Descubra Agora Qual o Melhor e Mais Barato Seguro Para Carros

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.

Se contratar o melhor e mais barato seguro para carros é o seu objetivo, saiba que você está tomando uma decisão certa em relação aos cuidados com o seu veículo.

Levantamentos revelam que, em média, um veículo é roubado por minuto no Brasil. A violência que vem tomando conta do país tem feito com que muitos condutores percam seus veículos, vítimas de roubos ou furtos.

Na cidade do Rio de Janeiro, capital que apresenta índices alarmantes de insegurança, cerca de quatro carros são roubados por hora.

Junto com esse problema na segurança enfrentado pelos brasileiros, aparecem os problemas econômicos que levam muitas pessoas a se reorganizarem para não se complicarem em suas finanças.

Com isso, acaba sendo inevitável cortar gastos em seus orçamentos, de modo a priorizar o que é visivelmente indispensável.

E, nessa leva de cortes nas contas, muitos proprietários de veículos decidem por reduzir os gastos com seus automóveis, como com o seguro, por exemplo.

No entanto, essa economia imediata, gerada pelo rompimento com a seguradora, pode ocasionar perdas muito maiores no futuro.

Isso porque há casos nos quais a falta de proteção ao veículo pode fazer com que você perca seu bem definitivamente, como em assaltos ou acidentes.

Diante dessa circunstância, o ideal seria encontrar um seguro para carros que não pesasse tanto no bolso, comprometendo o orçamento.

Por isso, decidi abordar este assunto neste artigo e ajudá-lo a descobrir qual o melhor e mais barato seguro para carros.

Para saber mais, leia-o até o final.

O Que é Seguro Para Carros

Conforme comentei na introdução deste artigo, é importante tomar cuidado com seu veículo, para protegê-lo de ocorrências de eventos desagradáveis, como roubo ou acidentes de trânsito.

Isso quer dizer que carros com seguro estão livres desse tipo de problema? Logicamente, não. Porém, o seguro é uma proteção para que o prejuízo não seja tão grande caso você passe por alguma situação inesperada.

Existem alguns tipos de seguro disponíveis sobre os quais vou falar na próxima seção. Dependendo do tipo que você contrata para o seu carro, o seguro pode cobrir danos materiais ou pessoais em caso de acidentes com vítima.

Para contratar um seguro para seu carro, é necessário procurar um corretor, responsável por levar sua proposta às seguradoras.

A proposta, quando aprovada, gera a apólice de seguro, que nada mais é do que o contrato a ser assinado junto à seguradora escolhida.

Quando se contrata uma apólice de seguro, é indispensável analisar todo o contrato com seu corretor para que ele possa explicar cada detalhe sobre a proteção do seu veículo.

Desse modo, você saberá o que está segurado em seu carro e o que não entra no contrato. Isso facilita na hora de acionar a seguradora.

É possível contratar seguro para veículos automotores de via terrestre e, também, para reboques. Dessa forma, carros, motocicletas, caminhões e ônibus podem ser segurados.

Por outro lado, veículos aéreos, aquáticos ou que andem sobre trilhos não entram na lista dos que podem ser protegidos por seguro auto.

Veja, abaixo, alguns dos tipos de cobertura para proteção do seu veículo que você encontrará no mercado.

Tipos de Coberturas

Dentre os tipos de coberturas disponíveis, está a proteção contra roubo e furto

Diante de todas as opções de seguro disponíveis no mercado, é comum que os proprietários de veículos automotores fiquem em dúvida sobre qual contratar.

Por esse motivo, decidi comentar com você quais são os tipos de seguro para carros existentes para ajudá-lo na hora de escolher qual a opção que mais se encaixa às suas necessidades.

Podemos dividir as coberturas em dois grupos:

  • cobertura básica;
  • cobertura adicional.

A partir de agora, veja quais são as principais características de ambos.

