Decreto que Autoriza o Direito de Dirigir Para Mulheres Entra em Vigor na Arábia Saudita

direito de dirigir para mulheres conquista

Com o início do século XXI, muitas mudanças aconteceram nos últimos anos.

Entre essas mudanças estão, por exemplo, a aproximação de nações que romperam relações no século passado, como é o caso entre as duas Coreias.

Exemplos como este nos ajudam a entender que mudanças são sempre necessárias, e podem representar benefícios para a vida de muitas pessoas.

Um desses exemplos, bastante comemorado nesta última semana, é o fato das mulheres na Arábia Saudita estarem ocupando, pela primeira vez, o banco do motorista em automóveis.

Isto porque, até então, elas eram proibidas de guiar no país.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Como você sabe, dirigir um veículo é também sinônimo de liberdade, pois é o motorista que decide, normalmente, desde o caminho a fazer até que horas ele e os demais passageiros poderão voltar do seu destino.

Talvez você, que já esteja acostumado a viver em um país onde homens e mulheres têm o direito de assumir o volante, não perceba; mas essa mudança está sendo bastante comemorada porque representa um novo passo rumo à liberdade para as mulheres árabes.

Tanto que, questionadas sobre qual estava sendo o sentimento em poder dirigir pela primeira vez, muitas mulheres árabes destacaram o fato de que, ao conquistarem o direito de dirigir, poderão escolher a hora de ir e voltar ao seu destino.

Essa mudança, aprovada em 2017, foi possível porque, nos últimos 30 anos, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salmain aprovou um programa de reformas sociais no país, estabelecendo novas medidas.

Além disso, ainda no ano de 2017, mulheres árabes lançaram uma campanha na internet, publicando imagens onde conduziam o próprio veículo sob o lema “Que a mulher conduza é uma escolha e não uma obrigação”.

De acordo com as manifestantes, o Estado Árabe não apresentava nenhuma justificativa plausível para continuar mantendo a proibição do direito de dirigir para mulheres no país.

Com isto, após ser aprovado o decreto, além de carros, as mulheres residentes no país poderão guiar motos e veículos pesados.

Entretanto, apesar da medida ter sido bastante comemorada, a conquista do documento de habilitação ainda não foi possível para muitas mulheres.

Isto porque, muitas ainda não tiveram acessos aos cursos autorizados pelo governo, principalmente pelo valor exigido para o processo.

De acordo com matéria publicada na revista Claudia, a lista de espera para frequentar as aulas, provavelmente, chegará a meses.

E, mesmo aquelas que já estão em processo para habilitação, ainda estão receosas em relação às rodovias do país e como será poder dirigir na Arábia Saudita, já que algumas delas já conduziam ao volante, mas em outros países.

Além disso, o trânsito do país, que não oferece transporte público, não é o mais civilizado do mundo, o que tem causado apreensão em muitas futuras motoristas.

Entretanto, mesmo com estes primeiros empasses, é importante entender que a medida já é capaz de gerar, ao menos, o sentimento de possiblidade nessas mulheres que esperam, um dia, guiarem seu próprio veículo, assim como as demais mulheres em todo o mundo.

 

Entenda a Proibição

direito de dirigir para mulheres arabes proibicao
Antes do decreto ser aprovado, as mulheres árabes ocupavam apenas o lugar do passageiro em veículos automotores

Quando foi noticiada a liberação do direito de dirigir para as mulheres árabes o mundo entendeu que, até então, havia um decreto que proibia mulheres ao volante.

Entretanto, não é bem assim.

Isto porque, de acordo com a legislação da Arábia Saudita, não havia nenhum documento que proibisse a presença de mulheres ao volante.

O que impedia a presença feminina, conduzindo veículos automotores, eram as limitações públicas impostas às mulheres árabes.

Entre estas restrições está o fato, por exemplo, de algumas mulheres andarem com o rosto coberto quando é exigido, pela legislação árabe, que o mesmo esteja descoberto ao volante.

Recorrer multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
Além disso, ao assumir o volante, logicamente, as mulheres passarão a ter mais contato com homens desconhecidos, o que pode ameaçar a erosão da lógica da segregação de gêneros presente no país.

Aliás, até então, quando uma mulher era vista dirigindo, deveria ser levada, geralmente, para um interrogatório, sendo instruída a assinar um documento atestando que nunca mais iria assumir o volante.

Mas, se você achou essa penalidade um absurdo, saiba que em meio a tantas restrições, no ano de 2011, uma mulher árabe, flagrada dirigindo, acabou sendo condenada a receber dez chibatadas.

Apesar de ter sido perdoada do castigo, é possível perceber como as restrições impossibilitavam, e ainda impossibilitam, a liberdade feminina no país.

 

Saiba Mais Sobre o Decreto que Permitiu o Direito de Dirigir Para Mulheres Árabes

direito de dirigir para mulheres decreto
A aprovação do decreto representa mais uma conquista na luta das mulheres árabes

O decreto que liberou as mulheres para conduzir veículo foi assinado no dia 26 de outubro de 2017.

Por ser um dos países com maior restrição para mulheres no mundo todo, a medida realmente foi uma surpresa para a população do país e, também, para o mundo.

