Aprenda em 5 Passos Como Fazer Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir

Está com a CNH Suspensa e precisa fazer o Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir? Veja aqui como fazer o curso online, sem precisar sair de casa e volte a dirigir o quanto antes.

Ter uma multa para pagar, independentemente do valor a ser pago, é algo bastante desagradável para um motorista.

Receber pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), então, nem se fala.

O risco de ter o documento suspenso é motivo para acabar com a tranquilidade de quem precisa utilizar o veículo todos os dias.

A suspensão da CNH é uma das penalidades mais severas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois, quando o motorista é penalizado, além de ficar determinado tempo sem dirigir, é preciso fazer o curso de reciclagem para condutores infratores.

Se esse é o seu caso, saiba que, neste artigo, você encontrará o conteúdo de que precisa para voltar a dirigir sem complicações.

Falarei sobre o curso de reciclagem a distância, sobre os temas que são abordados nas aulas de reciclagem, entre outros tópicos pertinentes.

Boa leitura!

 

Em Quais Casos o Curso de Reciclagem da CNH é Previsto?

Caso você ainda não saiba, o curso de reciclagem é uma das seis penalidades a serem aplicadas ao condutor que comete infrações previstas pelo CTB.

As seis penalidades às quais me refiro são mencionadas no art. 256 do Código. São elas:

  1. advertência por escrito;
  2. multa;
  3. suspensão do direito de dirigir;
  4. cassação da Carteira Nacional de Habilitação;
  5. cassação da Permissão para Dirigir;
  6. frequência obrigatória em curso de reciclagem.

No art. 261 do CTB, § 2º, também é mencionado o curso de reciclagem. Nesse ponto, o dispositivo legal se refere à necessidade de o curso ser realizado, obrigatoriamente, após o período de suspensão do direito de dirigir como requisito para recuperá-lo.

“Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

(…)

2º Quando ocorrer a suspensão do direito de dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.” (grifo nosso)

Embora seja o mais comum, a aplicação dessa penalidade não é exclusiva para os casos de suspensão da CNH. Ela é prevista, também, em outras cinco situações, de acordo com o art. 268 do CTB:

“Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

I – quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;

II – quando suspenso do direito de dirigir;

III – quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;

IV – quando condenado judicialmente por delito de trânsito;

V – a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;

VI – em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.”

Tendo em vista a previsão trazida pelo inciso VI deste artigo, é possível que, após ser autuado por cometer uma infração, a sua penalidade seja passar pelo curso de reciclagem.

Pode parecer estranho, mas essa penalidade tem o propósito de reeducar os condutores, fazendo-os rever seus conhecimentos sobre o trânsito.

Se você está nessa situação e é habilitado há bastante tempo, é normal que não lembre de todo o conteúdo visto durante as aulas de direção.

Por esse motivo, no tópico seguinte, você verá quais temas são abordados no curso de reciclagem e de que forma você poderá se preparar melhor para encará-los.

 

Curso de Reciclagem: Conheça o Funcionamento, Saiba O Que Será Estudado e O Que é Preciso Para Ser Aprovado

O curso de reciclagem tem o proposito de fazê-lo relembrar os temas relacionados ao trânsito
O curso de reciclagem tem o proposito de fazê-lo relembrar os temas relacionados ao trânsito

Como eu disse no tópico anterior, há mais de um motivo pelo qual pode ser necessário submeter-se ao curso de reciclagem.

Contudo, todos eles carregam o mesmo propósito: o de atualizar os condutores quanto aos seus conhecimentos de trânsito.

A boa notícia para quem vai enfrentar o curso de reciclagem é que, diferentemente do curso de formação para condutores, você não será avaliado por uma prova prática.

Ao final de todas as aulas teóricas, você deverá prestar somente o exame teórico, respondendo às 30 questões de múltipla escolha.

O tempo que você terá para a realização da avaliação, incluindo o preenchimento do gabarito de questões, é de 40 a 60 minutos. Esse tempo varia conforme o estado em que a prova será realizada.

Para obter aprovação, você deverá acertar 70% da prova, o que corresponde a 21 acertos, no mínimo.

Enquanto o curso de formação para condutores compreende um total de 45 horas/aula, o curso de reciclagem tem carga horária de 30 horas/a, as quais são subdivididas em 4 temas.

No curso, o aluno deverá assistir às 12 horas/aula destinadas à legislação de trânsito, 8 horas/aula de direção defensiva, 6 horas/aula de relacionamento interpessoal e 4 horas/aula de primeiros socorros.

