Airbag Tem Prazo de Validade? Veja Como Ele Funciona e Quando Substituir o Equipamento

Muitos condutores perguntam se airbag tem prazo de validade. A resposta dessa pergunta, pelo menos para quem tem carro aqui no Brasil, é que a validade do equipamento depende da montadora do veículo. Esse item é relativamente novo nos automóveis fabricados em solo nacional, o que ainda gera algumas dúvidas. Neste artigo, descubra como funciona o airbag e tire suas dúvidas sobre ele.

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Você já se perguntou se airbag tem prazo de validade?

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Esse equipamento de segurança, que já foi considerado um luxo, hoje é item de série em todos os automóveis fabricados no Brasil.

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Com os altos índices de acidentes de trânsito em todo o país, não poder contar com essa tecnologia acaba sendo arriscado para os usuários do veículo.

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Mas não faz muito tempo que os carros circulavam pelas ruas sem airbags.

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Até certo ponto, isso é compreensível, já que o sistema só começou a ser comercializado na década de 80, quando foi instalado no modelo Classe S, produzido pela Mercedes-Benz.

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Por aqui, a novidade só apareceu em 1996, com o lançamento do Fiat Tipo 1.6, e, passadas duas décadas, a tecnologia assumiu papel de destaque.

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Se você deseja saber tudo sobre airbag, sugiro que siga a leitura, pois quero tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Você vai ler sobre:

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  • o que é e para que serve o airbag;
  • determinações da lei sobre o equipamento;
  • como funcionam os airbags;
  • quando o item é acionado;
  • airbag tem prazo de validade;
  • testes de qualidade do equipamento;
  • perguntas e respostas sobre airbags.
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Ficou interessado em saber tudo sobre airbags? Então, leia este artigo até o final.

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Boa leitura!

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O Que é Airbag e Para Que Serve

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O airbag é um item de segurança que tem como principal função diminuir os danos físicos causados aos ocupantes do veículo em caso de acidente de trânsito.

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Ou seja, é um equipamento destinado a salvar vidas.

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Ele é como uma bolsa de ar que infla no momento da colisão, de forma a amenizar o impacto sobre os passageiros.

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O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) menciona o uso do airbag no inciso VII do art. 105.

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No artigo em questão, o airbag é apresentado como um dos equipamentos veiculares obrigatórios.

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O inciso VII foi incluído no CTB pela Lei nº 11.910, publicada em 18 de março de 2009.

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É interessante destacar que, a partir desse momento, não era possível determinar que todos os carros passassem imediatamente a contar com o equipamento. Isso porque, até então, o airbag não era um item obrigatório.

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Por isso, a mesma lei incluiu o § 5º ao art. 105 do CTB. Assim, ficou determinado que a incorporação do equipamento aos novos projetos deveria acontecer a partir do primeiro ano posterior às definições do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

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Além disso, o mesmo parágrafo determinou que a exigência de airbag em veículos anteriores à regra começaria a valer a partir do quinto ano após sua definição.

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Sobre o inciso VII do art. 105, o § 6º do artigo estabelece que a exigência de airbag não é aplicada aos veículos de exportação.

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Com isso, como essa atualização no CTB entrou em vigor em 2009, os novos projetos de automóveis passaram a incluir o airbag desde 2010.

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Desde 2014, todos os veículos zero quilômetro devem possuir a tecnologia nos bancos frontais.

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Por outro lado, o airbag nos bancos traseiros não é obrigatório, sendo um item extra de segurança oferecido em alguns modelos.

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Já que estou comentando o que é previsto, pelo CTB, sobre o airbag, o que você acha de conversarmos sobre outras determinações da legislação sobre o uso do equipamento?

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A seguir, veja o que a legislação brasileira diz sobre o uso do airbag.

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O Que a Legislação Brasileira Diz Sobre o Uso do Airbag

Na seção acima, você viu que o airbag passou a ser item obrigatório a partir do ano de 2009.

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Bem, você sabe o que o Código de Trânsito determina sobre isso, mas há 3 resoluções do CONTRAN muito importantes a respeito desse assunto.

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Por isso, vou comentar os pontos mais relevantes das Resoluções nº 311/2009, 534/2015 e 597/2016.

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Começando pela Resolução nº 311/2009, é importante falar que ela dispõe sobre a obrigatoriedade dos airbags em veículos novos.

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Ela é a responsável por determinar a obrigatoriedade do equipamento para os ocupantes dos bancos dianteiros.

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As alíneas do parágrafo único do art. 1º definem quais tipos de veículos devem contar com os airbags frontais ao saírem de fábrica.