Isto porque, tratando-se de proibição para dirigir, a Arábia Saudita era o único país que ainda aderia à norma, restringindo ainda mais as ações e liberdade das mulheres do país.

Recorrer multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
A concessão do direito de dirigir às mulheres da Arábia Saudita está sendo vista, portanto, como um grande passo para que os grupos femininos sejam cada vez mais visíveis por trás do volante.

Além disso, espera-se que, cada vez mais, o mito de que a direção de veículos foi feita somente para mãos masculinas comece a ser desfeita mundialmente.

Tendo em vista os percentuais de acidentes, já relatados, como sendo a maioria causada por motoristas do sexo masculino, a liberação realizada na Arábia Saudita pode cooperar para que o trânsito se torne mais tranquilo e seguro, já que, a partir de agora, mais mulheres começarão a assumir o volante no País.

 

Por Que Devemos Defender o Direito de Dirigir Para Mulheres?

direito de dirigir para mulheres Brasil habilitação
A presença feminina ao volante é necessária para a igualdade de gênero no mundo

Ao longo da história, as mulheres vêm lutando pela igualdade e pela conquista de direitos.

A supressão dos grupos femininos aconteceu, e ainda acontece, em diversos espaços, tornando as mulheres uma massa possuidora de um número bem menor de direitos, quando comparada aos dos homens.

Embora diversos direitos já lhes tenham sido concedidos, as mulheres, na atualidade, têm conquistado espaços que lhes cabem por direito e por capacidade.

Um deles, talvez um dos mais importantes, é o espaço automobilístico, no qual pode ser vista uma dominância crescente por parte dos grupos femininos.

Pesquisas apontam que o número de acidentes e multas é proporcionalmente menor para o grupo de mulheres em relação ao grupo masculino, conforme dados estatísticos gerados por seguradoras de veículos.

Recorrer multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
No entanto, o estigma da mulher no volante ainda permeia a maioria dos grupos sociais, fazendo com que elas permaneçam como a minoria em atividades que envolvem o domínio do volante, como os esportes automotivos e as profissões de motorista, taxista e operador de máquinas, por exemplo.

A boa notícia, é que um dos países com a maior desigualdade entre homens e mulheres no mundo todo, a Arábia Saudita, liberará, às mulheres, o direito de conduzir veículo pela primeira vez em toda a sua história.

Essa desigualdade é proveniente do sistema político-religioso que rege o país, o Wahabismo, derivado do Islamismo, mas com adaptações quanto à rigidez das Leis impostas pelo sistema.

 

O Que é Preciso Para Ser Habilitado no Brasil?

Assim como informei para você, a proibição do direito de dirigir para as mulheres na Arábia Saudita acontecia por uma série de fatores, que não tinham base na legislação de trânsito do país.

Aqui no Brasil, como você também sabe, não temos restrições tão duras quanto essa.

Entretanto, alguns brasileiros estão impossibilitados de obter o documento, não por uma proibição, mas sim por não corresponderem às demandas da legislação de trânsito.

Recorrer multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 140, a Carteira Nacional de Habilitação, que permite a condução de veículos automotores e elétricos no país, deve ser obtida por meio de exames, realizados junto ao órgão de trânsito estadual ou do Distrito Federal.

Porém, é necessário que o condutor preencha alguns requisitos.

Portanto, todo futuro habilitado deve ser penalmente imputável, ou seja, ter concluído 18 anos, e também precisa saber ler e escrever.

Além disso, é preciso que o condutor já esteja cadastrado no Registro Geral, ou seja, tenha a Carteira de Identidade, assim como, o CPF.

Isto garante que ele seja capaz de compreender todo o processo para a habilitação, conseguindo, após conquistar o documento, contribuir para um trânsito seguro.

 

Conclusão

direito de dirigir para mulheres conclusao
Qual a sua opinião em relação ao decreto aprovado na Arábia Saudita?

O direito de dirigir para as mulheres, por lei, já existe em todos os países do mundo. Apesar disso, os grupos femininos ainda são vistos como menos merecedores e capazes de ter um bom desempenho na direção.

Neste artigo apresentei para você o decreto que permitiu às mulheres o direito de dirigir um veículo automotor.

Você também ficou sabendo que a proibição acontecia por diversos fatores, entre eles o medo de que a liberdade dada às mulheres possa representar uma ameaça para a tão presente segregação de gêneros no país.

Também apresentei para você quais os requisitos que impossibilitam um brasileiro de conquistar o documento de habilitação, aqui no Brasil.

Por fim, foi possível compreender que o direito de dirigir, para as mulheres, na Arábia Saudita, representa uma quebra de paradigma mundial, já que a presença masculina ainda é mais valorizada ao volante.

Agora, quero saber a sua opinião: o que você achou dessa nova conquista das mulheres árabes?

E aqui no Brasil, como você enxerga a presença das mulheres no trânsito?

Deixe aqui nos comentário a sua opinião, eu terei prazer em conversar mais com você sobre esse assunto!

Além disso, caso você queira mais informações sobre recursos de trânsito, lembre que pode sempre contar comigo.

Envie agora a sua notificação para o e-mail [email protected] ou ligue para 0800 6021 543.

Recorrer multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
 

Decreto que Autoriza o Direito de Dirigir Para Mulheres Entra em Vigor na Arábia Saudita
5 (100%) 1 vote