De modo que você possa ter uma maior noção de como esses temas aparecem nas aulas teóricas e são cobrados na avaliação, falarei brevemente sobre cada um deles.

Nas aulas de legislação de trânsito, você será apresentado, evidentemente, às normas de circulação no trânsito, às infrações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, às placas de sinalização etc.

Com as aulas de direção defensiva, é esperado que você aprenda a adotar uma postura defensiva ao volante. Isso significa, principalmente, evitar cometer imprudências que ponham em risco a vida das pessoas no trânsito.

Portanto, essas aulas são direcionadas à manutenção da segurança, o que significa que você verá quais condutas devem ou não ser adotadas no trânsito.

O tema de relacionamento interpessoal é relativo às noções de proteção e respeito ao meio ambiente e ao convívio social no trânsito.

Nesse sentido, serão abordados assuntos como: preservação do meio ambiente, causas de acidentes, relações humanas etc.

Para voltar a dirigir, você também precisará rever algumas noções básicas de primeiros socorros para saber como agir adequadamente em acidentes ou em outras situações de emergência no trânsito.

Caso você reprove na primeira tentativa, terá a chance de fazer a prova novamente, após 5 dias. Se não conseguir a aprovação novamente, o curso deverá ser realizado desde o início.

Os Cursos de Reciclagem podem ser realizados tanto presencialmente quanto a distância. Entre os benefícios do curso de reciclagem a distância estão a praticidade (é possível ter acesso às aulas pelo computador, tablet ou smartphone) e a rapidez (os alunos podem concluir as aulas em três dias).

 

Curso de Reciclagem a Distância: É Permitido por Lei? Existem Benefícios?

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) permite que o curso de reciclagem seja realizado na modalidade a distância, desde 2004, quando foi publicada a Resolução n°168/2004.

Em março do ano passado, o Conselho publicou a Resolução n°730/2018, estabelecendo os critérios e requisitos técnicos para a homologação dos cursos na modalidade de ensino a distância.

A partir de então, todos os cursos de atualização – Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH, Curso de Reciclagem para Condutores Infratores, Curso Preventivo de Reciclagem e Cursos Especializados de Capacitação para Condutores de Veículos – devem cumprir as exigências mínimas dispostas na referida Resolução.

Fazer o curso de reciclagem a distância é uma boa saída para quem tem poucos horários disponíveis durante o dia, pois agiliza bastante o processo.

Afinal, escolhendo essa opção, além de não precisar se deslocar até um DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) ou CFC (Centro de Formação de Condutores) para frequentar as aulas, é você mesmo quem definirá a carga horária de aulas por dia, conforme a sua necessidade.

Em geral, as pessoas tendem a desconfiar da possibilidade de realizar o curso de reciclagem online.

No entanto, desde que a instituição escolhida seja credenciada e homologada pelo DETRAN e pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), não há risco de você ter problemas.

Inclusive, caso você tenha receio, é possível pedir uma recomendação de uma empresa vinculada ao departamento de trânsito do seu estado.

 

Curso de Reciclagem no IbacBrasil: Por Que Essa Empresa é a Mais Indicada e Quais Estados Oferecem Essa Possibilidade

É possível fazer o curso de reciclagem em casa e voltar a dirigir de forma muito mais fácil
É possível fazer o curso de reciclagem em casa e voltar a dirigir de forma muito mais fácil

O IbacBrasil, sem dúvida, é a empresa mais indicada para ajudá-lo a recuperar sua CNH.

Além de ser especialista no ensino a distância, a empresa tem 15 anos de experiência no mercado e trabalha com processos educacionais certificados conforme a Norma ISO 9001.

Você pode confiar no curso de reciclagem disponibilizado pelo IbacBrasil, pois o conteúdo que você irá estudar e a metodologia de realização do curso são devidamente homologados pelo DENATRAN e autorizados pelo DETRAN de cada estado para os quais os cursos são ofertados.

A empresa atende 8 estados do país: Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe, oferecendo os cursos online de reciclagem da CNH e de direção defensiva para motoristas profissionais.

Em alguns estados, como Goiás, Paraná e Espírito Santo, além desses dois cursos, é oferecido também o de reciclagem preventiva da CNH, que é destinado aos motoristas profissionais com pontuação na CNH entre 14 e 19.

O curso de reciclagem preventiva tem o objetivo de evitar que o motorista, o qual exerce atividade remunerada com o veículo, fique sem dirigir por conta da suspensão da CNH.

