Na correria do dia a dia é comum que uma ou outra conta acabe passando do prazo. A multa pode acabar sendo esquecida, e é preciso quitá-la mesmo que esteja atrasada.
É comum cometer esses deslizes de vez em quando, principalmente quando se está viajando ou muito tempo fora de casa. No geral, as multas surgem por conta de alguma falta de atenção das regras que regem o trânsito, principalmente com a pressa para chegar em algum lugar, desatenção, entre outros.
Não pagar a multa dentro do prazo pode gerar um problema enorme no futuro, talvez trazendo até mesmo consequências no sua rotina que são inesperadas. Imagine ter seu nome “riscado” nos Órgãos de Proteção ao Crédito? Isso pode causar um transtorno considerável se já não estiver esperando por uma situação dessas.
Nós da Doutor Multas resolvemos montar esse guia sobre a forma correta de pagar uma multa de trânsito vencida e todos os malefícios ao não pagar sua multa de maneira nenhuma. Dessa forma, você estará sempre em conformidade com o CTB e evitará mais problemas no futuro vinculados ao seu veículo.
Até o final desse post você saberá como pagar uma multa vencida, os meios de se fazer isso e os problemas atribuídos a uma multa que nunca foi paga.
Consequências de não pagar uma multa de trânsito
Existem grandes prejuízos financeiros atrelados a não pagar a sua multa de trânsito, dificultando assim e muito a vida pessoal do motorista. Mais adiante vamos deixar bem claro tudo aquilo que pode ser perdido por conta de deixar uma multa de trânsito vencida de lado.
Licenciamento do carro se torna impossível:
Não conseguir executar o licenciamento do carro é um dos problemas imediatos que surgem por ter uma multa de trânsito atrasada. Imagine nessa situação ser parado por uma blitz? Além de tudo, você pode ter o carro recolhido ao pátio por estar com o documento vencido!
Definitivamente não é uma maneira muito agradável de seguir a rotina diária, já que a qualquer momento você pode ser parado e o pior pode vir a acontecer. O quanto sua vida não acabará sendo atrasada por conta de uma simples multa que acabou expirando o prazo de pagamento?
Qualquer veículo não licenciado perde a autorização de circular nas vias públicas do Brasil, correndo então esse risco de ter o carro recolhido em qualquer blitz que vier a surgir no caminho.
O veículo não pode ser transferido:
A multa não fica vinculada ao dono do veículo e sim ao automóvel em si, já que nem sempre é possível saber quem foi o motorista que cometeu a infração e adquiriu a multa que acabou expirando a validade. O penalizado acaba sendo o proprietário, já que mesmo que não tenha sido o autor da infração, também não poderá se desfazer do carro até que a multa tenha sido quitada.
Juros sobre a multa que acabou vencendo:
Uma multa que nem sempre é tão grande pode acabar se tornando uma bola de neve enorme já que os juros vão apenas crescendo após o fim do prazo de quitação. Ou seja, quanto mais tempo demorar para pagar, mais caro ficará essa multa.
Não só torna muito mais difícil pagar a multa, como também complica o planejamento financeiro da família. Imagina ter que utilizar aquele dinheiro que estava separado para uma viagem e quitar a multa que está apenas aumentando de valor? É uma situação muito chata que precisa ser resolvida o quanto antes.
Ter nome da dívida ativa:
Caso a multa não seja quitada e esteja apenas sendo empurrada com a barriga, o seu patrimônio pode estar em risco! O juiz responsável pelo caso pode determinar que haja uma penhora de bens para que a quitação da multa seja feita corretamente.
Quando falamos de multa ou de multa atrasada, não há outra alternativa, o melhor a ser feito é quitá-la assim que possível e evitar o desgaste financeiro, emocional e familiar dessa situação.
Pagamento online de multa vencida
Existe sim uma forma de quitar os seus débitos através do pagamento online das multas vencidas! Vamos citar agora adiante o melhor jeito de resolver essa situação sem sair de casa ou ameaçar os seus bens.
O melhor e mais comum é efetuar esse pagamento pelo site do Detran. Nele mesmo é possível fazer uma busca e encontrar a página que faz referência a quitar suas dívidas online, evitando assim ter que ir até uma filial, pegar fila e acabar gastando horas do seu dia para resolver um problema simples.
Após o pagamento, não esqueça de imprimir a guia de recolhimento. Não se surpreenda com o valor, afinal, haverá juros de acordo com o tempo que demorou para a dívida ser quitada.
A guia física será enviada então para o endereço da sua residência, permitindo assim que haja um documento físico comprovando o pagamento da multa atrasada, ajudando a evitar mais problemas no futuro.