Airgbag: Como Funciona

Você tem dúvidas sobre a funcionalidade de um airbag? Sendo um equipamento comprovadamente importante para a segurança do motorista e do(s) passageiro(s) do veículo, é importante que você entenda como ele funciona. Existem vários tipos de airbags, localizados em diferentes locais do carro. Em 2009, os airbags dianteiros passaram a ser obrigatórios.

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O que você sabe sobre o uso e a importância do airbag?

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Esse equipamento de segurança veicular já foi considerado artigo de luxo para muitos condutores.

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Porém, sua fabricação e utilização tornaram-se indispensáveis, tendo em vista sua comprovada eficácia quando o assunto é acidente de trânsito.

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Uma matéria veiculada pelo Diário do Nordeste revelou dados positivos de um estudo realizado pela agência de segurança de trânsito norte-americana National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).

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Conforme levantamento da agência, o airbag reduz em até 14% a possibilidade de o motorista morrer em um acidente. Já entre os passageiros, essa redução chega a 11%.

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Além disso, a NHTSA afirma que o risco de lesões moderadas nos membros superiores cai para 45% quando o airbag é acionado.

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Levando em conta o elevado número de acidentes de trânsito que ocorrem, diariamente, em nosso país, é possível compreender a importância de utilizar esse equipamento, não é?

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Portanto, resolvi trazer, neste artigo, uma série de informações importantes sobre o airbag, a fim de que você conheça melhor esse mecanismo capaz de salvar vidas.

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Aqui, você terá acesso aos seguintes temas:

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  • o que é e como funciona um airbag;
  • principais tipos de airbags;
  • o que a legislação diz sobre o uso de airbags;
  • qual o prazo de validade do airbag;
  • como funciona o recall de airbag.
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Desejo uma ótima e esclarecedora leitura.

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Saiba o Que é o Airbag e Como Ele Funciona

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O airbag, também popularmente conhecido como bolsa de ar, é um equipamento de segurança usado em veículos automotores.

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Seu principal objetivo é diminuir os danos físicos causados por acidentes de trânsito.

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Esse componente é acionado sempre que há uma variação brusca na velocidade do veículo, ou quando este sofre um impacto muito forte, como uma batida.

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Uma vez acionado, o airbag infla de ar instantaneamente, amortecendo, assim, o impacto sofrido pelos ocupantes do veículo.

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Para que haja a retenção e o posicionamento adequado do corpo no momento de atuação do airbag, o cinto de segurança é fundamental.

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As partes do corpo que a bolsa de ar mais protege são o rosto, a coluna e o peito.

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Os airbags são distribuídos em pontos estratégicos no interior do veículo. São eles:

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  1. parte frontal;
  2. parte traseira;
  3. laterais esquerda e direita;
  4. parte de trás do banco do motorista e dos passageiros;
  5. forro de dentro da cabine do veículo (como uma espécie de cortina).
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Dependendo de qual sensor é acionado com o impacto, este emitirá sinais para uma única unidade de controle e, assim, será acionado o airbag mais adequado para a situação.

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É importante salientar que, no momento do impacto, o airbag esvazia-se gradativamente, evitando, assim, que a pessoa fique asfixiada.

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Quanto à intensidade com que um airbag infla, atualmente há alguns modelos que conseguem “prever” a força do impacto. Dessa forma, inflam com a intensidade proporcional à necessidade.

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Dependendo da circunstância, um airbag pode inflar de maneira extremamente rápida, em 25 milésimos de segundo.

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Para você ter uma ideia, isso equivale a uma velocidade 5 vezes mais rápida que um piscar de olhos.

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E toda essa tecnologia tem um objetivo muito nobre: salvar vidas.

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Mas você sabe quando esse dispositivo de segurança começou a ser usado em veículos?

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Quando surgiu o airbag?

O airbag foi criado pelo americano John W. Hetrick, no ano de 1952.

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Entretanto, um longo caminho foi percorrido desde o seu surgimento e muitos aperfeiçoamentos tiveram de ser realizados até que o dispositivo pudesse ser usado.

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Durante a década de 60, muitas pesquisas foram feitas para que, somente nos anos 70, os testes com airbag pudessem ser realizados em automóveis americanos.

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Finalmente, no ano de 1987, a novidade do sistema de segurança airbag para veículos automotores foi anunciada ao mundo.

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O evento aconteceu no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.