O requisito para realizar o curso, além de a habilitação somar entre 14 e 19 pontos, é ter o registro EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH e ser habilitado em, pelo menos, uma das categorias C, D ou E.

Mais de 60 mil condutores fizeram o curso de reciclagem na plataforma online do IbacBrasil e, com isso, conseguiram ter seu direito de dirigir de volta com muito mais facilidade.

Não posso deixar de falar a respeito de um dos principais diferenciais dos serviços do IbacBrasil: o curso de reciclagem da CNH online pode ser realizado pelos condutores surdos, pois os conteúdos também são ministrados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

Curso de Reciclagem no IbacBrasil: Como Se Inscrever e Fazer o Curso Online

Faça o curso de reciclagem em apenas 3 dias
Faça o curso de reciclagem em apenas 3 dias

Não há mistério para começar a assistir às aulas e garantir que a sua CNH seja recuperada assim que possível.

Quando o condutor é penalizado com a suspensão do seu direito de dirigir, o órgão responsável por aplicar a penalidade determina, também, o tempo em que a CNH deverá ficar suspensa.

O período de bloqueio do direito de dirigir pode ir de 2 a 24 meses, dependendo da circunstância que motivou a suspensão.

A suspensão é uma penalidade que pode ser aplicada em dois casos: quando o condutor comete uma infração autossuspensiva ou quando, em 12 meses, atinge 20 pontos na CNH.

No primeiro caso, o tempo mínimo estabelecido para que a penalidade seja cumprida é 2 meses. Na segunda circunstância, o tempo mínimo é 6 meses.

Em ambas, o máximo de tempo que pode ser estabelecido para a suspensão é 24 meses.

Para voltar a dirigir, o condutor deverá, antes, cumprir com o período de suspensão determinado pelo órgão. Contudo, isso não o impossibilita de se inscrever no curso de reciclagem a fim de adiantar o processo.

O curso de reciclagem da CNH pode ser feito antes do término do período de suspensão, ou seja, ao longo do tempo determinado.

Desde o início do período de suspensão, você já pode procurar o IbacBrasil para se inscrever no curso.

Assim, quando o tempo de suspensão for concluído, você estará apto a voltar ao volante, sem precisar esperar nem mais um dia.

Além disso, não se esqueça de que existe a possibilidade de reprovação na primeira tentativa da prova teórica.

Nesse caso, é possível refazê-la a tempo, de modo que, ao fim da suspensão, você possa pegar a CNH no DETRAN no mesmo dia.

Portanto, a partir de agora, você verá quais passos devem ser dados para iniciar o curso de reciclagem e finalizá-lo em poucos dias.

 

Passo 1 – Entregue a CNH no DETRAN e confira se você está apto a se matricular no curso

O primeiro passo a ser dado é entregar a sua CNH no DETRAN para que o período de suspensão comece a ser contado. Quanto antes você entregar o documento, antes poderá voltar ao volante.

Após acessar o site do IbacBrasil, na página inicial, aparecerão os 8 estados para os quais o curso de reciclagem online está disponível.

Você deverá selecionar o estado em que a sua CNH está registrada. Depois, clique em “RECICLAGEM DE CNH ONLINE”.

Você será direcionado, então, para a aba em que você poderá fazer essa verificação, inserindo o seu CPF, sua data de nascimento e a categoria da sua CNH.

Esse sistema é integrado ao DETRAN do seu estado. Por isso, é importante que você verifique antes se está tudo certo para que possa fazer o curso.

Caso esteja apto, o próprio sistema abrirá um formulário para que você faça a matrícula.

 

Passo 2 – Matricule-se no curso de reciclagem

Para efetuar a matrícula, preencha o formulário com os seus dados e indique a forma de pagamento.

A quantia cobrada poderá ser parcelada ou paga à vista no boleto. O valor e as possibilidades de parcelamento variam dependendo do estado.

Os valores mais em conta estão na região sul do país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o curso custa R$130 no boleto bancário, ou é possível parcelar esse valor em 4 vezes sem juros no cartão.

Para você ter uma ideia, no DETRAN/RS, o valor total do curso de reciclagem é R$279, 24.

Em Santa Catarina, o valor é um pouco mais caro do que no Rio Grande do Sul: R$180. Contudo, o número de parcelas aumenta para 8 vezes sem juros no cartão.

