Saiba como funciona o Drogômetro e Como Recorrer da multa

Foi multado pelo Drogômetro ou pela Lei Seca?  Baixe Grátis o PDF com os 3 Passos para Recorrer de Multa da Lei Seca e não tenha a CNH Suspensa por 12 meses. [Clique AQUI]
aprenda sobbre o drogômetro

Com o intuito de diminuir acidentes e ter um trânsito mais seguro, está em fase de análises o drogômetro, com o objetivo de identificar os motoristas que estão dirigindo sob influência de drogas ilícitas.

O Código de Trânsito Brasileiro, além da multa de trânsito para estes casos tem a punição de  detenção de seis meses a três anos.

Atualmente, as blitz de trânsito fazem uso apenas do bafômetro que mede o teor alcoólico no hálito do motorista, diferente deste aparelho o drogômetro (salivômetro, nome oficial do aparelho)  mede através da saliva se motorista fez uso de substâncias ilícitas.

Foi multado?

Não fique sem dirigir! Baixe Grátis os 3 Passos de como Recorrer e Cancelar a sua Multa da Lei Seca. Clique AQUI!

O drogômetro testa o motorista para várias drogas, e a prioridade é a cocaína.

Neste artigo vamos abordar:

  • Como funciona o drogômetro
  • Multa por dirigir sob efeito de drogas ilícitas

 

 Como funciona o drogômetro

Atualmente, como não tem o aparelho drogômetro (salivômetro) ainda em utilização nas blitz, o teste para as drogas ilícitas é apenas feito em laboratório e apenas em casos de acidentes e a na aceitação em fazer o teste.

O funcionamento do drogômetro é bem simples, parecido com um teste gravidez ou HIV, ele analisa através da saliva se o motorista está sob efeito de drogas ilícitas. Esta análise é feita por um canudo que depois é inserido em um aparelho, que faz análise em 5 minutos e gera um resultado impresso.

O aparelho detecta diversas substâncias, mas ainda está sendo avaliado para ter maiores resultados aqui no Brasil. A prioridade é para a cocaína, mas outras drogas como o  THC, benzodiazepínicos, opioides, anfetaminas e metanfetaminas, também são analisadas.

 

 

como funciona o salivômetro
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/

 

Multa por dirigir sob efeito de drogas ilícitas

Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, Multa Gravíssima: Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

Valor da Multa: R$ 2.934, 70

Pontuação: 7 pontos na Carteira da Motorista

Medida Administrativa: Recolhimento do documento de habilitação e apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Mas além da multa de trânsito para estes casos tem ainda ainda as penalidades do Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência.

Penas: Detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Não fique sem dirigir! Baixe Grátis os 3 Passos de como Recorrer e Cancelar a sua Multa da Lei Seca. Clique AQUI!

Conclusão

saiba como funciona o teste para drogas ilícitas
Zero Hora

Ainda em testes e distante da realidade das Blitzs de trânsito, será uma ferramenta importante no combate as mortes no trânsito.

As drogas ilíctas são responsáveis por 5% das mortes no trânsito do Brasil.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF com os 3 Passos para Recorrer de Multa da Lei Seca e não tenha a CNH Suspensa por 12 meses. [Clique AQUI]

Ainda é debatido o uso do drogômetro, alguns especialistas dizem que o melhor seria a análise em laboratório, por proporcionar mais discrição e além disso análises mais completas para as drogas ilícitas mais comuns aqui no Brasil, isto porque o aparelho usado na Europa visa outros tipos de drogas ilícitas.

Compartilhe para quem não conhece ainda o drogômetro! Qual a sua opinião?