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Nessa ocasião, o mundo conheceu o primeiro veículo automotor a disponibilizar esse tipo de sistema de segurança: o Classe S, mais precisamente o da série 126, produzido pela Mercedes-Benz.

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A partir de então, o equipamento começou a ser comercializado no mercado automotivo.

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No Brasil, a tecnologia surgiu tempos depois, em 1996, com o lançamento do Fiat Tipo 1.6.

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Agora que você já sabe quando o airbag surgiu e quando ele começou a ser comercializado, entenda melhor como ele é fabricado.

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Processo de fabricação do airbag

Geralmente, os airbags são feitos de materiais bem resistentes a impactos como, por exemplo, o nylon.

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Dentro do airbag, um filamento que se encontra em contato com uma pastilha de azida de sódio é ligado por um sensor de colisão.

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Dessa forma, é disparada uma reação que libera grande quantidade de nitrogênio.

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A velocidade com que o ar se forma chega a alcançar a marca dos 300 km/h, fazendo com que a bolsa infle em fração de segundo.

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O airbag, por ser fabricado de nylon fino e resistente, pode ficar dobrado e acomodado em compartimento especial.

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Um circuito integrado e um acelerômetro detectam e analisam as mudanças de velocidade do veículo, já que, juntos, formam um sensor de colisão.

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Esse sensor é programado para desprezar diminuições de velocidade pouco significativas, como as que ocorrem em uma freada brusca, por exemplo.

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No entanto, quando a desaceleração é drástica, o sensor envia imediatamente um sinal e a bolsa é instantaneamente inflada.

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A seguir, conheça os tipos de airbags mais fabricados e comercializados atualmente.

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Principais Tipos de Airbags

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Lembra que, anteriormente, quando expliquei o funcionamento do airbag, eu mencionei os pontos em que eles são distribuídos no interior do veículo?

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Cada veículo pode ser equipado com as bolsas protetoras em diferentes locais estratégicos.

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Por isso, é importante que você conheça seu funcionamento e o grau de proteção oferecido por cada local onde o airbag é inserido.

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  • Airbag frontal
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Trata-se do tipo de airbag mais conhecido pelos condutores.

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Desde 2014, os carros fabricados no Brasil são obrigados a integrar o dispositivo. Sua característica principal é inflar conforme o tipo de colisão.

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A parte do corpo que esse tipo de airbag melhor protege é o peito. Isso evita que os ocupantes da parte da frente do veículo se choquem contra o volante e o painel.

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  • Airbag lateral
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Tem por objetivo proteger a cabeça e o tórax dos ocupantes do veículo, podendo ficar apenas na parte da frente do veículo ou também em toda a sua parte lateral.

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  • Airbag cortina
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Sua principal finalidade é diminuir os possíveis impactos na parte lateral do veículo.

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Esse tipo de airbag protege o motorista e os passageiros dos estilhaços de vidro que podem resultar de eventuais batidas.

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  • Airbag central
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Sua função é evitar o choque provocado por acidente entre o motorista e o passageiro. Por isso sua localização é entre os bancos da frente.

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  • Airbag para joelhos
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A sua função é evitar impacto entre os joelhos do condutor e a direção do veículo. Esse tipo de airbag não é muito comum no Brasil.

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  • Airbag para vidro traseiro
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Esse airbag tem como objetivo proteger a cabeça dos passageiros em casos de batida na traseira do veículo.

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Da mesma forma, ele também protege os ocupantes do veículo dos estilhaços de vidro.

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  • Airbag de cinto
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Trata-se de um cinto de segurança que infla ao entrar em ação. O seu objetivo é proteger os ocupantes do veículo (principalmente as crianças) de uma colisão frontal ou lateral.

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  • Airbag de capô
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Aqui, o airbag tem como objetivo amenizar o impacto do pedestre contra o para-brisa e o capô do veículo. Por isso ele fica localizado na base do para-brisa.

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  • Airbag de teto
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A sua função é proteger o motorista e os passageiros em um veículo com teto solar.

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Esse tipo de airbag impede que os ocupantes do veículo sejam lançados para fora em possíveis capotamentos, ou que se cortem com estilhaços de vidro.

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Para isso, a bolsa de ar preenche todo o espaço acima da cabeça dos ocupantes do veículo.

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Agora que você conhece os tipos de airbag disponíveis no mercado, está na hora de entender o que a legislação determina sobre a utilização desse equipamento.

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Portanto, fique atento ao próximo tópico.