No Rio de Janeiro, estado que há 3 anos recebe os serviços do IbacBrasil, o curso de reciclagem online custa, pelo Instituto Base de Conteúdos e Tecnologias Educacionais,  R$225.

O IbacBrasil ainda não atende no estado de São Paulo, mas, lá, se o curso de reciclagem for feito no DETRAN/SP, o condutor não paga nada.

Caso o pagamento seja feito via boleto, você deverá aguardar a compensação bancária, que pode levar até 48h.

Pagando com o cartão, por outro lado, a compensação é imediata e, assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail informando o login e a senha de acesso ao curso.

 

Passo 3 – Prepare-se para o exame teórico

Esta etapa é a mais importante, pois é quando você deverá assistir às aulas do curso, buscando absorver o máximo dos conteúdos estudados para realizar o exame teórico e conseguir a aprovação.

Esta etapa é a mais importante, pois é quando você deverá se dedicar aos estudos, buscando absorver o máximo dos conteúdos para realizar o exame teórico e conseguir a aprovação.

O curso deve ser finalizado, no mínimo, em 3 dias e, no máximo, em 45 dias.

Ao conclui-lo, basta imprimir o certificado online gerado pelo sistema. Assim, a nota atingida no curso será registrada automaticamente na base de dados do DETRAN.

Com a nota, que deve ser, no mínimo, sete, você já pode ir para o próximo passo.

 

Passo 4 – Agende o exame teórico no DETRAN

Esta é a penúltima etapa. Com o certificado de conclusão do curso de reciclagem em mãos, você deve se dirigir até um CFC de sua preferência para solicitar o desbloqueio do seu RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação).

Após, efetue o pagamento da taxa referente ao exame teórico e agende a prova. No estado do Rio Grande do Sul, o agendamento pode ser feito de forma presencial; nos outros estados, no entanto, o processo é feito via site do DETRAN.

Acertando 70% das questões da prova, você estará aprovado para retomar o seu direito de dirigir assim que findar o período de suspensão da CNH.

 

Passo 5 – Busque sua CNH no DETRAN

Depois de ser aprovado e de cumprir a penalidade de suspensão, você só precisará ir até o DETRAN para ter o seu documento de habilitação de volta e poder voltar a dirigir.

 

Sem reciclagem, não dirija!

É melhor deixar o veículo na garagem
É melhor deixar o veículo na garagem

Voltar a dirigir após o período de suspensão, sem ter feito o curso de reciclagem, é sinônimo de problemas.

Enquanto você não obtiver aprovação na prova teórica da reciclagem, não estará apto a dirigir, ainda que já tenha cumprido o tempo de suspensão.

Além disso, sem realizar o curso, você não poderá retirar a CNH no DETRAN.

O condutor que for flagrado dirigindo um veículo sem passar pela reciclagem terá sua habilitação recolhida, de acordo com o art. 16, § 4º da Resolução n° 723/18 do CONTRAN.

Por não portar a CNH, também será autuado por conduzir o veículo sem os documentos de porte obrigatório, infração prevista no art. 232 do CTB.

 

Conclusão

Siga o passo a passo e tenha sua CNH de volta em pouco tempo
Siga o passo a passo e tenha sua CNH de volta em pouco tempo

Com este artigo, você soube que a frequência em curso de reciclagem é umas das penalidades previstas pelo CTB.

Além disso, apresentei a você os casos em que pode ser necessário que o condutor passe pela reciclagem da CNH.

Com você viu, não é apenas por conta da suspensão do direito de dirigir que essa penalidade pode ser aplicada, embora seja essa a circunstância mais comum.

Falei brevemente, também, sobre os temas abordados nas aulas do curso e sobre a permissão para realizá-lo a distância.

Agora, você conhece o IbacBrasil – Cursos de Trânsito e sabe que essa empresa oferece a melhor e mais econômica opção para que você faça seu curso de reciclagem e volte a dirigir.

Com toda a ajuda disponibilizada pela empresa, tenho certeza de que você só terá vantagens fazendo o curso totalmente online.

Basta seguir o passo a passo, preparar-se para fazer a prova e tudo dará certo!

Se precisar de ajuda nesse sentido, ou se quiser recorrer de uma multa de trânsito, minha equipe de especialistas em direito de trânsito e eu estamos à disposição.

Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou ligue para o número 0800 6021 543.

Farei uma análise gratuita do seu caso e lhe responderei o quanto antes!

Aprenda em 5 Passos Como Fazer Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir
5 (100%) 7 votes