Entenda o limite de velocidade e saiba como recorrer sua multa de trânsito

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velocímetro

Hoje o tema do artigo é uma questão que divide opiniões: limite de velocidade.

Muitas vezes você já deve ter dirigido por uma via e sentiu que o limite de velocidade era baixo demais.

Pensou: “eu poderia estar andando mais rápido e com segurança” ou algo do tipo: “se o limite de velocidade fosse maior não haveriam tantos engarrafamentos”.

Mas será que isso verdade?

Será que um limite maior faz o trânsito fluir melhor?

Outra questão chave é a segurança. Para muitos a justificativa dos limites reduzidos de velocidade é a diminuição dos acidentes e mesmo mortes no trânsito.

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Em resumo: a questão não é simples. Mas com esse artigo você vai entender os seguintes pontos:

  • limite de velocidade e a política
  • segurança x velocidade
  • OMS recomenda velocidades baixas
  • limite de velocidade no mundo
  • velocidade = tráfego melhor?

 

Limite de velocidade vira bandeira política

O limite de velocidade não ficou apenas no âmbito do trânsito. A questão foi verdadeiro “cavalo de batalha” dos candidatos a Prefeitura de São Paulo.

O prefeito Fernando Haddad apostou na redução das velocidades máximas visando a redução de acidentes.

Estas medidas geraram polêmica. Alguns motoristas desaprovam os limites mais baixos. Para eles isto atravanca ainda mais o trânsito na capital paulista.

Em compensação ciclistas e pedestres veem com bons olhos as mudanças, que na sua opinião aumentam a segurança no trânsito.

A questão voltou a cena com a eleição de João Dória que teve como promessa de campanha o aumento dos limites de velocidade.

 

Segurança vs velocidade

paramedicos atendendo acidente

A questão da segurança e da redução de acidentes é uma constante no debate. Mas fica a questão:

Reduzir o limite de velocidade diminui os acidentes?

O jornal Folha de São Paulo publicou dados interessantes. Passado um ano da redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros os acidentes com vítimas fatais diminuíram 52%.

Os dados são do Infosiga SP que realiza coleta de informações de trânsito no Estado de São Paulo para guiar políticas públicas de redução dos acidentes com vítimas.

O sucesso na redução de acidentes fez com que o prefeito eleito João Dória flexibilizasse seu discurso. Ele afirma que aumentará o limite de velocidade, mas acena para a possibilidade de manter a redução nos trechos com maior número de acidentes.

 

OMS recomenda velocidades baixas nas cidades

O escritório regional da Organização Mundial da Saúde OMS no Brasil publicou um relatório que aponta para um aumento de 3% nas mortes relacionadas ao trânsito de 2010 a 2013 na América Latina.

A razão do aumento?

Os países não fizeram sua parte na implementação de medidas de prevenção. As recomendações apontam para três medidas principais:

– obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e capacetes;

– combater o uso de álcool ao volante;

– reduzir a velocidade máxima para 50 km/h nas vias urbanas.

Segundo o estudo a chance de uma pessoa morrer por atropelamento atingida por carro a menos de 50 km/h é de 20%. Caso o veículo esteja a 80 km/h esse número cresce para 60%.

Com base nesses dados a organização vinculada à ONU recomenda a redução do limite de velocidade.

Limite de velocidade no mundo

Que tal ver como o limite de velocidade é tratado ao redor do globo?

Parece que a tendência global optou pela redução dos limites. Em Londres essa prática chegou no patamar de 32 km/h, em Nova York não passa dos 40 km/h.

É bem verdade que nessas cidades o transporte coletivo é de excelente qualidade, o que faz o uso do automóvel dispensável. No Brasil infelizmente a situação é outra.

Na maioria das vezes o uso do carro para o brasileiro não é uma opção, mas uma necessidade.

De qualquer forma, não custa dar uma olhada em como as grandes cidades estão limitando a velocidade, além das nossas fronteiras.

limite-de-velocidade-por-pais
limite de velocidade no mundo

 

+ velocidade = melhor tráfego? Será?

A maior parte dos motoristas que reclamaram das reduções do limite de velocidade tem uma só queixa:

A lentidão do tráfego e os engarrafamentos.

Parece lógico, quanto menor o limite de velocidade mais lento o trânsito.

Será?

Um simulador interativo de tráfego está dizendo justamente o contrário.

simulador-limite de velocidade
simulador de limite de velocidade

Acredite! Segundo o simulador com o limite de 50 km/h a velocidade média do trânsito fica em 39 km/h. Já com um limite de 70 km/h a velocidade média cai para 21 km/h.

Qual a explicação?

Um limite de velocidade menor preserva o espaço livre entre os veículos. Com o aumento do limite esse espaço diminui e se formam engarrafamentos.

Ficou na dúvida?

Faça seu próprio teste!

Clique aqui e faça sua própria simulação de tráfego. Basta definir o limite de velocidade e ver como os carros se comportam.

 

Conclusão

Aumente ou diminua o limite de velocidade, uma coisa é certa. A fiscalização está cada vez mais rigorosa. Seja através de câmeras, radares ou agentes de trânsito.

Isto provoca não só uma aumento na quantidade das multas, mas também a aplicação de multas indevidas.

Cada vez mais falhas e infrações indevidas são aplicadas. Caso exemplar foi o de um motorista de Araraquara/SP que foi “flagrado” a 72 km/h, sendo que o limite para o local era de 50 km/h.

Ah só um detalhe… a foto do próprio radar mostra o carro estacionado e o motorista descarregando uma caixa.

É os radares são máquinas, mas também cometem erros.

Neste contexto é fundamental que você conheça as leis de trânsito e saiba se defender de autuações indevidas.

Recorra!

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Esse é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9784/99.

Então, você é a favor ou contra os aumentos do limite de velocidade?

Comente!

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