  1. Cobertura básica – Abrange tudo o que tem a ver com o veículo. Nesse tipo de cobertura, é garantido o reembolso dos gastos com os veículos segurados. Normalmente, as coberturas básicas englobam casos de incêndio, roubo, colisão e desastres naturais, como alagamentos, por exemplo.

 

  1. Cobertura contra incêndio e roubo – Garante indenização para o caso de o veículo ser roubado, totalmente furtado, incendiado ou, ainda, em caso de explosão. Por ser um plano mais básico, costuma ser mais barato.

 

  1. Cobertura compreensiva Esse é o tipo mais comum de seguro, até porque costuma ser o primeiro no qual pensamos quando o assunto é esse. Ele cobre incêndio, roubo e colisão, mas apenas para o seu veículo.

 

  1. Cobertura de danos a terceiros – Essa modalidade de seguro é para quem tem a intenção de proteger outros veículos além do seu. Neste caso, sua apólice cobre danos causados a veículos de outras pessoas. Normalmente, a cobertura abrange danos materiais, pessoais ou morais.

 

  1. Cobertura em acidentes pessoais de passageiros Nesse caso, a proteção se estende aos passageiros do veículo segurado ou indenizações em caso de danos físicos ou falecimento.

 

No entanto, caso seu interesse seja ampliar a proteção do seu veículo, incluindo mais itens à sua apólice, é necessário contratar uma cobertura adicional.

Existem muitas opções de adicionais a serem incluídas na apólice de seguro do seu veículo. Você pode solicitar cobertura para os acessórios do seu veículo, como aparelho de som, kit gás, entre outros.

Sua apólice pode incluir o pagamento de serviços, como aluguel de carro, que acontece se seu veículo é roubado ou sofre acidente, resultando em conserto mais caro que o valor da apólice.

Nessa modalidade, existe o serviço de assistência 24 horas. Nesse caso, a seguradora oferece alguns serviços de forma gratuita, como de mecânico, chaveiro, reboque, entre outros.

Há, também, a opção de cobertura de pagamento de riscos. Um exemplo disso é o caso de seguro para veículos de carga. Nessa modalidade, a seguradora garante pagamento referente à perda de faturamento em caso de sinistro incluído na apólice.

Ainda sobre coberturas adicionais, é possível contratar ampliação do limite da cobertura. Nesse caso, é possível pagar por cobertura internacional para o caso de você fazer uma viagem com seu veículo.

Até aqui, comentei algumas possibilidades de coberturas básicas e adicionais. É importante ressaltar que existem outros serviços oferecidos pelas seguradoras e, por isso, é interessante que você pesquise bem para encontrar o que melhor atende as suas necessidades.

De modo a ajudá-lo nessa busca, separei algumas dicas importantes sobre os cuidados que você deverá tomar.

Dicas Para Contratar o Melhor e Mais Barato Seguro Para Carros

Chegou a hora de descobrir como contratar o melhor e mais barato seguro para carros. Nessa seção, separei algumas dicas para que você consiga fazer uma boa escolha, economizando dinheiro.

  1. A primeira dica é pesquisar.

A procura por propostas de várias seguradoras é indispensável, pois cada uma utiliza critérios diferentes para analisar sua proposta e, assim, cobrar pela cobertura.

Pesquise até mesmo antes de comprar ou trocar de carro para que você possa saber se será possível pagar pelo seguro de um veículo com as características do carro pelo qual estiver interessado.

  1. A segunda dica é simular.

Você vai precisar de um corretor de seguros para auxiliá-lo no contato com as seguradoras. Porém, antes disso, você pode fazer simulações nos sites das empresas.

Além disso, pense no motivo pelo qual você está contratando um seguro para seu automóvel. Isso fará com que seja possível analisar o que é, de fato, necessário contratar e o que pode ser dispensado.

Por isso, reflita sobre quais riscos mais corre o seu carro. Veja se o principal é protegê-lo contra roubo, ou contra incêndios, ou se seu interesse maior é contratar cobertura para danos a terceiros etc.