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A resolução determina que carros destinados ao transporte de passageiros, que não tenham mais de 8 lugares além do assento do motorista, saiam de fábrica equipados com airbags.

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Além deles, automóveis destinados ao transporte de cargas, cuja massa máxima não exceda 3,5 toneladas, também devem ter airbags para o motorista e seu passageiro.

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É interessante comentar o art. 4º da resolução em questão, pois ele foi alterado pela Resolução nº 534/2015.

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Ele fala sobre os veículos dispensados da obrigatoriedade do airbag. Veja, abaixo, quais são:

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  • veículos fora-de-estrada;
  • veículos especiais, definidos pela NBR 13776 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • veículos de uso bélico; e
  • veículos que resultarem de transformações, cuja homologação seja compulsória, desde que a transformação tenha sido feita até 1º de janeiro de 2014.
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Seguindo a linha do tempo da história do airbag no Brasil, cabe ainda comentar a Resolução nº 597/2016.

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Ela trouxe outra alteração para o art. 4º da Resolução nº 311/2009, sobre o qual estou comentando com você, determinando a inclusão de mais 4 incisos. Com isso, mais 4 casos passaram a estar isentos dessa obrigação. São eles:

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  • fabricantes de automóveis de pequena série;
  • fabricantes de automóveis artesanais;
  • réplicas de veículos; e
  • veículos de carroceria Buggy.
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A resolução em questão trouxe, ainda, as definições dos 4 itens adicionados à lei. Porém, agora quero falar com você sobre o funcionamento do airbag.

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Quer entender como esse equipamento funciona? Então, leia a próxima seção.

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Como Funciona o Airbag de Carro

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O funcionamento do airbag é fruto do trabalho de engenheiros de diferentes países, ao longo de várias décadas.

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Durante muito tempo, no entanto, ele foi considerado um artigo de luxo, sendo ofertado como um opcional de alto valor em automóveis.

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Isso impossibilitou que carros populares contassem, até certo momento, com esse nível de proteção que pode salvar vidas.

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De acordo com o site Cesvibrasil, o sistema de airbag é formado por alguns componentes.

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No infográfico abaixo, feito para simplificar o seu entendimento sobre o assunto, você pode ver como esses componentes atuam para o funcionamento do airbag.

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Como você pode perceber, o sistema do airbag é composto por uma série de componentes responsáveis por garantir o bom funcionamento do equipamento.

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Na teoria, é tudo projetado para funcionar perfeitamente. Entretanto, o sistema também está sujeito a falhas, embora sejam raras.

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Em 2019, por exemplo, a Hyundai foi condenada a pagar indenização a um casal, devido à falha do airbag em um acidente.

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O ocorrido, infelizmente, resultou na diminuição da mobilidade de um dos ocupantes do veículo.

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No Canadá, a montadora Takata foi condenada, também em 2019, a pagar R$ 38,5 milhões a 102 vítimas, por falha na ativação do airbag.

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Infelizmente, esse tipo de situação acontece, mesmo que o airbag seja um item cuja funcionalidade é aumentar a segurança dos ocupantes do veículo.

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Para que você entenda ainda melhor seu funcionamento, veja em que momento ele é acionado, na seção seguinte.

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Quando o Airbag é Acionado

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Imagine que você está trafegando a 80km/h em uma rodovia. De repente, um carro invade a pista e acerta você em cheio. Não houve tempo para frear ou desviar.

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Se o carro é equipado com o sistema de airbag, ele deve ser acionado para evitar maiores danos aos ocupantes.

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O mais impressionante é que tudo isso ocorre em somente 0,003 segundo em uma velocidade média de 300 km/h. Isso torna o sistema extremamente rápido e eficaz na maioria dos casos.

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Conforme a incidência da desaceleração, o airbag pode ser acionado, mesmo não havendo colisão, em acidentes mais leves, e ainda que não haja necessidade.

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Como você viu anteriormente, não se trata de um sistema imune a falhas.

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Ao mesmo tempo em que o airbag é acionado, o ocupante do carro perceberá que uma espécie de pó (talco ou amido de milho) será expelido.

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A função do pó pode ser explicada de forma simples: ele garante que o material que envolve a bolsa de ar não grude, mantendo a sua eficácia.

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Depois do acionamento do airbag, a bolsa de ar começará a esvaziar conforme a absorção do impacto pelo ocupante do veículo.

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Mas atenção: se você não usar o cinto de segurança e o airbag for acionado, correrá o risco de se ferir com o impacto contra o equipamento.

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Ou seja, um depende do outro para haver um melhor resultado. Considere que não usar o cinto sempre representa colocar em risco a sua segurança.

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Lembre-se também de que o airbag não é acionado em todas as situações de perigo.