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O Que Diz a Lei Sobre o Airbag?

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O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o principal documento que rege o funcionamento do trânsito no país.

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Conforme o art. 105, VII do CTB, o airbag frontal é um equipamento de uso obrigatório no veículo – estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

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No entanto, essa obrigatoriedade só foi instituída pela Lei n° 11.910, de 2009.

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Como, até o ano de 2009, o airbag não era um equipamento obrigatório, não seria plausível determinar que todos os carros passassem imediatamente a contar com esse item.

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Por essa razão, a lei mencionada incluiu, ao art. 105 do CTB, o § 5°, determinando a incorporação do equipamento aos novos veículos a partir do primeiro ano posterior às definições do CONTRAN.

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O § 5° ainda determinou que a exigência de airbag em veículos anteriores a 2009 começaria a valer a partir do quinto ano após sua definição – 2014, portanto.

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Assim, desde 2014, todos os veículos zero quilômetro passaram a ter de contar, obrigatoriamente, com a tecnologia nos bancos frontais.

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Já o airbag nos bancos traseiros não é obrigatório, mas um item extra de segurança oferecido por alguns veículos.

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Vale ressaltar, ainda, que, conforme o § 6° do art. 105 do CTB , a exigência de airbag não se aplica aos veículos de exportação.

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O que o CONTRAN aborda sobre o uso do airbag

Você viu, acima, o que o CTB determina sobre o uso de airbag.

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Mas as regras não param por aqui: o CONTRAN também traz Resoluções sobre a utilização do airbag.

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A Resolução n° 311/2009, alterada pela Resolução n° 534/2015, trata da obrigatoriedade do airbag em veículos novos, especificamente para os ocupantes dos bancos dianteiros.

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Além dos veículos de passeio, a Resolução também torna obrigatório o uso do airbag para os seguintes tipos de veículos (parágrafo único, art. 1°):

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  • carros para transporte de passageiros de até 8 lugares (além do assento do motorista);
  • veículos de transporte de cargas, com peso máximo não superior a 3,5 toneladas.
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Já a Resolução n° 534/2015, que altera o art. 4° da Resolução n° 311/2009, determina quais veículos são dispensados da obrigatoriedade do airbag. São eles:

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  • veículos fora-de-estrada;
  • veículos especiais, definidos pela norma NBR 13.776 da ABNT;
  • veículos de uso bélico;
  • veículos que passarem por transformações, de homologação compulsória, desde que a transformação tenha sido feita até 1° de janeiro de 2014.
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Por fim, ainda cabe mencionar as determinações da Resolução n° 597/2016, que também alterou a Resolução n° 311/2009, incluindo 4 incisos em seu art. 4°, mencionado acima.

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Assim, mais 4 casos se tornaram isentos da obrigatoriedade do airbag:

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  1. fabricantes de veículos de pequena série;
  2. fabricantes de veículos artesanais;
  3. réplicas de veículos;
  4. automóveis de carroçaria Buggy.
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Agora que você sabe tudo o que a legislação brasileira define sobre a utilização dos airbags, está na hora de tirar uma dúvida comum a muitos motoristas.

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Afinal, qual o prazo de validade desse equipamento?

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Qual o Prazo de Validade do Airbag

Quando se fala em prazo de validade de airbags é preciso levar alguns aspectos em consideração, como a nacionalidade e o fabricante do dispositivo.

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Na Europa, por exemplo, o prazo ideal para a substituição do airbag é de 10 anos. Nos Estados Unidos, esse prazo aumenta para 15 anos.

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Aqui no Brasil também há variação nos prazos de validade do equipamento, já que não há uma regulamentação federal sobre o assunto. O prazo varia de acordo com a montadora.

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Uma reportagem veiculada na Revista Quatro Rodas questionou representantes da Chevrolet, Toyota e Peugeot sobre o assunto.

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A Chevrolet e a Toyota revelaram que não estipulam prazo de validade para os airbags dos seus veículos.

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A Peugeot, por outro lado, informou que a vida útil ideal dos airbags é 10 anos. Após esse tempo, é recomendável trocar o dispositivo por um novo.

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Como você pode ver, quando o assunto é prazo de validade desses importantes mecanismos de segurança, as determinações costumam variar.

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Mas, e se o sistema de airbag apresentar algum problema, você sabe o que fazer?

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É o que explicarei na próxima seção.

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Como Identificar um Defeito no Airbag?