  1. A terceira dica é procurar um profissional.

Na hora de escolher o corretor de seguros, procure verificar se é um profissional de confiança, o qual poderá ajudá-lo a escolher a cobertura mais adequada por um preço interessante.

  1. A quarta dica é ser um bom motorista.

Uma dica que considero muito importante é que você seja um bom condutor. Digo isso porque não apenas as informações sobre o veículo exercerão influência no valor a ser pago pelo seguro, mas também seu histórico como motorista.

Condutores cujo histórico seja livre de multas e demais problemas com as leis de trânsito demonstram correr menos risco de precisar acionar o seguro em algum momento. Dessa forma, a seguradora pode levar isso em consideração e cobrar menos pela apólice.

Na hora de renovar o seguro do carro, também é possível economizar. Negocie com a seguradora com a qual você já tem contrato assinado, pois muitas empresas oferecem desconto para proprietários que optam por permanecer com elas.

Algo importante também é entender como o preço do seguro é calculado. Na próxima seção, explicarei quais aspectos podem fazê-lo ser maior ou menor.

 

Entenda o Cálculo e Descubra Qual o Melhor e Mais Barato Seguro Para Carros

Veja como é calculado o valor do seguro auto

Ouço muitas pessoas afirmando não entender quais as razões para o valor cobrado pelo seguro de seus veículos.

Isso é normal, pois são vários os aspectos que determinam o custo da proteção do automóvel. Por conta disso, vou explicar como funciona o cálculo do seguro para você.

Começando pelas características do veículo, reitero que a marca, o modelo e o ano do seu carro influenciam no preço a ser cobrado pela seguradora.

Quanto mais caro o carro, mais caro será para protegê-lo. Isso porque a empresa terá de desembolsar um valor maior em caso de sinistro envolvendo um carro menos popular ou zero quilômetro, por exemplo.

Além disso, cada seguradora possui um sistema de armazenamento de dados dos veículos segurados. Assim, as empresas podem definir o valor do seguro com base no número de ocorrências atendidas a determinados modelos de veículos.

As seguradoras podem consultar, também, dados gerais de ocorrências, como roubos e acidentes. Modelos envolvidos mais vezes em acidentes poderão ter o valor do seguro mais alto.

Dados sobre você também são considerados na hora de cotar o seguro do veículo. O local onde o proprietário mora, por exemplo, ajuda a definir o preço do seguro. Grandes centros urbanos tendem a elevar o valor a ser cobrado.

Você precisa informar o uso que faz do veículo. Com isso, se você precisa utilizar intensamente o carro, é provável que a seguradora cobre mais pela proteção, visto que ele passa mais tempo exposto a riscos.

Informações pessoais, tais como idade, sexo, estado civil e tempo de experiência no trânsito também são determinantes na análise feita pela seguradora.

O valor final será o resultado do diagnóstico feito pela seguradora, por meio do questionário de avaliação de risco que você terá preenchido.

Muitas pessoas não gostam dessa fase que antecede a contratação do seguro, pois esse questionário consiste em uma série de perguntas a serem respondidas para que seja possível analisar a sua situação.

Mentir no questionário não é uma boa ideia. Alguns proprietários pensam que omitir ou alterar algumas informações pode baratear o seguro.

No entanto, caso não haja honestidade no preenchimento do questionário, a seguradora pode não ser obrigada a pagar a indenização por algo sobre o qual não foi informada.

Se, dentre todas as opções do mercado, os preços ainda estão salgados para você, vale a pena conferir a próxima seção deste artigo.

Carros com seguro mais baixo

Será que seu carro está na lista?

Agora que você sabe melhor como é definido o valor do seguro dos carros, chegou o momento de conhecer os veículos que costumam ter os seguros mais baixos no Brasil.