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Ou seja, em alguns acidentes, o cinto de segurança é suficiente para garantir a integridade física dos ocupantes do carro.

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Mas, agora, finalmente vou revelar se o airbag tem prazo de validade. Para descobrir, leia a próxima seção.

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Airbag Tem Prazo de Validade?

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Essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta exata. Conforme o país, as recomendações para a troca do airbag variam.

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Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído após passados 10 anos. Já nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos.

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E o proprietário de um carro com airbag no Brasil deve se guiar por qual parâmetro?

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Interessante citar que, como não há regulamentação federal, o prazo muda conforme a montadora.

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A revista Quatro Rodas descobriu isso, entrando em contato com a Peugeot, a Toyota e a Chevrolet para fazer uma reportagem sobre essa questão.

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A Toyota e a Chevrolet afirmaram que não existe validade para os airbags instalados em seus veículos.

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Já a Peugeot respondeu que os airbags possuem a vida útil de 10 anos e que, depois desse prazo, devem ser substituídos.

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Mas como o motorista pode descobrir se existe algum tipo de defeito no sistema de airbag?

Preste atenção ao significado dos sinais no painel do carro. Se houver algum problema, o símbolo que representa o airbag acenderá.

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Caso isso aconteça, é preciso buscar ajuda especializada com alguma urgência.

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Se não sabe qual é o símbolo do airbag no painel do carro, a dica é consultar o manual do proprietário do veículo.

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Mas como evitar problemas com o airbag? Para isso, revisões são essenciais.

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Leia sobre isso a seguir.

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Airbag precisa de revisão?

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Acabei de destacar que, em caso de defeito no airbag, um sinal luminoso acenderá no painel.

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Isso não significa, no entanto, que você não deva ter cuidados preventivos com o equipamento, sempre de forma a assegurar a segurança dos ocupantes do carro.

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Então, ao enviar o seu carro para a revisão geral periódica, inclua também o sistema de airbag.

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É como diz a antiga frase: “melhor prevenir do que remediar”.

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Mas é importante escolher não apenas um mecânico de confiança para realizar o serviço, como alguém que saiba fazer esse tipo de revisão. Nem todos os profissionais estão habituados ao sistema de airbag.

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Para evitar problemas com os airbags, as montadoras fazem alguns testes antes de os veículos serem vendidos.

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Sobre isso, você lê na próxima seção.

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Como São Realizados os Testes de Airbags

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Os testes de airbags são obrigatórios para assegurar a qualidade do produto que será disponibilizado para os consumidores.

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Por exemplo, quando a bolsa do airbag infla, não pode ser lançado contra a pessoa nenhum objeto que faça parte do carro.

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Se isso acontecer, o airbag não passará nos testes de segurança.

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Como o airbag só pode ser utilizado uma vez, ele não pode falhar na hora de proteger os ocupantes do carro.

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Quando se fala dos testes de airbag, é provável que você se lembre daqueles bonecos que sofrem o impacto da colisão.

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Eles são chamados de “crash test dummies”. Em tradução livre para o português, significa manequins de teste de acidentes.

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De acordo com Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, em entrevista à revista Auto Esporte, os dummies possuem 40 sensores espalhados na cabeça, tórax e pernas.

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Ele explicou que esses dispositivos são os responsáveis por mostrar os efeitos que o corpo humano pode sofrer em decorrência de uma colisão.

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Interessante observar ainda que os “bonecos” possuem medidas, peso e altura que se assemelham aos seres humanos.

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Dessa forma, é possível verificar o impacto que uma colisão teria se fosse um acidente real, com vítimas humanas. Câmeras ultramodernas filmam, segundo a segundo, os testes de airbag.

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Como você pode ver, a indústria automotiva está em constante processo de melhoria da segurança de seus veículos, o que também inclui o sistema de airbag.

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Na próxima seção, vou procurar tirar mais algumas dúvidas comuns a respeito do airbag. Por isso, continue sua leitura.

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Outras Dúvidas Sobre Airbags de Carros

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Por ser, ainda, uma novidade para muitos motoristas, é normal a existência de dúvidas a respeito do airbag.

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Além de questionarem se airbag tem prazo de validade, muitos condutores perguntam sobre uma série de outros aspectos que envolvem o equipamento.

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Se você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do sistema de airbags no seu carro, confira as perguntas e respostas a seguir.

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Caso o seu questionamento não esteja nessa relação, deixe um comentário ao final do artigo, para que eu possa respondê-lo.

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1) Como utilizar da melhor forma possível o sistema de airbag veicular?

Posso citar duas recomendações, que são simples de serem seguidas. Ambas ajudam muito a preservar vidas em caso de acidente.

