próximos às plantações.

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Levando tudo isso em consideração, vamos concluir que sustentável mesmo é usar o transporte público ou locomover-se a pé ou de bicicleta.

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E aguardar até que os carros elétricos fiquem mais acessíveis, embora sua pegada ecológica não seja tão pequena quanto se supõe (é preciso ter em conta a fonte da energia usada para recarregar a bateria e o descarte dessa parte do veículo).

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Qual é Melhor Para o Motor?

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É comum ver por aí uma recomendação dada ao motorista que prefere abastecer seu carro flex com álcool.

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O conselho é que, a cada 5 mil quilômetros rodados com esse combustível, se encha o tanque com gasolina para limpar os resíduos.

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Há quem diga que essa história é mito.

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Um artigo do site Best Cars esclarece a questão, atribuindo o problema ao etanol adulterado.

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Segundo o site, os produtos usados para adulterar o combustível formam, com o tempo, uma espécie de goma, que é dissolvida pela gasolina.

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Há várias outras questões que costumam ser colocadas na mesa quando alguém pergunta qual se o melhor para o motor flex é usar álcool ou gasolina.

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As respostas envolvem a manutenção, oxidação, impurezas e sujeira no tanque. Mas a verdade é que não há grandes diferenças.

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Não podemos afirmar que usar álcool ou gasolina é melhor para a conservação do motor.

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Isso não significa que o motor responde da mesma maneira com qualquer um dos combustíveis.

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A diferença existe e o motorista é capaz de senti-la ao dirigir.

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Geralmente, o motor tem uma performance um pouco melhor com o etanol.

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Ele possui mais torque (capacidade do motor de produzir o movimento giratório) e mais potência, proporcionando uma dirigibilidade mais agradável.

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Exemplos e Simulações

Se com todas essas informações você ainda não sabe se deve escolher álcool ou gasolina, o fator financeiro poderá ser o critério de desempate.

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Agora, vamos explicar como descobrir qual dos dois combustíveis é mais econômico na prática, considerando o preço do litro no posto e a autonomia que proporciona ao veículo.

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O cálculo mais difundido dá conta que o álcool tem 70% da eficiência energética da gasolina.

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Ou seja, se um veículo anda X quilômetros com um litro de gasolina, andará 30% menos com o etanol.

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A conclusão, portanto, é simples: se o preço do litro do etanol for menor que 70% do preço da gasolina, vale a pena encher o tanque com esse combustível.

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Se for maior, a gasolina é acaba sendo mais econômica.

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Para dar um exemplo, vamos utilizar os preços médios segundo a ANP, os mesmos que citamos anteriormente nesse texto.

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Em novembro de 2017, a gasolina estava custando em média R$ 3,982 segundo a pesquisa da agência.

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Agora, basta calcular 70% disso. O resultado é R$ 2,7874.

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Segundo os números da ANP, o preço médio do álcool nesse mesmo período é de R$ 2,771.

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Com base nesses números, portanto, o etanol é mais econômico, mas por uma diferença muito pequena.

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Essa relação, portanto, pode mudar, porque o preço tanto da gasolina quanto o do etanol podem mudar.

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Como Calcular o Combustível Gasto em uma Viagem

Se os preços mudarem bastante ou já são muito diferentes desses na cidade onde você mora, como fazer por conta própria o cálculo da porcentagem que utilizamos acima?

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É muito simples. Pegue uma calculadora, digite o preço da gasolina e multiplique por 0,7.

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O resultado será o valor correspondente a 70% do preço.

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Então, basta compará-lo com o preço do litro do etanol na bomba.

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Por exemplo, vamos supor que você esteja em um posto de combustíveis em que o litro da gasolina custa R$ 4,09 e o etanol R$ 2,83.

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Pegue o 4,09 e faça vezes 0,7. O resultado será 2,863, número maior que os R$ 2,83 que correspondem ao litro do álcool no posto em questão.

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Nesse exemplo, portanto, o etanol também oferece o melhor custo-benefício para o motorista.

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Mas essa regra do 70% se baseia também em um valor médio, que pode variar de acordo com o modelo do veículo.

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Os motores de alguns carros flex fazem uma proporção de quilômetros por litro de etanol maior em relação à gasolina. Pode chegar até a 80%.

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Nesse caso, em vez de multiplicar por 0,7, basta fazer vezes 0,8.

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Você pode descobrir essa relação enchendo o tanque com álcool ou gasolina, anotando a quilometragem atual registrada hodômetro e o custo do abastecimento, rodando até ficar na reserva e anotando a quilometragem novamente.