É importante ressaltar que fiz essa lista com os 5 veículos com seguro mais barato a partir de pesquisas, pois cada seguradora terá seu critério para definir o valor cobrado.

Além disso, você já sabe que o valor varia de acordo com o perfil do proprietário e conforme a utilização do carro. Por isso, os dados a seguir são apenas estimativas.

O cálculo foi feito com base nos preços comumente cobrados pelo seguro dos modelos a seguir, sem considerar qualquer critério empregado para a definição dos valores.

Sendo assim, confira a lista dos 5 carros que possuem o seguro mais baixo.

Renault Sandero: R$ 1.887,50.

Ford Ka: R$ 1.941,50.

Toyota Etios: R$ 2.073,25.

Chevrolet Cobalt: R$ 2.160,25.

Chevrolet Prisma: R$ 2.252,00.

 

Veja Como Funcionam as Franquias de Seguro Auto

Entenda, de uma vez por todas, o funcionamento das franquias de seguro

Esse ponto pode causar dúvidas e confusões entre os interessados em contratar um seguro para o seu carro.

Normalmente, pensa-se que o seguro dispensa qualquer despesa em caso de acidente com o veículo.

No entanto, não é bem assim que acontece. Ao contratar seguro auto, o segurado recebe uma franquia, a qual representa o valor pelo qual ele será responsável se precisar consertar o veículo.

Para facilitar o entendimento, imagine que você assinou contrato com a seguradora e a franquia do seguro é de 1 mil reais.

Agora, suponhamos que você sofreu um acidente com o carro e o conserto vai custar 4 mil. Nesse caso, você terá de arcar com o valor de 1 mil, que é a franquia, e a seguradora pagará os 3 mil restantes.

A franquia existe para que o condutor sinta a necessidade de, mesmo estando protegido, tomar cuidado no trânsito para não se envolver em acidentes. Dessa forma, tanto condutor quanto seguradora estarão evitando que o seguro seja acionado.

As franquias se apresentam de algumas formas diferentes. É interessante saber que, quanto maior for o valor da franquia, menor será o valor pago pelo seguro.

Há três principais tipos, como você pode ver abaixo.

Franquia normal – Nela, o valor pago pelo seguro é mais baixo, mas o da franquia é maior. Dessa forma, a seguradora somente poderá ser acionada em casos de danos maiores ao veículo.

Franquia reduzida – Nesse caso, o valor do seguro será maior, mas o proprietário terá de arcar menos em caso de acidente. É indicada para quem imagina precisar acionar a seguradora com mais frequência.

Franquia majorada – Essa opção costuma ter o dobro do valor da franquia normal. Com isso, o contratante precisa arcar com um valor maior em caso de sinistro envolvendo o carro, mas pagará bem menos pelo seguro. Esse tipo costuma ser acionado em caso de acidentes graves.

Cabe ressaltar que a franquia deverá ser paga quando a indenização não atinge 75% do valor do carro. Um exemplo disso pode ser uma colisão leve.

Por outro lado, caso a indenização atinja 75% do valor do carro ou mais, resultando em perda total, ou caso você tenha algum tipo de cobertura especial que preveja a isenção da franquia, ela não precisará ser paga.

Por fim, antes de finalizar a leitura deste artigo, veja quais são as melhores seguradoras do mercado atual.

Melhores Seguradoras de 2019

A partir de agora, chegou o momento de saber quais são as melhores seguradoras que estão presentes atualmente no mercado.

Fiz essa seleção a partir da análise de várias empresas que oferecem esse tipo de serviço. Com isso, vale lembrar que existem muitas opções no mercado, e você deve estar atento à oferta de cada uma antes de contratar o seguro para seu automóvel.

Ituran

A Ituran é especialista em rastreamento de veículos. Com sua tecnologia avançada, a empresa busca proteger veículos, cargas e frotas contra roubo e furto.