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Toda vez que o sistema de airbag está com algum problema, o motorista pode identificar o aviso no painel do seu carro, uma vez que o símbolo que representa o dispositivo acende.

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Por isso é muito importante que o motorista fique sempre atento à sinalização no painel do veículo enquanto dirige.

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Caso você não saiba qual é o símbolo do airbag, basta consultar no manual do proprietário do veículo.

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Uma vez identificado um problema com o airbag, o ideal é procurar ajuda profissional o quanto antes.

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Além disso, sempre que submeter o carro à revisão geral periódica, solicite também uma revisão no sistema de airbag.

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Falando em airbags que podem ter defeitos, você sabia que, dependendo da gravidade do problema, eles podem ferir e até mesmo causar a morte dos ocupantes do veículo?

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Saiba mais sobre isso a seguir.

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Recalls de Airbags e a Segurança do Usuário

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Como você viu acima, os airbags podem apresentar defeitos como qualquer outro sistema ou componente do veículo.

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Mas, quando o equipamento já vem com defeito de fábrica, e é disponibilizado no mercado em grande escala, as consequências podem tomar proporções consideráveis.

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Nesse caso, é responsabilidade da montadora que produziu o veículo convocar os proprietários dos veículos para um recall.

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O recall consiste em uma convocação para que determinado produto seja devolvido para substituição ou reparo de possíveis defeitos.

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Acontece, porém, que nem sempre o problema é identificado a tempo, ou seja, antes do airbag defeituoso fazer vítimas.

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Por exemplo, a fabricante japonesa de airbag, Takata, fez 16 vítimas e afetou mais de 31 milhões de carros no mundo todo, incluindo o Brasil.

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De acordo com publicação da plataforma G1, a Takata teve de pagar US$ 1 bilhão por todo esse prejuízo, já que se declarou culpada após ser acusada criminalmente.

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Outra publicação da G1 revelou que a Ford convocou um recall de 66.087 unidades de Fusion e Edge para que os “airbags mortais” da Takata sejam substituídos.

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Esses “airbags mortais”, explica a matéria, podem expelir fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo, consequência de quando ele é inflado com muita pressão interna, causando o rompimento do nylon.

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Assustador, não é mesmo? E, no mínimo, contraditório, já que um dispositivo como o airbag foi desenvolvido justamente para salvar vidas.

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Por isso, se você está pensando em adquirir um carro com airbag, é fundamental conhecer a procedência do fabricante do dispositivo e se informar sobre o histórico do produto.

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Conclusão

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Com a leitura deste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o uso do airbag.

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Para isso, expliquei quando ele foi criado e quais funções desempenha em um veículo.

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Além disso, você conheceu os principais tipos de airbags disponíveis no mercado e suas diferentes formas de proteger motoristas e passageiros.

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Você também conferiu o que o CTB e o CONTRAN definem sobre esse importante equipamento.

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Quanto ao seu prazo de validade, conforme expliquei, ele irá variar de acordo com o país e a fabricante do produto.

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Além disso, você ficou sabendo o que é recall e como ele é importante para evitar maiores estragos e garantir a segurança do usuário.

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Se você ainda ficou com dúvidas sobre a utilização e a funcionalidade dos airbags, deixe um comentário ao final do artigo para que eu possa ajudá-lo.

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Referências:

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  1. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/projetos/auto/dispositivo-essencial-1.2201592
  2. https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-invencao-do-airbag.html
  3. http://www.portalautoshopping.com.br/blog/quais-os-principais-tipos-de-airbag-e-como-funcionam/
  4. https://ocaisdamemoria.com/2015/07/10/sabem-quem-inventou-o-airbag/
  5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11910.htm#art1
  6. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_311_09.pdf
  7. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao5342015.pdf
  8. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao59720162.pdf
  9. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/airbags-possuem-prazo-de-validade/
  10. https://www.tricurioso.com/2018/08/31/quem-inventou-o-airbag/
  11. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  12. http://www.portalautoshopping.com.br/blog/quais-os-principais-tipos-de-airbag-e-como-funcionam/
  13. https://www.noticiasautomotivas.com.br/top-10-carros-mais-baratos-com-airbags-de-cortina/
  14. https://doutormultas.com.br/airbag/?utm_expid=.iWTPc77zQaa-tlmG6-dazQ.0&utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F
  15. https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/05/01/ford-convoca-recall-de-fusion-e-edge-por-airbags-mortais.ghtml
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