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  • Nunca guarde objetos sobre o painel do carro, como chaves e carteira. Em caso de uma batida, eles poderão ser arremessados quando o airbag inflar. Dica: prefira colocá-los dentro do porta-luvas ou da bolsa.
  • Tanto o condutor do veículo quanto o passageiro não devem se aproximar demais do volante ou do painel, nem colocar os pés sobre ele. Dica: mantenha a coluna rente ao banco do veículo.
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2) Se o airbag proporciona maior segurança, não é mais preciso utilizar o cinto?

Como falei anteriormente, os airbags são fabricados e testados como se o motorista e passageiros estivessem de cinto, sendo sua eficácia condicionada a isso.

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Sempre coloque o cinto de segurança antes de colocar o automóvel em movimento. Sua vida pode depender disso.

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E tem ainda o aspecto legal, já que o acessório é exigido pelo CTB. A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é estabelecida no art. 167 do Código.

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O preço da multa por andar sem o cinto de segurança é de R$ 195,23. Além disso, são acrescentados 5 pontos na carteira de habilitação.

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3) Onde ficam guardados os airbags?

O airbag do motorista fica sob o volante e o airbag do carona está dentro do painel.

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4) É possível reutilizar um airbag como uma forma economizar dinheiro?

Não é possível reutilizar o airbag, porque ele foi fabricado para ser usado somente uma vez.

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5) Não importa a gravidade do acidente, o airbag será sempre acionado?

O airbag é acionado em acidentes de grandes proporções ou quando a colisão atingir determinado conjunto de sensores.

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6) Qual é o procedimento para substituir o airbag usado?

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O proprietário do veículo deve procurar uma concessionária autorizada do seu veículo e fazer o pedido.

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Vou usar como base a fala de Oliver Schulze, membro da Comissão Técnica de Segurança da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), em artigo na revista Auto Esporte.

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De acordo com Schulze, o airbag que foi deflagrado precisa ter o módulo, a bolsa inflável e o volante substituídos depois de ser acionado.

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7) E qual o preço de um airbag novo?

Depende de cada montadora, do modelo em questão e também do valor da mão de obra, que muda conforme a concessionária.

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No entanto, apenas para a troca da bolsa motorista, do módulo de abertura e do cabo de um carro de entrada, o conserto se aproxima de R$ 3 mil.

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8) Se o carro estiver com o motor desligado e sofrer um acidente, o sistema de airbag vai funcionar?

Não. O airbag só funciona quando o carro está ligado, porque é necessário energia para acioná-lo.

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9) É necessário desativar os airbags quando alguma criança estiver no banco da frente?

Pode parecer estranho, mas é realmente necessário desativar os airbags quando uma criança ocupar o banco dianteiro do veículo.

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Em alguns casos especificados em lei, o sistema de retenção para transportar crianças pode ser colocado no banco da frente.

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No entanto, se ocorrer um acidente e o airbag disparar, ele pode pressionar a cadeira e a criança contra o assento.

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Conclusão

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Neste artigo, abordei as principais questões envolvendo o uso do airbag em automóveis.

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Apesar dos problemas constatados em modelos defeituosos, o uso do sistema salva milhares de vidas todos os anos em todo mundo.

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Hoje, o airbag é uma realidade em todos os veículos que saem de fábrica no Brasil.

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Ou seja, se for comprar um carro zero, com certeza ele terá essa proteção para você e seus passageiros.

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Você viu as determinações da legislação de trânsito brasileira sobre o uso de airbags nos carros e entendeu seu funcionamento.

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Apresentei um infográfico para ajudá-lo a entender o funcionamento desse equipamento. Expliquei, também, se o airbag tem prazo de validade e se ele precisa de revisão.

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Ao longo desta leitura, você pôde conferir como são feitos os testes de qualidade dos airbags, e também tirar algumas dúvidas sobre o item.

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Se ainda tiver mais alguma pergunta, escreva um comentário abaixo. Fique à vontade, também, para dizer o que achou deste artigo.

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Referências:

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https://www.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_311_09.pdf

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https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao5342015.pdf

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https://www.infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao59720162.pdf

Leia mais

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm

Leia mais

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11910.htm#art1

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https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI296994,11049-Hyundai+deve+indenizar+casal+por+falha+no+acionamento+de+airbags+em

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https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/08/09/por-airbags-mortais-takata-e-condenada-a-pagar-r-385-milhoes-nos-eua.htm

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https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/airbags-possuem-prazo-de-validade/

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http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/vida-de-dummy-conheca-mais-sobre-os-bonecos-utilizados-em-crash-tests.html

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http://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2013/08/o-que-fazer-depois-que-o-airbag-e-acionado.html

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