São oferecidas 2 opções para quem decidir proteger seu veículo com a Ituran. Uma delas é a contratação de rastreamento do veículo. Com isso, você pode rastreá-lo por meio de app ou pelo seu computador.

Mas você pode escolher a Ituran com seguro. Nesse caso, além do rastreador, você tem direito a 5 acionamentos de assistência 24 horas.

Além disso, caso você tenha seu veículo roubado e não seja possível encontrá-lo, a Ituran poderá indenizá-lo em até 100% da avaliação do carro na tabela FIPE.

É possível, ainda, contratar coberturas adicionais, como proteção para terceiros e perda total causada por colisão.

Liberty Seguros

A Liberty Seguros é uma empresa com mais de 100 anos no mercado nacional e vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Para automóveis, a empresa oferece 4 tipos de seguros, possibilitando a escolha por planos mais completos ou básicos.

Por exemplo, a empresa oferece a opção de seguro Auto Perfil. Nesse plano, você tem direito a:

  • cobertura contra incêndio;
  • roubo ou furto;
  • colisão;
  • contra danos causados a outras pessoas.

Você pode incluir, nesse plano, cobertura para despesas com a higienização do veículo, acidentes pessoais de passageiros, despesas extras, entre outros.

Além dessa opção, você pode escolher o seguro Auto Exclusivo, Auto Consciente e para Caminhões.

HDI Seguros

A HDI Seguros é uma empresa alemã fundada em 1906. No Brasil, atua há quase 40 anos e, no que diz respeito à proteção de automóveis, a empresa tem como carro-chefe o HDI Auto Perfil.

Nesse plano, a HDI garante cobertura para o veículo para danos causados a terceiros e para acidentes pessoais de passageiros.

Entretanto, é possível adicionar coberturas extras, além das que estão inclusas no plano, como despesas médico-hospitalares e danos morais em caso de ações judiciais, por exemplo.

Além disso, há a opção de contratar extensão da cobertura básica para os países das Américas do Sul, Central e do Norte.

MAPFRE

A MAPFRE é uma empresa que está no Brasil há quase 30 anos. Parte de um grupo espanhol, a empresa está presente em 49 países espalhados pelo mundo.

Quando o assunto é seguro auto, a companhia oferece 7 opções para os interessados em proteger seus veículos.

Em cada uma, o contratante tem várias opções para personalizar a cobertura, deixando o seguro adequado às suas necessidades.

Na opção AutoMais, é oferecida cobertura para:

  • colisões;
  • incêndio;
  • roubo e furto;
  • danos materiais e corporais causados a terceiros.

Além dessa, é possível escolher entre a AutoMais Responsável, AutoMais Gold, AutoMais Caminhão, AutoMais Táxi, Garantia Estendida de Automóveis e Garantia Mecânica e Elétrica.

 

Conclusão

E aí, já sabe como escolher o melhor e mais barato seguro para carros?

Neste artigo, trouxe informações sobre seguro de veículos para que você possa saber qual o melhor e mais barato seguro para carros.

Você viu o que é o seguro auto e qual a importância de manter seu carro protegido. Além disso, conheceu os tipos de cobertura disponíveis.

Não se esqueça de que a pesquisa é a melhor maneira de encontrar a melhor opção para você. Boa parte das seguradoras oferece uma série de coberturas adicionais para que seja possível personalizar o seguro do jeito que você precisa.

Espero ter ajudado a entender como é feito o cálculo do seguro. Agora, você já sabe como é definido o valor cobrado para a proteção do seu carro.

Deixei, ainda, sugestões de seguradoras que podem ser interessantes para proteger seu carro.

Agora, é com você! Faça suas pesquisas e contrate a melhor seguradora, que ofereça boa proteção para o veículo por um preço que caiba no seu bolso.

Se você curtiu este artigo sobre o melhor e mais barato seguro para carros, compartilhe-o com seus amigos e deixe seu comentário.

Sua opinião é importante para mim!

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.