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Depois, faça o mesmo com o outro combustível.

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Mas tome o cuidado de não comparar maçãs com laranjas.

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Não faça uma medição em uma viagem, trafegando por rodovias (situação em que o consumo é menor) e outra no acelera e para da cidade.

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A partir do resultado, faça uma regra de três para descobrir quantos quilômetros por litro cada combustível rendeu e calcule o percentual de eficiência energética do álcool em relação à gasolina.

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E o Diesel?

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Antes de mais nada, é importante esclarecer que o óleo diesel não pode ser utilizado nos automóveis total flex.

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Os veículos com motor a diesel são diferentes.

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Ele também funcionam com a combustão interna, a partir da reação originada da mistura do combustível com oxigênio.

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A diferença é que a combustão acontece apenas com a compressão do diesel, enquanto o motor a gasolina ou álcool necessita da faísca proporcionada pela vela.

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O motor a diesel tem uma taxa de compressão maior e é conhecido por ser muito mais durável.

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Além disso, o consumo é significativamente maior.

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Alguns automóveis com motor a diesel fazem até 25 quilômetros por litro, uma marca excelente para um carro de passeio.

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E o melhor: o preço do diesel é menor que o da gasolina.

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Segundo a ANP, o valor médio do litro em novembro de 2017 era de R$ 3,274 (quase 20% a menos que o da gasolina).

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O preço é mais alto que o do etanol, porém como a sua eficiência é bem maior, acaba sendo mais vantajoso.

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O problema é que a lei brasileira não permite carros de passeio com motor a diesel no país.

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Apenas veículos de carga podem ser movidos por esse combustível.

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O curioso é que o Brasil é o único país do mundo com essa lei. Enquanto ela não mudar, não poderemos usufruir das vantagens do motor a diesel nos automóveis.

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Se essa proibição deixar de existir (saiba mais sobre o assunto lendo este artigo), prepare seu bolso, pois os carros a diesel têm maior tecnologia e, por isso, são mais caros.

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Dica Extra Para Economizar Combustível

Seja qual for o combustível que você escolher para abastecer seu carro flex, é possível economizar adquirindo ou mudando alguns hábitos.

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Para aproveitar as dicas a seguir, tanto faz se você usa mais álcool ou gasolina.

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Os seguintes cuidados farão seu veículo gastar menos combustível. Confira:

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  • Use menos o ar condicionado: como o equipamento é operado pelo motor, o consumo é maior quando ele está ligado;

  • Calibre os pneus a cada 15 dias: a pressão dos pneus tem influência direta no rendimento do veículo;

  • Acelere e freie menos: se você sabe que logo adiante terá de parar em um semáforo, por que acelera nesse curto trajeto? Mantenha uma velocidade constante e você gastará menos combustível;

  • Ande na rotação correta: Quanto maior é a rotação, mais combustível o carro está consumindo. A rotação está alta quando o ronco do motor fica mais intenso e agudo. Troque as marchas no tempo correto e procure andar com giros mais baixos.

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Quer conferir mais dicas para economizar álcool ou gasolina? Então, não deixe de ver este guia.

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Conclusão

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Já decidiu se a melhor escolha para abastecer o seu veículo é álcool ou gasolina?

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Enquanto o preço do litro do etanol (álcool) na bomba do posto de combustível é menor, o seu rendimento também.

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Como não há diferenças tão relevantes na questão ambiental e quanto à saúde do motor, no final, o mais racional é optar pelo combustível que oferece o menor custo-benefício.

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Então, considere o preço de cada um nos postos da sua cidade e calcule quão mais barato é o álcool.

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Caso a diferença seja maior que 30%, vale a pena encher o seu tanque com ele.

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Além de pagar menos, você terá uma dirigibilidade mais agradável.

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Mas se o preço do etanol for mais de 70% o da gasolina, fique com o derivado do petróleo.

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Seja qual for a sua escolha, mantenha uma velocidade constante e faça as manutenções preventivas para garantir o máximo rendimento de seu automóvel.

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Ainda não decidiu se a melhor opção é álcool ou gasolina? Ficou com alguma dúvida?

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Referências:

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  1. https://motorshow.com.br/carro-flex-vale-mesmo-a-pena/
  2. https://veja.abril.com.br/economia/gasolina-sobe-pela-quarta-semana-seguida-e-bate-novo-recorde/
  3. http://agencia.fapesp.br/estudo-mostra-que-o-uso-de-etanol-nos-veiculos-reduz-a-poluicao-por-nanoparticulas/25785/
  4. http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/alcool-ou-gasolina-o-melhor-para-manter-o-motor-limpo/
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